Siglas Tecnologia

WPP (WhatsApp): Tudo sobre o maior App de mensagens instantâneas

WPP (WhatsApp)

As mensagens instantâneas chegaram de vez para facilitar as nossas vidas. Desde os softwares mais antigos que eram acessados apenas pelos computadores de mesa até os aplicativos de hoje em dia, cada novidade é motivo de muita notícia e a adesão deles fica cada vez maior. O aplicativo mais famoso que conhecemos hoje em dia é o WhatsApp, também chamado de WPP. E esse sucesso não ocorreu por acaso. Reunimos aqui todas as principais informações que você precisa saber sobre ele e que podem ajudar a explicar o tamanho de seu sucesso.

Como o WhatsApp surgiu?

O WhatsApp é um dos mais populares aplicativos não apenas no que diz respeito às mensagens instantâneas, mas também quando falamos de todos os tipos de aplicativo. É praticamente impossível você encontrar alguém que possua um smartphone e não use o WhatsApp. A verdade é que ele é uma verdadeira febre.

E sua história teve início em 2009, quando Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários da Yahoo, abriram a empresa que leva exatamente esse nome. A ideia inicial era fazer com que os celulares tivessem uma alternativa ao SMS, enviando mensagens de texto sem precisar pagar por mensagem e promovendo assim uma revolução.

A empresa cresceu cada vez mais, principalmente por conta das diversas funções que foi adquirindo. Os grupos de WPP, por exemplo, funcionam como uma sala de bate papo onde diversas pessoas podem conversar entre si de uma forma particular.

O sucesso do WhatsApp foi tanto que, em 2014, ele acabou sendo vendido ao Facebook por um valor total de 16 bilhões de dólares. Desde lá, o aplicativo também vem sofrendo diversas transformações e se atualizando na medida em que existem necessidades. O futuro com certeza irá nos relevar que mais funções o WhatsApp pode nos oferecer.

Por que o sucesso?

Que o WPP é um verdadeiro fenômeno, não nos restam dúvidas. O que nos resta saber então é por que esse aplicativo faz tanto sucesso, já que existem tantos concorrentes que oferecem serviços similares. Reunimos aqui alguns pontos que podem explicar esse fenômeno. Eles são:

  • Pioneirismo;
  • Mensagens de áudio;
  • Chamada por vídeo;
  • Os grupos;
  • WhatsApp Business.

Vamos explicar um pouco mais profundamente sobre como cada um desses pontos fizeram com que o WPP se tornasse tão famoso.

WPP (WhatsApp)

Pioneirismo

Apesar de não ter sido a primeira empresa a ter a ideia de um serviço de mensagens instantâneas, o WhatsApp foi pioneiro em diversas funções que oferece hoje em dia, como as que iremos citar nos tópicos a seguir. Além disso, é impossível não citar o fator do timing.

A empresa foi criada exatamente no momento em que a aquisição dos smartphones crescia cada vez mais, assumindo o protagonismo nos aplicativos enquanto o número de pessoas que começavam a experimentar as opções das lojas virtuais ia aumentando.

Mensagens de áudio

Uma outra revolução do WhatsApp foi no ano de 2013, quando uma nova atualização trouxe a opção de envio de mensagens de áudio, tanto em grupos quanto em conversas privadas. Isso permitiu que o app dificultasse bastante a popularização de concorrentes que apostavam em apenas mensagens de áudio, além de também fazer com que um tipo de conversa mais pessoal fosse possível por meio do aplicativo.

Chamadas por vídeo

As famosas videochamadas foram outra revolução que o WhatsApp proporcionou. Apesar de já existirem outros apps que cumprissem essa função, como o famoso Skype, reunir uma chamada por vídeo no mesmo lugar onde você envia suas mensagens facilitou a vida de muitas pessoas. Hoje em dia é comum ver pessoas fazendo esse tipo de chamada nas ruas e em lugares públicos, coisa que era praticamente inimaginável há alguns anos.

Os grupos

Como já falamos, um dos principais elementos responsáveis por fazer o WhatsApp ser um aplicativo tão conhecido são os grupos. Através deles você pode conversar com um determinado número de amigos de um lugar específico, sobre um assunto específico, além de também existirem diversas opções como silenciar grupos, deixar em destaque, entre outras opções.

WhatsApp Business

É verdade que quando o WhatsApp Business apareceu, o aplicativo já era um fenômeno absoluto. Mas o fato de esse serviço existir, permitindo que empresas tenham um contato mais direto com seus clientes e cheio de opções voltadas para esse tipo de negócio, significa que o WPP está sempre tendo novas ideias e em busca de inovações para não perder o seu posto. Enviar a mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo sem que sejam de um grupo é uma das funções dessa novidade, por exemplo.

Em resumo, nós podemos dizer que o WPP permite que você organize sua vida social ali dentro, separando seus contatos em grupo, as pessoas com quem mais conversa e os assuntos que mais te interessam ou são mais importantes para você. Isso explica também porque esse aplicativo é indispensável na vida de muitas pessoas e por que ele faz tanto sucesso.

WPP (WhatsApp)

Polêmicas com o WPP

É claro que, com um aplicativo tão famoso, as polêmicas também apareceriam. O que mais se discute nesse sentido é sobre a privacidade e a liberdade que cada um tem para enviar suas mensagens através do WPP.

Já houve casos, por exemplo, de problemas quando a justiça tentou investigar informações sobre suspeitos e a empresa não as liberou por conta da sua política de privacidade. O serviço chegou, inclusive, a ser suspenso no Brasil por algumas horas.

Considerações finais

Não é de hoje que enviar e receber mensagens é uma necessidade para os seres humanos. Não é à toa que a invenção da escrita é considerada um dos grandes momentos da nossa história e um verdadeiro marco.

Passando por todos os tipos de comunicação que já foram criados na nossa história, as mensagens instantâneas podem representar muito bem o ponto mais alto da comunicação que conhecemos, pelo menos até esse momento.

Não é de se surpreender, então, que o WPP seja tão famoso e, dadas as devidas proporções, também um marco histórico para a nossa comunicação. Quem consegue imaginar o que pode vir a seguir?

Comentar