Tecnologia

O que significa MSN? Entenda com detalhes

Saudades do ICQ? Nem? Que tal matar saudades do velho MSN? Quem viveu essa época sabe o quanto eram valiosas essas formas de comunicação…

Antes de qualquer rede social passar o rodo nos internautas ávidos por comunicação uma instantânea, ele era o queridão da internet!

Mas a verdade tem que ser dita! Apesar de um saudoso ICQ ainda deixa seguidores órfãos, é o poder do MSN que chegou a mostrar sua força na década de 1990. Como deveria ser, ele era um portal de serviços da toda-poderosa Microsoft lançado em 1995.

Em combinação com o sistema operacional Windows 95, a sigla MSN não poderia significar nada mais do que “Microsoft Service Network”. Ou seja, uma rede de serviços da Microsoft pelo portal MSN.com.

Apesar de diferenças pouco distintas, a rede Microsoft chegou a diferir um pouco do conhecido programa de mensagens chamado de MSN Messenger.

O portal da Microsoft

Para você se lembrar, dentro da web, portal é todo site com um endereço que reúne uma vasta gama de diferentes conteúdos para seus internautas. Assim, o MSN tinha a função de reunir serviços diversos de informação com interatividade em segmentos como:

  • Notícias;
  • Jogos;
  • Horóscopo;
  • Pesquisas pelo Bing (da própria Microsoft);
  • Esportes;
  • Entretenimento;
  • Vídeos.

Além de tudo, você também já deve ter ouvido falar (e talvez até se inscrito) nos serviços de e-mail grátis chamado de Hotmail! Junto com o antigo Messenger da MSN, ele foi lançado sob a mesma marca da Microsoft.

Entretanto, no ano de 2005, ela mudou de nome para o mais atual Windows Live, mantendo e assegurando a presença de seus serviços e softwares online.

MSN

É verdade que, nos últimos anos, o MSN passou por mudanças, o que o levou a ficar entre os cinco sites mais acessados no mundo.

Mesmo assim, no ano de 2012, a Microsoft ainda lançou outra versão atualizada do Messenger, mas exclusiva apenas para usuários do sistema operacional Windows 8 e seu browser, o Internet Explorer 10.

Apresentando mais inovações, ele tem versão específica para a era das telas touchscreen (quelas sensíveis ao toque), tipo smartphones e tablets, oferecendo ainda os mesmos recursos do sistema Windows 8.

A história do MSN

Como já dissemos, com seu lançamento, em 1999, o MSN obteve a liderança do mercado mundial de programas.

Mesmo cerca de apenas três mais novo que o clássico ICQ, o MSN Messenger conquistou rapidamente milhões de fãs e se tornou o mensageiro mais famoso e utilizado no mundo.

Como sabemos, a maior herança de toda essa fama é atribuída ao fato de que o programa é parte dos produtos Microsoft. Assim, mais do que conferir status, essa ligação do MSN com gigante da informática contribuiu para que o mensageiro se espalhasse entre seus os usuários.

Afinal, ele vinha instalado em todas as versões da plataforma Windows: nada mais nada menos que o sistema operacional mais utilizado em PCs no mundo!

Entretanto, hoje em dia também é possível encontrar uma variedade de aplicativos e demais extensões para você complementar as ferramentas que se encontram disponíveis na versão original.

Nos últimos anos, o MSN Messenger chegou a passar por mais uma renovação, afim de continuar competitivo. Isso resultou inclusive num novo nome: o Windows Live Messenger, o mensageiro que é parte dos serviços online da Microsoft: o chamado Windows Live.

Entre essas mudanças, destacamos uma recente integração entre redes sociais mais usadas na atualidade. Tendência essa também presente nos softwares voltados ao uso da internet.

Como temos abordado por aqui, você já deve ter percebido que os principais programas, serviços e novidades em redes sociais da atualidade são sempre um assunto de interesse de todos.

E, claro, o MSN tem que estar nessa lista, principalmente pelo sucesso que ele atingiu e influência para as gerações seguintes de aplicativos.

Quer saber mais sobre o MSN? Confira abaixo mais algumas informações e dicas de como você pode usufruir todas as suas funcionalidades e recursos oferecidos.

O funcionamento do MSN

Assim como qualquer programa de mensagens instantâneas (a exemplo de ICQ e Yahoo), o Windows Live Messenger (ou MSN) funciona como uma enorme rede de salas de bate-papo privadas.

E para gerenciar rodas essas salas, repassando mensagens de texto de um usuário a outro, é um servidor. Nesses casos, as salas de mensagens instantâneas são disponibilizadas pelo fabricante do programa de mensagens que você usa (como estamos falando do MSN, aqui o servidor é o da Microsoft.

O Messenger, na prática

Se você ainda não sabia, para duas pessoas conversarem, são necessários cinco computadores para a ação ter sucesso. Acompanhe esse incrível passo-a-passo!

Fase 1

Ao digitar seu login e senha, a informações são enviadas a um servidor, que armazena dados pessoais, como a lista de amigos e foto. São vários servidores onde seus dados ficam gravados, mas ao logar, apenas um deles se conecta ao seu dispositivo.

Fase 2

Como cada programa de mensagens tem sua linguagem própria, se você usar MSN não poderá trocar mensagens com quem estiver no ICQ, por exemplo. Mas não se preocupe!

Nos dias de hoje é comum existirem programas com execução de multiprotocolo, que podem exibir uma lista de seus amigos mesmo estando em diferentes programas mensageiros.

MSN

Fase 3

Após estabelecer conexão, basta clicar no nome de um amigo que um servidor vai localizar o dispositivo onde seu amigo está e estabelecerá contato, mesmo que seja necessário utilizar outro servidor. Assim, se for uma conversa a três, serão usados três servidores diferentes.

Fase 4

Cada mensagem, emoticon ou arquivo que você mandar para um determinado amigo vai passar por esses servidores, mas não serão armazenados. Entretanto, caso queira, você pode arquivar conversas no seu dispositivo.

Afinal, esses servidores teriam que ter muita (mas muita) memória para armazenar as conversas trocadas diariamente…

Fase 5

Com a conversa chegando ao fim, você apenas fecha a janela da conversa, desconectando a sala de mensagem, mas ainda mantendo seu dispositivo conectado a um servidor. Apenas quando você fechar de vez o MSN, a ligação com a rede cairá.

No momento dessa desconexão, sua lista de pessoas fica ciente de que você está totalmente off-line.

About the author

yasmin