Tecnologia

Significado de emoji: descubra o que dizer esse termo usado na internet

O que é?

Emoji é um pictograma ou ideograma, isto é, uma imagem que transmite a mesma ideia de uma palavra ou frase. Costuma ser usado em mensagens eletrônicas e páginas na internet. As imagens existem em diversas formas, incluindo objetos, expressões faciais, lugares, tipos de clima e animais.

Definição:

  • Origem: Da junção das palavras em japonês “e” (, “imagem“) e “moji” (文字, “letra“).
  • Sinônimos: Imagem, ícone, símbolo.

Saiba mais sobre os emojis usados nas redes sociais

Os emojis tornaram-se bastante populares nas redes sociais atualmente, principalmente no Facebook e Instagram, além de terem tomado conta também dos aplicativos de mensagens instantâneas, como é o caso do WhatsApp, o mais utilizado hoje em dia.

Para se ter uma ideia, a influência e fama dos emojis tornaram-se tão importantes nas várias formas de comunicação contemporâneas que, no ano de 2015, um delesganhou o título de “The Word OThe Year” (“A Palavra do Ano”, em tradução para português), pelo Oxford Dictionary, graças a sua “significância cultural”.

Uma curiosidade interessante é que os primeiros emojis originaram-se no Japão, em meados da década de 90, criados um dos membros da NTT DoCoMo, principal empresa de telefonia móvel do Japão, chamado Shigetaka Kurita. Ele era o responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de internet móvel, chamada i-mode.

O primeiro grupo de emojis foi criado com 172 ícones de 12X12 píxels e fazia parte das funções de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrônica e atuar como uma característica para diferenciar a empresa de outras que prestavam os mesmos serviços.

Em 1997, Nicolas Loufrani, atualmente CEO da The Smiley Company,empresa proprietária da marca comercial e dos direitos de autor do nome e rosto Smiley em mais de 100 países, percebeu naquela época a crescente utilização de emoticons de texto na tecnologia móvel e passou a fazer experiências com rostos smiley animados.

A ideia era criar ícones coloridos que correspondessem aos emoticons já existentes, feitos com simples sinais de pontuação, aperfeiçoando-os para o uso mais interativo nas plataformas digitais. Foi assim que surgiram os primeiro emoticons gráficos, que foram registrados pela primeira vez no ano de 1997, e posteriormente publicados como ficheiros na internet, um ano depois.

Dentre as facilidades dos emojis, podemos citar a grande utilidade dos emojis em nos ajudar a transmitir mensagens de maneira rápida, sem a necessidade de escrever textos explicativos.

Qual é a diferença entre emojis e emoticons?

Apesar de parecerem a mesma coisa, sendo considerados por boa parte da população como sinônimos, na realidade, os termos emojis e emoticons possuem definições e usos bastante diferentes. O termo emoticon surgiu da junção das palavras em inglês “emotion” (emoção) e “icon” (ícone) e se trata da utilização de caracteres gráficos para representar emoções humanas.

O primeiro ícone dessa categoria criado foi aquele que representa um rosto feliz “:-)” e foi desenvolvido pelo norte-americano Scott Fahlman, em 1982. Já os emojis são aquelas representações gráficas pertencentes a uma biblioteca de imagens prontas, o que significa que não é preciso o uso de caracteres para formar os emoticons.

Dependendo do sistema operacional do dispositivo eletrônico (tablet, smartphone, etc.), os emojis são representados com imagens diferentes.

Principais tipos de emojis e seus significados (lista)

  • Emoji Mandando um beijo com coração: 😘

Pode ser utilizado quando alguém deseja mandar um beijo para outra pessoa, principalmente se for para uma pessoa que ame ou tenha um carinho especial.

  • Emoji Chorando de rir: 😂

Pode ser usado para representar uma risada ou gargalhada intensa, quando determinada coisa é realmente muito engraçada.

  • Emoji sorridente envergonhado: 😊

Pode ser utilizado para expressar a timidez e simpatia ao ganhar algum tipo de elogio, por exemplo.

  • Emoji polegar para cima: 👍

Pode ser utilizado para simbolizar o consentimento ou aprovação de uma opinião ou ideia partilhada por outra pessoa durante uma conversa.

  • Emoji apaixonado: 😍

Pode ser usado para representar o deslumbramento causado pela paixão ou amor.

  • Emoji dançarina: 💃

Pode ser utilizado principalmente para demonstrar a vontade de dançar e se divertir dançando ou, ainda, como um convite para festas.

  • Emoji chorando: 😭

Pode ser usado em sinal de grande descontentamento, tristeza ou melancolia em relação a algo.

  • Emoji incrédulo: 😒

Pode ser enviado à outra pessoa para representar algo semelhante a uma cara de desconfiança, geralmente como sinal de incredulidade e ceticismo.

  • Emoji gritando: 😱

Pode ser usado para representara surpresa ou espanto em relação a alguma coisa.

  • Emoji piscando o olho: 😉

Pode ser utilizado pode simbolizar cumplicidade ou consentimento, além de significar também um sinal de paquera.

E aí? Entendeu direitinho o que quer dizer cada um dos emojis? Você tem um amigo que também gostaria de saber sobre esse assunto? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que ele também o veja…

Até mais!

Comentar