Siglas

CEO (Chief Executive Officer): Diretor Executivo

CEO

O termo CEO é uma sigla da expressão inglesa “Chief Executive Officer”, que seria o equivalente a Diretor Executivo em português. É o cargo de maior poder e autoridade dentro do organograma de uma empresa com muitas responsabilidades.

A globalização fez com que este termo fosse adotado por muitas empresas ao redor do mundo. Os críticos dizem que se trata de um modismo desnecessário já que na nossa língua existem várias palavras para designar este cargo. Já os defensores do termo, alegam que CEO possui uma responsabilidade maior do que o diretor executivo.

O CEO tem como principais atividades definir as estratégias da empresa, disseminar sua cultura, representar a organização e garantir o cumprimento das metas. Das habilidades e decisões deste profissional dependem os resultados e futuro da empresa.

O que é o CEO de uma empresa?

O CEO, ou Chief Executive Officer, é o cargo mais alto dentro da hierarquia de uma organização. Ele deve reunir competências e habilidades necessárias para conseguir atingir os objetivos operacionais, implementar as estratégias de longo prazo e promover os valores e princípios da cultura da empresa.

Dentro de muitas empresas, o cargo de CEO equivale às funções de diretor geral ou diretor executivo. A adoção deste termo não é uma obrigação legal, cabe a cada empresa decidir se sua estrutura necessita de um cargo com estas atribuições.

Geralmente, empresas que passam a contar com a figura do CEO, são multinacionais ou organizações que são formadas por um Conselho de Administração que determinará as ações que este profissional deverá executar.

Apesar da autoridade inerente ao cargo, de alguns privilégios decorrentes da função e obviamente do salário maior, ainda assim o CEO não possui poderes infinitos e nem sempre faz somente aquilo que ele deseja. É função dele atender às expectativas dos sócios ou acionistas, satisfazer as necessidades dos clientes, cumprir as leis e conquistar a motivação e satisfação dos funcionários.

O trabalho do CEO é realizado em parceria com outros diretores, gerentes, líderes e auxiliares que tem a missão de atingir os vários indicadores de desempenhos existentes para medir o sucesso de uma empresa.

CEO

Qual o papel do CEO dentro da empresa?

Normalmente, o CEO é nomeado pelo Conselho de Administração da empresa, porém dependendo da organização este cargo pode ser definido pelos sócios ou proprietário. Ele é escolhido de acordo com sua experiência e conhecimentos relacionados ao mercado no qual atua a empresa.

Dentre as principais tarefas de responsabilidade deste profissional estão a definição das estratégias da organização; a disseminação da cultura, valores, missão e visão da empresa; a definição de prioridades em relação às ações operacionais e ao uso dos recursos disponíveis; a formação e o desenvolvimento das lideranças; a comunicação institucional; e a elaboração de planejamentos e ações que visem o crescimento e a sustentabilidade da organização.

Saber comandar, comunicar, motivar e tomar decisões são imprescindíveis ao trabalho do CEO que dependerá de muitas pessoas para que suas estratégias sejam implementadas. Entre estas ações está o ato de representar a empresa junto à clientes, fornecedores, sociedade e órgãos governamentais.

O que faz um CEO?

O cargo de CEO abrange várias ações, posturas e responsabilidades envolvendo todas as áreas da empresa. Ele tem por missão unificar a comunicação e estratégias dos diferentes setores com o objetivo de atingir as metas da organização.

Estabelecer quais serão as políticas, estratégias e principais ações também estão dentro do rol de responsabilidades deste profissional. Ele deve orientar, avaliar e definir que regras, metas e atividades farão parte do dia-a-dia da empresa.

Implantar ações e alcançar metas definidas pelo Conselho Administrativo são outras tarefas do CEO. Ele deve definir que tarefas devem ser executadas, em que prazos e com quais recursos a fim de realizar as

Decisões estratégicas que afetam o desempenho e o futuro da empresa estão no seu radar de responsabilidades. Ele pode opinar, orientar e participar de decisões diversas como o uso do dinheiro disponível, obtenção de financiamentos, definição de estratégias de marketing, contratação de funcionários, treinamentos, planos operacionais, vendas, entre outros temas.

O CEO também é responsável por questões mais simbólicas, mas que também influenciam no desempenho e futuro da empresa. Algumas delas são zelar pela imagem da organização, promover os valores e princípios, criar parcerias, representar a marca em eventos e associações, etc.

CEO

Competências necessárias para ser CEO

Um profissional que queira alcançar o cargo máximo de uma empresa deve saber que sua nomeação dependerá de vários fatores, entre eles o reconhecimento pelo mercado de sua experiência e conhecimentos.

Saber desenvolver e implementar estratégias de curto e longo prazo é um dos requisitos mais importantes no perfil do CEO. Para isto, ele precisa ter uma visão e um pensamento sistêmico no qual consiga enxergar os problemas e possibilidades de ganhos enxergando as interações dentre os vários sistemas que formam uma empresa.

Acompanhar detalhadamente a evolução dos números dependerá da capacidade do profissional de lidar com números, extrair as melhores informações dos dados disponíveis e criar cenários com possíveis oportunidades e riscos para os investimentos.

Comunicar-se com clareza e eficiência é fator imprescindível para um CEO de sucesso. A adesão às seus planos e ideias dependerá da maneira como ele se comunica com todos, a forma como utiliza seus argumentos e sua capacidade de convencimento.

Ele também deve preocupar-se em formar e desenvolver os líderes atuais e os talentos que podem ocupar posições estratégicas dentro da empresa. Quanto mais qualificados forem os seus auxiliares melhores serão suas decisões e mais fácil será o seu trabalho.

O poder de análise e de decidir também são fundamentais para o trabalho deste gestor. Saber avaliar as informações obtidas por meio de relatórios, dados de sistemas ou observações de colaboradores é importante para tomar decisões justas, assertivas e que sejam necessárias para o sucesso da empresa.

Como vimos, o sucesso ou o fracasso dependem em grande parte das capacidades, habilidades e atitudes deste profissional capacitado, valorizado, mas também muito exigido. Ser um CEO é uma função desafiadora, estressante porem traz prazer e satisfação para quem consegue se adaptar às necessidades e exigências do cargo.