Siglas

WC é a sigla para Water Closet. Saiba mais!

O que significa WC

WC é uma sigla utilizada para fazer referência ao termo inglês ‘Water Closet’. Essa expressão, quando traduzida para português significa “armário de água”. Apesar disso, o termo é utilizado para descrever espécies de banheiros.

Essa é uma sigla muito utilizada no exterior, em especial em países que possuem a língua inglesa como língua oficial, para, assim como dito acima, descrever um tipo de banheiro que conhecemos como ‘banheiro público’, localizados em restaurantes, shoppings, lojas, etc. No entanto, essa é uma sigla para fazer menção, especificamente, a banheiros que não possuem duchas ou chuveiros, mas somente vaso sanitário.

Essa distinção acontece, pois nesses países de língua inglesa os banheiros que possuem chuveiros são chamados de ‘Bathroom’, enquanto os que não possuem são chamados de ‘Water Closet’.

Veja também – Significado de isento

Já no nosso país, os banheiros púbicos são identificados com as placas que remetem a homens e outras que remetem às mulheres. Pode ser o próprio nome ‘homem’ e ‘mulher’, pode ser a figura de um homem ou de uma mulher, ou diversas outras coisas que informem que aquele é um banheiro e para quem é destinado.

Para nós, o termo WC em portas de banheiros pode ser até mesmo grosseiro e mal educado.

Banheiro Público

Banheiros públicos são, geralmente, banheiros que estão disponíveis para todos. No entanto, um restaurante pode ter banheiros direcionados ao seu público sem ser de fato para qualquer um, pois nesse caso se trata de um estabelecimento privado.

Como dito acima, no Brasil os banheiros são diferenciados, sendo um para mulheres e outros para homem.

Isso acontece por questão de segurança e até mesmo de higiene, já que mulheres se sentam para fazer suas necessidades enquanto os homens, dependendo do caso, podem fazê-la de pé.

Banheiros Químicos

Banheiros químicos são aqueles famosos banheiros que vemos em construções (para a utilização dos pedreiros), em shows (para utilização do público) ou até mesmo em parques e vias de grande circulação.

Trata-se de banheiros descartáveis que por não possuírem tubulações, os dejetos são eliminados por meios químicos. Daí o termo banheiros químicos.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica