Tecnologia Siglas

HTML é a abreviação para HyperText Markup Language! Saiba mais

O que é HTML?

HTML é a sigla abreviada para o termo inglês “HyperText Markup Language”, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.

HTML é uma linguagem de marcação utilizada para criação de páginas na web, a qual permite a produção de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet.

Veja também – Entenda o que é um adware e como ele pode prejudicar seu computador

Como funciona o HTML?

A linguagem HTML foi criada pelo físico britânico Tim Berners Lee na década de 90, e funciona como um código que permite e personaliza o funcionamento de qualquer tipo de meio na web.

O HTML, por sua vez, como é um código especial para meios virtuais, é formado através de tags que indicam a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links, imagens, tabelas, entre outros.

Desse modo, quando é devidamente formatado, os navegadores identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada.

O código pode ser criado através de qualquer ferramenta de edição de texto, basta somente o conhecimento dos códigos que compõem a linguagem.

Qual a diferença entre HTML e HTML5?

O HTML, por sua vez, possui versões de evoluções, e entre elas está o HTML5, que é a quinta versão a qual traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia. Além desta, há também o XHTML, que é uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice