Tecnologia Siglas

URL é a sigla em inglês para ‘Uniform Resource Locator’. Saiba mais!

O que é URL

URL é a sigla em inglês para ‘Uniform Resource Locator’ que traduzido para português fica algo semelhante a ‘ Localizador de Recursos Padrão’.

Se você já acessou qualquer coisa na internet, com certeza já se deparou com essa sigla, não é mesmo? Caso não, ou caso não saiba o que significa, URL nada mais é do que o endereço de algo dentro da internet.

Veja também – Significado de dissidente

Sabe quando você abre a web e digita o local para onde você gostaria de ir, como o facebook, por exemplo, esse nome que você está digitando é justamente o URL que irá te encaminhar até onde você quer chegar. Ou seja, é o endereço ou o link que indica para o seu navegador qual caminho ele deverá percorrer até chegar no seu destino. Mas não para por ai! O URL também pode fazer referência a um arquivo, a uma pasta, a uma máquina, a uma imagem, etc.

O URL pode ter como componentes os seguintes protocolos: FTP (transferência de arquivos de forma rápida) ou HTTP (protocolo de comunicação).

URL Builder

Quando uma empresa quer analisar o desempenho das campanhas lançadas, ela pode fazer isso através do URL Builder.

A URL Builder é uma espécie de instrumento disponibilizado pelo Google Analytics para fazer o acompanhamento de uma URL. Ou seja, através dessa ferramenta é possível inserir todos os endereços que serão usados dentro de uma campanha e acompanhar quais estratégias de marketing estão sendo utilizadas.

URL Shortener

O ‘URL Shortener’ ou ‘encurtador de URL’, quando traduzido para português, é como se fosse um adaptador de links.

Para divulgar o seu conteúdo dentro de uma página da internet é muito importante que o link seja pequeno para evitar possíveis problemas. Dessa forma, uma das ferramentas que podem ajudar nesse encurtamento é o URL Shortener.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica