Tecnologia Geral

LinkedIn: Saiba o que é e para que serve

O que é LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social focada em perfis profissionais. É como se fosse um currículo online, mas, ao mesmo tempo, uma rede social onde você posta coisas sobre você, cria artigos, imagens, etc.

O diferencial dessa rede é que ela está focada em mostrar o seu lado profissional.

Vantagens de usar o LinkedIn

Várias instituições estão cadastradas nessa rede e, através de seus perfis, elas postam vagas, criam artigos, oferecem dicas, informações sobre a empresa e etc.

Veja também – Piercing: história, significados e conceitos

O objetivo dessa rede é conectar empresas e profissionais. Sendo assim, se você tem interesse em pesquisar por vagas online e conhecer mais sobre empresas, vale muito a pena se registrar no LinkedIn, pois é uma rede que vem crescendo muito nos últimos anos.

LinkedIn

Passo a passo para se dar bem no LinkedIn

A maioria dos recrutadores de diversas empresas estão no LinkedIn. Então, uma forma de chamar a atenção deles é entender mais sobre a rede e usá-la a seu favor. Confira nossas dicas!

Capriche na sua apresentação

A primeira dica é se atentar ao título do seu perfil (o título é o local onde nos apresentamos, como as famosas caixas de ‘Bio’, por exemplo).

Veja também – Home office: o que quer dizer?

O LinkedIn trabalha com palavras-chave, ou seja, quando uma empresa estiver procurando por um jornalista, ela usará as palavras jornalismo, jornalista, comunicação e assim por diante. Então, se atente a esse ponto e utilize bastantes palavras-chave ao seu favor.

Caso você ainda não tenha uma formação e seja estudante de determinado curso, você pode colocar “estudante da área x” ou “estudante do curso x”.

Prepare um bom resumo sobre você e suas habilidades

O resumo no LinkedIn é semelhante ao resumo das qualificações do currículo. Nessa área, você irá fazer sua apresentação profissional. Então, capriche na descrição das suas habilidades e experiências.

Explore pontos fortes da sua trajetória profissional e conte um pouco da sua história, dos seus projetos, dos seus resultados, das suas premiações, etc.

É importante que você não peça nada e nem mencione que está desempregado (a) ou procurando novas oportunidades no LinkedIn.

Invista em uma boa foto

Nesse ponto, o LinkedIn está muito semelhante ao Facebook, pois agora os seus usuários possuem um local para a foto do perfil e um local para a foto da capa.

Lembrando que as fotos que você selecionar para o LinkedIn deverão ser fotos profissionais ou mais sérias, ok? Uma foto errada pode atrapalhar o seu recrutamento. Então, se atente às suas fotos também.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica