Tecnologia

O que é um Chatbot e por que ele é o futuro dos atendimentos?

Você provavelmente já sabe o que é o chatbot, mesmo que não saiba seu significado. Afinal, é comum nos depararmos com eles no dia a dia. Ainda mais agora com um mundo globalizado e com a utilização crescente da tecnologia.

O chatbot é uma forma de se trabalhar com o respeito mútuo em empresas, sobretudo a que trabalha com o público. Além disso, é uma solução prática e eficiente para um problema muito comum entre as empresas brasileiras. Também pode ser uma solução criativa e aparecer de diversas formas com conteúdos distintos.

Porém, o que é exatamente o chatbot? O que ele significa? Pode ficar calmo que a gente te explica tudo nessa matéria de maneira extremamente descomplicada.

Conhecendo o chatbot

O chatbot tem se tornado bastante comum entre as empresas. Começou no ramo da tecnologia e no ramo jurídico, mas agora se estendeu para as mais diversas áreas. O conceito tenta trabalhar da melhor maneira com a ideia de reciprocidade entre empresa e cliente e, por isso, se tornou tão comum.

Veja também – Home office: o que quer dizer?

É um conceito bem simples e bastante amplo em diversos sentidos. Para entender exatamente do que se trata o chatbot, é preciso compreender antes que se trata de um programa. É mais ou menos como um robô, que é programado para ter a melhor interação humana possível.

No entanto, esse robô não chega a ser montado fisicamente e existe apenas no ambiente online. É preciso programar esse robô de maneira que ele consiga responder da melhor maneira possível um cliente. Dessa maneira, esse robô é como uma secretária que existe para te auxiliar.

Portanto, esse programa está crescendo cada vez mais no ambiente tecnológico. E não entenda esse ambiente como apenas aquele ligado com a ideia de HDMI, por exemplo. Aliás, é tão comum o seu uso atualmente que as pessoas já começaram a se acostumar e as empresas começaram a expandir o seu uso.

Em breve, você perceberá que este programa estará em outros ramos da sua vida.

Chatbot

O chatbot e a interação

É preciso entender que o chatbot tem uma característica própria, não é apenas um programa qualquer. Assim sendo, você já deve ter visto aquelas janelas que abrem na tela em um site de informação, loja, etc, certo? Isso é justamente o que é o chatbot.

É um recurso programado para atender o cliente e melhorar a comunicação entre empresa e público. Assim sendo, é responsável por estabelecer um diálogo saudável e respeitoso com a pessoa interessada.

Através de perguntas base e respostas com preenchimento automático, o chatbot mantém uma conversa rápida e fácil. Ele coleta as informações necessárias e te ajuda sem que você perceba que se trata de um robô.

Por outro lado, muitas desses chats ainda precisam ser mais bem trabalhados, porque fica um tanto quanto óbvio que não se trata de uma pessoa. O sucesso desse programa depende da sua interação com o público e de que forma ele passa despercebido como robô.

Por esse motivo, muitos chatbots estão sendo criados de maneiras diferenciadas. No site da TAG Livros, por exemplo, o chat que se abre oferece duas opções de conversa: a Cecília e o Mário. Essas duas personagens foram criadas com o intuito de saber quais dos dois planos oferecidos pela empresa melhor se adequam ao seu perfil.

Além disso, faz referência a dois grandes escritores da literatura brasileira. Isso pode até parecer irrelevante, mas deixa o cliente mais confortável. E torna a experiência divertida e única para as pessoas envolvidas. Tudo isso é proporcionado pela Inteligência Artificial programada.

O que faz a Inteligência Artificial

O chatbot é uma Inteligência Artificial porque não se comporta como um simples robô. Esse tipo de programa se comporta quase como se fosse humano. No entanto, é necessário acrescentar que ele só está respondendo a situações diversas que foram pré-estabelecidas, pensadas e programadas.

A Inteligência Artificial não pensa por si só, mas procura em seu programa a resposta que melhor se adequa ao seu problema. O diferencial dessa Inteligência é que ela se comporta como um humano, demorando a responder, simulando a digitação e utilizando de linguagens comuns ao cotidiano.

O ideal é que quase não se pareça com uma máquina para que o ambiente fique melhor. O chatbot surgiu justamente para que algumas necessidades básicas da empresa fossem cumpridas. Por exemplo, é pouco comum que as pessoas acessem a barra de “dúvidas frequentes” e realmente leia o que está ali.

O robô baseado na Inteligência Artificial existe ali e já esclarece as principais dúvidas através de comandos diversos. Aliás, o programa também existe para lidar com outras dúvidas que surgem ao longo de uma conversação. Exatamente por esse motivo que o chatbot parece tão real para qualquer pessoa que o utilize com pouca frequência.

Inclusive, não é incomum relatos de pessoas que não sabiam que se tratava de uma Inteligência Artificial.

Chatbot

Veja também:

Abrindo os horizontes

Como dito anteriormente, é comum que esse robô esteja tendo sucesso e tenha seus horizontes ampliados. Dessa maneira, não significa que um site do profissional coach irá utilizar do chatbot para realizar seu trabalho. Isso, inclusive, talvez seja completamente ilegal e antiprofissional.

O que ocorre com o universo dessa forma de Inteligência Artificial é que seu sucesso e facilidade são enormes. Assim sendo, as empresas desejam expandir esse robô de outras maneiras. Logo, é assim que começou a experimentação dessa forma de inteligência em uma conversa através do telefone.

Claro que as pessoas percebem com maior facilidade que se trata de um robô. No entanto, alterações na voz, no tempo de resposta e na qualidade do texto estão sendo realizadas frequentemente. Essas mudanças permitem que essa Inteligência deixe de existir apenas no âmbito online.

Por outro lado, é um pouco mais caro custear essa inteligência ao telefone em uma conversação. Afinal, o trabalho ainda é extenso para que se alcance resultados tão efetivos e pouco parecidos com um robô.

O chatbot é um sucesso porque precisa de muito planejamento e pouca mão de obra. Além do mais, depois que se compreende como funciona esse tipo de programa, fica fácil de trabalhar somente com o necessário.

About the author

yasmin