Tecnologia

FB (Facebook): o que é? Para que serve? Origem e funcionalidades

FB (Facebook)

Atualmente, o Fb (Facebook) é a rede social com mais acessos no mundo. No ranking mundial, o Facebook é listado em terceiro lugar entre os sites mais acessados da Internet. Sendo a preferência maior dos usuários da rede, o Fb é a plataforma de socialização mais popular dos dias atuais.

Devido à sua alta adesão e sucesso, o Facebook é considerado uma rede influente em diversos âmbitos. É dito que seu impacto engloba diretamente a cultura, a política e a opinião pessoal dos seus usuários.

Mas vocês conhece a história e a origem dessa rede social? Você sabe onde esse fenômeno mundial teve início? Conhece a trajetória dos seus usuários do princípio aos dias atuais? Já desbravou os recursos principais do website, ou se inteirou de seus fatos curiosos?

Esse artigo se dispõe a traçar uma linha do tempo do website, contando sua origem, seu funcionamento e suas ferramentas. Está preparado para conhecer tudo referente à rede social mais badalada do mundo?

Facebook: o que é?

O Fb não é nada menos do que a maior e mais popular rede social do mundo. Atualmente, o website conta com cerca de dois bilhões de cadastros ativos ao redor do mundo inteiro.

Através dele, é possível ao usuário criar fanpages e perfis pessoais. E, por intermédio dessas criações, os perfis cadastrados interagem com outros usuários conectados ao website. A interação pode se dar por meio de compartilhamento de conteúdo, mensagem instantânea e a famigerada “curtida” nas postagens.

Além da execução desses recursos, a rede social ainda possibilita ao usuário participar de grupos. Estes grupos são divididos de acordo com os gostos pessoais, necessidades e interesses de seus membros.

Nos dias atuais, esse modo de se conectar é considerado o mais utilizado dentre os usuários da internet, haja vista de que a ferramenta dispõe acesso a informações rápidas sobre conhecidos e amigos – além de servir como algo próximo a um centralizador onde são reunidos os contatos.

FB (Facebook)

Origem do Facebook

Como tantas histórias, essa começou no meio de um quarto. Mais especificamente em 2003, na Universidade de Harvard. Na época, a atual rede social com mais usuários no mundo se chamava Facemash.

Primeira fase: Facemash

O Facemash, atual Fb, foi criado por Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o conhecido Mark Zuckerberg. Todos eram estudantes em seu segundo ano na faculdade, sendo Eduardo um estudante brasileiro.

O propósito do site era eleger as garotas mais atraentes do campus da Universidade. A comparação se dava por intermédio das fotos coletadas por meio do sistema de segurança de Harvard.

Evidentemente, o site foi considerado de mau gosto e anti ético, afinal, causava constrangimento às envolvidas. Em pouco tempo, Facemash foi fechado pelos executivos de Harvard.  

Nessa altura, Mark Zuckerberg sofreu inúmeras acusações e represálias. Mark pagou por violação de segurança e privacidade e enfrentou longos problemas na Universidade.

Segunda fase: thefacebook

Algum tempo depois, Mark começou a programar os códigos para uma nova rede social que viria a se chamar thefacebook. Essa rede não estaria limitada aos estudantes de Harvard. Dessa vez, o acesso se expandiria para universitários de faculdades próximas das redondezas.

Ao contrário do primeiro protótipo, o thefacebook visava a promoção de amizades e laços virtuais entre os estudantes.

Fase final: Facebook

A rede continuou crescendo sob o nome de thefacebook até o ano de 2005. Nesse ano, a rede foi oficialmente inaugurada com seu conhecido nome: Facebook. A mudança foi sugerida por Nepster, conselheiro e co-fundador da rede social assinada por Mark Zuckerberg.

No ano de 2006, o acesso do website foi liberado para trabalhadores e estudantes do ensino secundário. Ou seja, a sua utilidade deixou de se limitar aos universitários.

Depois disso, o próximo passo foi liberar o acesso para pessoas acima de 13 anos. Essas pessoas podiam se conectar fornecendo informações básicas, como e-mail, gênero e data de nascimento.

Após a democratização da rede, o Fb passou a alcançar números imensuráveis. Ele deixou de ser usado somente como um meio para se conectar, tornando-se uma ferramenta de trabalho, divulgação e marketing.

FB (Facebook)

Curiosidades sobre o Facebook

Usuário herdeiro

Poucos sabem, mas o Fb permite aos seus usuários elegerem um herdeiro para a conta. Com a alternativa de cadastro de um herdeiro, o usuário eleito fica encarregado da administração do seu perfil pessoal. Isso, é claro, se algo o impossibilitar do uso da rede.

Dentre as opções de privacidade, você pode limitar a administração do herdeiro. Se for da preferência do usuário, o herdeiro não será capaz de visualizar dados privados e mensagens de chat, por exemplo.

Boas vindas de Al Pacino

Na época em que o Fb ainda se chamava thefacebook, era possível encontrar uma foto inusitada na página de login. A imagem sorridente de Al Pacino podia ser visualizada no canto superior esquerdo do website.

Mark Zuckerberg e a cor azul

A cor azul do Fb não foi escolhida aleatoriamente. Mark Zuckerberg é daltônico, e “azul é a cor mais quente” na paleta do CEO do Facebook.

Recursos e ferramentas do Facebook

Personalizar perfil/fan page

Ao criar um perfil pessoal ou “página de fã” no Facebook, suas ferramentas permitem ao usuário algumas personalizações que respeitem suas preferências. Entre elas, é possível adicionar uma foto para identificação (avatar), foto de capa, entre outros.

Adição de amigos

O Fb permite aos usuários se conectarem aos seus conhecidos e amigos do mundo todo. A rede social ampliou as relações sociais, retirando as fronteiras de cidade, estado e país.

Chat

O chat é um recurso dinâmico, rápido e prático de se comunicar com outros usuários cadastrados. Através de mensagens instantâneas, em tempo real, o usuário poderá compartilhar links, gifs, imagens, áudios, vídeos, emojis e mais.

Curtir uma página

Ao selecionar a opção “curtir” em uma página, o usuário passa a acompanhar suas atualizações e novidades. A página pode ser dedicada a qualquer empresa, entretenimento e temática do seu interesse.

Compartilhamento de conteúdo

Por intermédio do Fb, o usuário cadastrado pode compartilhar praticamente qualquer conteúdo, de modo público, restrito ou privado. Por meio disso, o usuário pode enviar novidades, informações, notícias e opiniões para outros cadastrados.