Tecnologia

Entenda o que é um adware e como ele pode prejudicar seu computador

Milhões de pessoas utilizam programas que auxiliam diariamente suas vidas. Contudo, diversas pessoas acabam pegando alguns vírus com o passar do tempo. Para muitos, a categoria adware é o problema de maior recorrência que, geralmente, impede o funcionamento por completo do dispositivo. Assim, sendo uma situação bem desconfortável para quem trabalha ou estuda em computadores.

Junto a isso, podemos destacar que, além de prejudicar o funcionamento do aparelho, o adware tem como objetivo ganhar dinheiro através de propaganda na tela do próprio usuário infectado.

Veja também – Significado de xoxo

Significado de Adware

Adware é uma palavra que está se tornando cada vez mais presente no vocabulário das pessoas. Mesmo assim, poucas pessoas realmente sabem seu real significado, apesar de ser algo bem simples.

Em questão de morfologia, Adware é derivado ‘Ad’, uma abreviação de ‘advertisement’. No inglês, essa palavra tem o significado de propaganda ou anuncio, dependendo do contexto. Nesse caso, séria no sentido de emular uma espécie de banner de propaganda.

Já ‘ware’, é tem um sentido mais abrangente, podendo significar software ou hardware, dependendo da palavra completa. Contudo, podemos identificar apenas como ‘software’ nessa situação, visto que estamos nos referindo a um programa de computador. Por outro lado, muitas pessoas podem confundir o sentido devido hardware utilizar uma peça do computador, algo que também é usado pelo adware.

O que é?

Adware é um software indesejado que tem como objetivo primordial exibir anúncios em um computador. Dependendo da versão e de como foi criado, esse software malicioso pode apresentar propagandas já ao iniciar o dispositivo. Assim, sendo algo muito incomodo.

Atualmente, não se sabe a real origem do nome ou quem criou o primeiro programa dessa categoria. Mesmo assim, se especula que essa especie tenha parecido pela primeira vez na década de 90, principalmente pelo aumento considerável da popularidade de computadores e com acesso à internet.

Já no Brasil, os softwares maliciosos de propagandas começaram a se popularizar apenas nos anos 2000, sendo algo que ficou bastante popular entre 2006 e 2015. Hoje em dia, esses números são consideravelmente menores do que nessa época, grande parte devido o lançamento e inovações na área de antivírus.

Como funciona um Adware

Adware funcionam, na maioria das vezes, através de um programa secundário. Assim, podendo ser achados durante o excesso de um programa ou sistema operacional (Windows, Linux ou Mac). Normalmente, esses malwares são apresentados em formas de janelas na frente do usuário, grande parte sendo de difícil retirada, impedido que o computador desempenhe sua real função.

Além disso, em alguns casos o adware pode vir anexado a algum arquivo, sendo o ponto inicial para o início da infecção do dispositivo. Segundo alguns relatos, existe programas dessa categoria que, mesmo com a remoção do arquivo malicioso, as propagandas continuam aparecendo.

Adware

Riscos

Como todo malware, o adware apresenta milhares de riscos para o computador e para a segurança do usuário. Segundo especialistas, o programa mal intencionado pode danificar peças internas do computador como CPU, GPU e dispositivos de armazenamento internos e externos.

Além disso, o alto nível de anúncios podem estar associados a problemas no sistema operacional, principalmente se for uma versão desatualizada. Assim, roubando dados pessoais, fotos, vídeos, contas de usuário e documentos do seu computador. Com isso, assumindo caraterísticas de um Spyware, programa responsável por transmitir informações sobre o usuário para anunciantes ou para interessados em pagar por dados privados.

Dentre os principias clientes desses programas, podemos achar sites de relacionamento, lojas de qualidade duvidosa, pessoas mal intencionadas e fornecedores de pirataria. Contudo, o adware ainda pode agir utilizando seu nome através do e-mail. Assim, enviando mensagens para seus contatos com propagandas ou, até mesmo, com o próprio arquivo infectado.

Prevenção

Existem diversas formas de evitar problemas com o funcionamento do seu computador por adware. Uma delas é a implantação de um antivírus seguros. Mesmo assim, o próprio Windows – caso seja seu sistema operacional – já conta com um antivírus por padrão.

Nomeado de Windows Defender, esse programa é bem prático e intuitivo de usar. Atualmente ele está presenta no Windows 10, a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft. Apesar de ser bem útil, esse programa não apresenta um suporte tão frequente por parte da sua desenvolvedora.

Portanto, recomendamos a utilização de outros antivírus em seus dispositivos, de preferência um pago, visto que eles recebem maior atenção e, em sua maioria, suporte 24 horas. Com isso, evitando e resolvendo problemas que possam vir a aparecer sem a necessidade de uma manutenção ou formatação por completa.

Como retirar um adware

Dependendo o adware o processo por ser mais complicado do que esperado. No entanto, geralmente a instalação de um antivírus já resolve o problema na totalidade, muitas vezes em até poucos minutos.

Dentre os principais antivírus, podemos achar nomes como Avast, Kaspersky e, até mesmo, o Windows Defende, o antivírus de grande parte dos sistemas operacionais. Nele, poderemos achar uma opção de análise total do computador. Assim, permitindo que o programa malicioso seja identificado e removido.

Caso o problema não seja solucionado, recomendamos que o dispositivo seja levado para uma assistência técnica para maiores reparos. Assim, evitando deteriorações no hardware e software do computador.

Mesmo assim, ainda pode ocorrer situações que a única solução seja a formatação por completo do dispositivo, fato que ocasionara na perda por completo de todos os arquivos presentes. Ou seja, caso isso ocorra, será necessário perder documentos, fotos, dentre outros conteúdos presentes no computador+.

No entanto, isso só acontecerá em último caso e, provavelmente, a assistência responsável informará a situação e estado do dispositivo antes que ocorra o processo de formatação.

Considerações finais

Em sumo, ressaltamos os malefícios que um adware pode causar no cotidiano de alguns usuários. No entanto, essa situação pode se agravar quando o alvo é uma grande empresa. Para evitar essas situações indesejadas, recomendamos sempre a utilização de um antivírus e a não aquisição de programas de qualidade duvidosa.

Além disso, é importante lembrarmos que a consumir produtos piratas – mesmo que pagos – podem causar diversos danos ao computador e, conseguintemente, acarretar a perda de peças que compõe o dispositivo. Assim, sendo de muita importância que o usuário fique atento sobre a legitimidade do produto para evitar problemas com adware futuramente.

About the author

yasmin