Tecnologia Siglas

WWW significa World Wide Web; entenda mais!

Provavelmente já deve ter passado pela sua cabeça, enquanto navegava pela internet, o que o “www” que antecede toda URL de um site significa, não?

Pois bem, www é um sigla em inglês, que quer dizer World Wide Web. E em português: rede de alcance mundial.

O www é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, esta chamada de hipermídia, onde é possível acessar qualquer site para consulta.

Os arquivos e documentos anexados a world wide web, podem estar em forma de vídeos, hipertextos, sons e figuras, por isso ela é considerada um sistema hipermídia.

A Web funciona através de um padrão que conta com três recursos: a URL, que é, de forma resumida, o endereço de algo dentro da internet; o HTTP, que é o protocolo de comunicação, usado para troca de informações entre as redes; e o HTML, que é a maneira que as informações são codificadas para aparecerem na internet.

Entenda mais – O que é Internet, como surgiu e sua evolução

Para que serve o www?

A World Wide Web serve para interligar todas as coisas que nela estão anexadas, e assim tornar o alcance ainda maior.

Entende-se como World Wide Web toda a extensão acessível da Internet.

Origem da World Wide Web

Nos anos 60, quando os primeiros indícios de internet surgiram, ela era um rede fechada, nomeada Aparnet. Foi criada em laboratórios militares dos Estados Unidos, e era utilizada somente para troca de informações entre computadores do governo.

Contudo, em 1989 o físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), expandiu esse serviço. Ele desenvolveu o conceito de www e estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação de dados na rede, permitindo que qualquer computador, de qualquer parte do planeta, tivesse livre acesso ao mundo virtual.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice