Geral

Pesquisa: conceito, definição e significado

Diversas informações que sabemos hoje em dia só existem graças a diferentes pesquisas que foram feitas em diferentes áreas. Esse conjunto de ações tem como principal finalidade, fazer descobertas diferentes. Em diferentes meios, a pesquisa é o principal pilar das atividades universitárias, por exemplo. Conheça o que ela significa e os diferentes tipos.

Apesar de não nos atentarmos muito a importância de se fazer uma pesquisa sobre determinados assuntos, essa ação tem uma relevância muito grande para diferentes áreas.

O que é pesquisa?

A palavra pesquisa é derivada para palavra em latim “perquirere”, que significa basicamente, procurar por algo com persistência e perseverança. Esse conjunto de ações em volta de uma pesquisa tem como principal objetivo, a descoberta de novos conhecimentos.

As pesquisas são importantes em diferentes áreas, mas é no meio acadêmico que ela se torna mais importante. A ciência vem avançando até hoje, graças as pesquisas realizadas.

Para que uma pesquisa tenha sucesso, é fundamental e imprescindível a coleta de dados feita pelos pesquisadores. Todas as informações devem ser buscadas de maneira responsável e sempre visando a descoberta de algo novo.

O que é a pesquisa científica?

Esse tipo de pesquisa chamada de científica, possui diferentes métodos de investigação das informações. Para que essas informações sejam verificadas, alguns processos metódicos devem ser utilizados. Para que as perguntas sejam respondidas, o tema deve ser de interesse da comunidade científica e os resultados dessa pesquisa devem ter uma relevância para a sociedade.

Caso contrário, não é interessante disponibilizar tempo e muitas vezes recursos financeiros altíssimos.

Precisamos ter consciência de que o ato de pesquisar é importantíssimo para a evolução da humanidade. Essa curiosidade que nos move é o que determina o surgimento das pesquisas, pois precisamos de respostas para as nossas perguntas.

Pesquisar, possibilita um processo de aprendizagem muito grande e faz com que seja possível construir nosso conhecimento acerca de algo.

A Escolha do Tema

Para que uma pesquisa seja realizada é necessário haver um pesquisador e um tema a ser pesquisado, pois se não existe um tema a ser pesquisado, a sua existência não faz o menor sentido.

O ponto de partida para o pesquisador é começar a partir da definição desse tema, efetuar um estudo observatório sobre essas questões. Fazer uma coleta de informações, verificar se o tema já não foi pesquisado são apenas algumas medidas a seguir.

Normalmente, o aluno de cursos de mestrado, doutorado e especialização são acompanhados por professores orientadores. O que esses profissionais orientam é de que não precisa existir ineditismo em relação ao tema e sim originalidade.

Existem algumas questões fundamentais que o pesquisador deve levar em conta quando começar a sua pesquisa.

Por exemplo, nos cursos de mestrado, o aluno deve apresentar uma dissertação sobre o tema escolhido. Essa dissertação é um documento onde o trabalho experimental é apresentado para a banca que o analisará. Neste documento devem estar reunidas, informações sobre um estudo científico realizado ou algum estudo experimental.

Já no doutorado, por exemplo, o aluno deve apresentar uma tese para a sua pesquisa, que deve contribuir de maneira positiva para o campo científico. De acordo com a ABNT, tese significa um documento que representa o resultado de um estudo científico ou trabalho experimental com um tema bem delimitado.

Uma questão que é levantada pelos profissionais que avaliam as pesquisas dos alunos é que eles escolham temas relacionados a sua área profissional, pois dessa maneira, a pesquisa se torna muito mais motivadora.

Quanto investir em pesquisa científica?

Essa é uma das questões mais importantes que o aluno deve levar em conta, pois para que uma pesquisa científica seja realizada, existem gastos financeiros.

É muito comum gastos com livros, cursos, congressos, seminários e palestras. Além de alguns gastos extras como a contratação de um profissional que faça a correção ortográfica e de todas as normas técnicas do seu material, por exemplo.

Veja bem, uma das etapas da sua pesquisa científica é a possível programação financeira, pois ela será necessária.

Antes de uma pesquisa começar, é necessário que você comece pelo projeto dessa pesquisa. É justamente nesse projeto que você colocará todos os problemas que poderão surgir, qual o tema escolhido, quais os objetivos específicos e gerais da sua pesquisa, qual a verdadeira relevância da sua pesquisa e principalmente quais são os custos desse projeto.

E além dessas questões apresentadas acima, nos casos dos cursos de doutorado e mestrado, o aluno deve apresentar de maneira bem clara, todas as suas referências bibliográficas.

Não tenha vergonha de esclarecer todas as suas dúvidas com o professor Orientador. Ele foi destinado justamente para te ajudar a acabar com as dúvidas que surgirem.

Quais metodologias podem ser usadas em uma pesquisa?

Toda pesquisa precisa de uma metodologia para que seja feita a abordagem do problema. Essa abordagem pode ser:

1 – Metodologia quantitativa

Metodologia que recorre principalmente a exposição das opiniões e informações de acordo com as estatísticas quantitativas.

2 – Metodologia qualitativa

Metodologia utilizada, onde se explora principalmente todas as particularidades e experiências de vida de cada indivíduo entrevistado.

Conheça os objetivos das pesquisas

Toda pesquisa deve apresentar principalmente dados relevantes comprovando a sua importância. Existem alguns objetivos importantes em cada uma dessas pesquisas, eles podem ser:

Explicativos

As pesquisas que utilizam objetivos explicativos, visam explicar os possíveis fatores que levam o surgimento de determinados fenômenos.

Exploratórios

Os objetivos exploratórios estão relacionados de maneira bem próxima a todos os objetos da pesquisa. Os exemplos são os estudos de caso, feitos de maneira exaustiva e detalhada e também as pesquisas bibliográficas, através de consulta a materiais como livros e outros já publicados.

Descritivos

Quando se faz uma pesquisa com esse objetivo, os dados coletados são feitos através da aplicação de questionários e observações sistêmicas.

O que é pesquisa de mercado?

Esse tipo de pesquisa é muito utilizada pelas empresas. Basicamente, ela consiste na coleta de informações a respeito de produtos e mercado dos concorrentes. O principal objetivo dessas pesquisas é melhorar as estratégias de marketing e consequentemente, aumentar a performance da empresa.

Você sem dúvidas, já deve ter visto esse tipo de ação e até ter respondido a algumas dessas pesquisas.

Nos supermercados elas são muito comuns, por exemplo, degustações de produtos e comparações.

Veja outros Significados:

Mitigar

Procede

Barganhar

Atitude