Língua Portuguesa

Procede: significado, conceito e definição

Nos anos de formação, nas primeiras leituras, na alfabetização, quando temos contato com as primeiras palavras adquirimos uma compreensão, uma noção do significado de alguns termos mesmo sem jamais ter perguntado a alguém ou ter procurado por suas definições nos dicionários ou locais de pesquisas equivalentes, aprendemos simplesmente observando, deduzindo, avaliando em que contexto são empregados e quais as consequências que geram. Uma dessas palavras e que servirá de escopo para esse artigo é procede.

O que significa procede ou proceder? Certamente já ouviu ou leu expressões como “vou lhe explicar como procede”, “como proceder nesse caso”, “esse é o procedimento adequado?” e é provável que tenha noção do que significam, do que cada frase significa, não só avaliando as consequências, os atos subsequentes de cada fala, mas também avaliando o tom em que são ditas, no caso de exposições orais.

A primeira frase, por exemplo, dá a entender que será fornecida uma explicação a respeito do funcionamento, da prática, das regras, dos protocolos de algo, de uma ação, de uma tarefa, de uma obrigação etc.

A segunda parecer transmitir a ideia de um questionamento sobre como se portar, como agir, como se comportar diante de situação específica e inédita para a eventual pessoa que questiona.

A terceira deixa transparecer uma ponta de dúvida, de descrença, quanto a uma conduta em curso ou prestes a entrar em operação durante o ato de determinada tarefa.

Mas como dito essas são interpretações, leituras derivadas de uma análise empírica, dedutiva, que tem como base os elementos que cercam a palavra procede, proceder ou procedimento, as lembranças de empregos de frases semelhantes em situações passadas e os seus desdobramentos e outros aspectos, principalmente entonativos uma vez oralizadas, em se tratando de casos em que não se sabe a definição exata do termo procede e de seus associados.

E o que será que significa a palavra procede? De fato se enquadra nas interpretações, nas deduções que se extrai ou se avalia das frases em que é empregado?

Tire essa dúvida conferindo os tópicos abaixo sobre o significado, a definição, o conceito de procede e de seus termos semelhantes.

Saiba mais sobre o vocábulo procede a seguir.

Confira!

Explicando e definindo procede

Fazendo uma consulta rápida ao dicionário, além da definição, a explicação sobre a que se refere, temos também, dependendo do dicionário ou fonte de pesquisa que utilize, os sinônimos da palavra procede. Avaliar esses sinônimos é uma boa forma de explicar, de compreender que tipo de tema o vocábulo trata.

Os sinônimos de procede são:

  • Continua;
  • Progride;
  • Prossegue;
  • Avança;
  • Segue.

Ou seja, com base nesses sinônimos listados acima, e há outros, mas de sentido igual ou semelhante, podemos depreender que procede está relacionado a continuidade de algo, de alguma operação, ação, conduta, tarefa, trabalho, engenho.

Para ficarmos mais claros, “procede” é uma derivação do verbo “proceder” e tem o significado de apontar uma continuidade, uma sequência, um desdobramento, um ato ou ação subsequente após o início de uma ação efetiva, uma etapa seguinte de um comando, uma fase posterior, mais avançada, que precisa se coadunar, harmonizar, se inserir dentro de uma sequência iniciada anteriormente, sem a qual não seria possível se alcançar a fase que se encontra.

Se avaliar os sinônimos foi um caminho para a explicação do que é procede, conferir o antônimo da palavra também pode ter a sua utilidade, a sua contribuição para explicar com maior clareza, para fixar mais solidamente o significado, o conceito por trás da palavra procede.

O antônimo de procede é “precede” que significa uma ocorrência predecessora, anterior, uma fase antecessora, um ato ou ação transcorrida antes de se encontrar no estágio atual.

Outro significado de procede

Mas há ainda um segundo uso, uma segunda definição do termo procede, que é o designar uma origem uma descendência de algo ou alguém. Veja alguns exemplos:

“Esse dito popular procede da Albânia”.

“Esse time de futebol bem treinado e com jogo vistoso, que não tem raiva ou nojo da bola, com toda a certeza, aposto a minha vida nisso, tão certo quanto o nascer do sol, não procede do Brasil”.

“Após a leitura minuciosa e exaustiva desse livro, após noites em claro, após uma inspeção cuidadosa sobre os pontos fortes e fracos, chego na conclusão que essa obra só pode proceder da cabeça de um exímio babaca”.

“Essa cerveja é tão ruim que só pode proceder de um tonel de maldade pura”.

“Acredito piamente que a revolta procede de um pelotão de marinheiros indignados com a falta de Prestobarba”.

Há ainda a questão de se usar procede como indicativo de uma descendência. Veja novos exemplos:

“Ela procede de família italiana”.

“Ele procede de um casal do norte da África”.

“A mulher procede da casa dos Sousa Santos, importante família de advogados de gente rica. Ou seja, estão mais do que habituados a vencer”.

“César procede de uma família de palestrinos suburbanos”.

“A coragem procede a centelha divina que a tudo move”.

Significado de proceder

Se procede é uma derivação do termo “proceder”, cabe uma melhor apreciação sobre o significado dessa palavra mãe, raiz, precursora do vocábulo de análise do presente texto.

O que significa proceder?

Assim como no caso de procede, proceder mantém a ideia de continuidade, de sequência, de desdobramento, de uma ação derivada de um ato já iniciado, em curso e que precisa atender os requisitos, os ditames, as normas das condições apresentadas anteriormente para que o ato seja harmônico, faça sentido, se encaixe dentro da narrativa iniciada. Contudo, proceder também está relacionado a conduta, não só a ação a se desempenhar, mas que tipo de ação a se desempenhar, a maneira de agir, de se portar diante de determinada circunstância, como proceder diante de um cenário desconhecido.

Gostou desse conteúdo do Definição.net sobre o significado, o  conceito , a definição de procede?

Então nos curta, nos compartilhe, opine, avalie. Seu apoio e opinião são muito importantes para nós. Faz toda a diferença.

Para consumir mais conteúdo relacionado ou de diferentes editorias, basta conferir o nosso conteúdo.

Aproveite!