Língua Portuguesa

Qual o significado de atitude? O que representa?

Significado de atitude

A palavra atitude está relacionada com “agir”. Sua definição é a consumação de um propósito ou intenção, isto é, de realizar um comportamento particular.

A atitude – sinônimo de ação – de um indivíduo pode depender de agentes genéticos e estímulos externos.

Definição de atitude

A concepção de atitude dependerá, em grande medida, da área ou perspectiva acadêmica que é focada. Algumas delas são:

  • Psicologia – É o comportamento usual que se origina em diferentes circunstâncias. Ela determina a vida psíquica do indivíduo. Além disso, é expressa pelas reações repetitivas de um ser humano a um estímulo. É determinante nos estudos do caráter, como indicativo de uma reação adquirida ou inata;
  • Pedagogia – É definida como uma habilidade subjacente que, com determinadas outras atribuições, favorece a disposição de uma complexidade de comportamentos conforme um ou vários objetos. Inclui a afirmativa de opiniões e sentimentos relacionados a eles e sobre atos de repulsão ou atração;
  • Sociologia – Estabelece-se como o sistema de crenças e valores, que prevalece ao longo do tempo, seja particular ou de um grupo social. Sua posição cria uma predisposição para reagir ou sentir de uma maneira definida a vários estímulos. Frequentemente, essas atitudes podem ser associadas a um grupo particular, sendo um exemplo disso, o gênero sexual;
  • Postura corporal – A atitude que uma pessoa tem diante de um estímulo estabelecido pode ser acompanhada por certa postura corporal. Ou seja, se o indivíduo se sentir ameaçado ou atacado, ele pode manter uma atitude defensiva;
  • Filosofia – A atitude filosófica é o que permite uma análise crítica de algo determinado como verdadeiro. Isto é, não se deixe levar pelo senso comum, mas pelo raciocínio e análise do evento.

Tipos de atitudes

Existem dois tipos de classificações gerais para a definição da atitude de um indivíduo. Nesta oportunidade, vamos conhecer um deles:

  • Atitude positiva – Ela engloba todas as características que fazem os indivíduos verem o lado positivo em diversos âmbitos e situações da vida. Uma pessoa com essa atitude tende a ver o bem em outrem e se sente feliz. É mais do que uma simples decisão ou ocasião, tornando-se uma maneira de ver o mundo, mesmo quando as coisas não saem como esperado;
  • Atitude negativa – Pelo contrário, pessoas com uma atitude negativa tendem a ver o lado ruim de tudo. Não apenas se contentam em perceber o negativismo, mas o ampliam e o estagnam. Para eles, uma falha ou erro pode se tornar uma grande catástrofe.

Significado de atitude

Diferença entre atitude e aptidão

Atitude e aptidão são duas palavras escritas corretamente e com significados totalmente diferentes. Muitas vezes ambas são confundidas e usadas de forma intercambiável, o que é incorreto.

Veremos qual é a diferença entre atitude e aptidão, quando usamos uma palavra e outra. Veremos também vários exemplos para que você se lembre do uso correto de cada um.

Muitos termos semelhantes se prestam à confusão porque parecem iguais, como acontece com atitude e aptidão. Mas seu significado é totalmente diverso.

Essa desordem, em geral, ocorre no momento em que vai se escrever a palavra. Talvez saibamos o que cada uma significa, mas quando temos que traduzi-la no papel, uma mistura se dá na mente e a dúvida aparece.

O termo aptidão refere-se às condições psicológicas de uma pessoa. Estas estão ligadas às suas habilidades e possibilidades no campo da aprendizagem.

Já atitude é quando se administra a organização e o cuidado na resolução de um problema ou situação.

Talvez a confusão venha do fato de que, muitas vezes, ter a atitude de fazer algo não significa que dará certo. É preciso um bocado de aptidão para obter sucesso no intento.

Atitude e emoções

Como já vimos, a definição de atitude é dada pela reação emocional de qualquer indivíduo. Isso é equivalente à resposta que você tem para um determinado estímulo e os sentimentos relacionados a qualquer evento.

Tudo depende da sua atitude: o copo está meio cheio ou meio vazio?

A vida, às vezes, parece um mundo cruel e implacável, nossa atitude torna-se pessimista e tudo o que nos acontece parece ir de mal a pior. Estamos presos em um turbilhão de maus momentos que não entendemos ou não sabemos como lidar.

Nestas circunstâncias, achamos difícil ser otimista e ver o copo meio cheio. Você pode se sair bem de um amontoado de más circunstâncias? É possível que enfrentemos os maus momentos para tirar o máximo proveito deles? Como veremos abaixo, tudo depende da nossa atitude!

Significado de atitude

Achamos que somos prisioneiros das circunstâncias, que quando as coisas dão errado, não há nada a fazer. A verdade é que a maneira como pensamos determina as decisões que tomamos e a atitude com a qual encaramos cada experiência, por mais amarga que seja.

Você já deve ter reparado nos outros indivíduos – e mesmo em você mesmo – quando os pensamentos giram em torno do lado negativo. Há uma grande concentração em tudo de ruim que acontece, e a atenção toda se volta para o lado sombrio dos acontecimentos.

Desta forma, tal atitude realmente enfraquece quem a tem, consome sua energia. Além do mais, predispõe a ver tudo como um ataque, fazendo-o permanecer sempre na defensiva.

A atitude que você toma diante da vida e de suas circunstâncias determinará seus pensamentos, suas ideias, decisões e ações. Isso acontece de tal forma que você é responsável por todas as suas experiências, desde as amargas até as mais mágicas e satisfatórias.

Embora você não acredite, nas mesmas circunstâncias, é possível adotar uma atitude diferente. Tal posicionamento te levará a algo produtivo ou, pelo contrário, fará com que você desmorone e se feche para ver uma saída para seu desconforto.

Sua verdadeira força está em sua atitude

Por que vemos pessoas que, tendo nascido em condições desfavoráveis, podem ser mais felizes? Por que vemos outras pessoas que, tendo amenidades e oportunidades, acabam sendo muito infelizes?

Essas questões só podem ser respondidas de uma forma: não somos melhores ou piores que os outros. Dependemos das circunstâncias pelas quais estamos passando e da atitude que decidimos tomar ante as intempéries da vida.