Uncategorized

O que é lounge (tradução, significados e usos)

A palavra lounge pode remeter seus conhecimentos e lembranças a muitas ideias. De locais agradáveis a barzinhos de clima intimista e até um tipo de música, este nosso artigo vai trazer muito mais informação do que isso. Você ainda vai poder conferir sua origem, significados, exemplos em frases e, de quebra, dar algumas dicas essenciais para você criar um espaço lounge na sua própria casa. Agora é só relaxar e aprender mais conosco.

Afinal, você vai conferir que o significado do termo “lounge” tem tudo a ver com as expressões “estar em casa”, “sentir-se bem à vontade” e até mesmo “sentir-se numa sala de estar”, como se você estivesse confortável com amigos e familiares no mesmo ambiente. Quase que o mesmo conceito dos tradicionais pubs de Londres, o significado de “lounge” mais empregado é aquele que remete a um ambiente diferenciado e único.

O vocábulo

Em inglês, esta palavra pode ser usada como um verbo ou um substantivo. Quando é usada como verbo, ela pode significar deitar, reclinar sobre alguma coisa, andar devagar ou se mover de forma descontraída. No caso de ser usada como substantivo, a palavra lounge pode descrever uma poltrona ou sofá.

A definição

Com origem da língua inglesa, o vocábulo lounge pode ser um substantivo masculino que apresenta certos significados de acordo com dicionários da língua portuguesa. Confira abaixo.

  • Sala de estar, átrio ou espaço destinado à espera ou área de descontração com cadeiras e sofás confortáveis;
  • É o estilo musical de fácil aceitação e escuta, se adaptando a diferentes ambientes e com ritmo suave e base bem melódica.

Mas ele também pode ser classificado como adjetivo, onde a palavra lounge apresenta o seguinte significado:

  • Relativo ao espaço ou a música.

Seus sinônimos

Entre os vários sinônimos relativos à palavra lounge, veja abaixo os vocábulos mais comuns no nosso dia-a-dia.

  • Casa;
  • Lar;
  • Lugar;
  • Morada.

Exemplos em frases

Confira a presença e emprego correto para você saber como funciona o vocábulo lounge em sentenças da língua portuguesa.

  • No meu barzinho, a programação musical é de lounge music, misturando groove e downtempo;
  • Na exposição, o espaço lounge estava direcionado ao happy hour e a novos negócios;
  • O estilo musical muito ouvido em clubes intimistas é a música lounge;
  • Meu decorador me convenceu a criar um espaço lounge em minha casa.

O espaço lounge

A origem do vocábulo “lounge” tem sua base no começo do século XVI, apresentando o significado popular de “mexer-se de forma preguiçosa”, ou “to move slowly” em inglês. Entretanto, analisando a sua semântica usada atualmente, ele tem referência tanto aos espaços destinados para alguns períodos de espera e quanto para ocasiões mais descontraídas e de muito conforto.

Isso é resultado de espaços lounge que contam com puffs relaxantes, drinks diversos, música agradável e até mesmo aquele cafezinho para a troca de ideias entre amigos. Assim, como voec já aprendeu por aqui, “lounge” é uma palavra inglesa que pode ter referências diversas e que podemos traduzir para os seguintes significados:

  • Estilo musical;
  • Sala de espera;
  • Antessala;
  • Sala de estar;
  • Barzinho.

Estilo musical lounge

A música classificada como lounge é considerada um subgênero do ritmo downtempo, ou seja, um estilo musical calmo e relaxante que estourou no começo da década de 1950. Praticamente definida como aquele tipo de música para ambientes, ela costuma ter o objetivo de simular os sons de locais e ambientes específicos, como praia ou floresta, dando ao ouvinte a sensação de estar sendo transportado. Por isso seu uso em ocasiões e locais como elevadores e salas de espera.

Com isso, a partir da década de 1980, a música lounge começou a perder sua popularidade e a ganhar o rótulo de cafona. Entretanto, ela ressurgiu com tudo no início do século XXI 2000, ganhando relevância quase que alternativa e ganhando inclusive as passarelas mais chiques da moda. Com tanto sucesso, a chamada lounge music acabou por ser dividida em subgêneros, como:

  • Chillout;
  • New jazz;
  • New tango;
  • Trance;
  • House.

O lounge bar

Você já foi a um lounge bar? Este é um espaço onde os clientes se encontram e interagem curtindo drinques diversos e um ambiente confortável. Para dar o clima de tranquilidade, um lounge bar de verdade apresenta um set musical apenas com esse estilo, mas reproduzido numa altura propicia para que todos conversem sem aumentar muito o tom de voz.

Conhece o endereço de algum bar assim? Pois saiba que, entre os locais mais inusitados para a presença de um lounge bar, destacamos os seguintes:

  • Navios;
  • Hotéis;
  • Trens;
  • Teatros;
  • Aeroportos.

Criando seu próprio espaço lounge em casa

Ficou interessado sobre o assunto e quer ter aquele cantinho para relaxar e chamar só de seu? Aplique seus conhecimentos e aprenda a criar e decorar um espaço lounge na sua própria casa.

Tudo porque, com a vida está cada vez mais agitada e corrida, os, lares têm se transformado em espaço com ambientes próprios para os momentos de relaxamento e lazer, deixando os problemas de lado e ajudando pessoas a recuperar as energias. Por isso que o estilo lounge está saindo de barzinhos e conquistando, bem devagarzinho, imóveis de todas as classes sociais.

Além da exclusividade, este espaço íntimo é perfeito para você que ainda quer ou receber visitas e confraternizar à vontade. Por isso que selecionamos algumas sugestões que vão ajudar você a criar sua área lounge de um modo prático. As dicas você confere logo abaixo.

Invista em conforto

Em relação aos móveis, procure priorizar o conforto, assim como o significado do termo, mas aposte também em estilos descontraídos.

Tudo reclinável

Antes de escolher as poltronas e sofás, confira se eles são reclináveis, pois eles garantem que toda sala de estar pode se transformar num excelente e estiloso lounge.

Móveis de apoio

Para você e seus convidados relaxarem ainda mais, invista em móveis de apoio, como banquetas e mesas laterais para o ambiente apresentar mais praticidade.

A importância dos cantos

Procure aproveitar todos os cantos do ambiente. Para isso, procure em sua casa qual o cômodo vai se adaptar melhor criar um lounge aconchegante.

Os móveis modulados

Para garantir de vez os ares de lounge, os sofás modulados são uma ótima pedida. Tudo porque eles são perfeitos para você mudar a composição do ambiente conforme a sua necessidade.

Comentar