Geral

Amigo secreto: como surgiu e como funciona a brincadeira

O amigo secreto é uma das brincadeiras mais aguardadas nas festas de final de ano. É uma loucura, famílias inteiras se reúnem e se divertem na troca dos presentes. Ao longo dos anos, outras brincadeiras surgiram a partir dessa. E não são só as famílias que brincam, no meio corporativo esse tipo de brincadeira já faz parte do calendário. Saiba mais como surgiu essa ideia tão legal!

O final do ano é sempre a mesma bagunça e sempre nos damos conta de como tudo passou rápido demais. Quando vemos, já estamos desesperados atrás do presente do nosso amigo secreto.

A confraternização é o principal objetivo dessa brincadeira, não é a toa que hoje em dia, praticamente todas as empresas reservam uma data para a troca dos presentes entre os funcionários.

Veja também – Significado de u.u

Essa data é tão importante que pode ser usada de uma maneira positiva, principalmente por aquelas empresas que querem fazer o entrosamento dos funcionários e deixar o ambiente mais leve e produtivo.

Mas não pense que existe apenas aquela brincadeira que conhecemos desde pequenos. O amigo secreto se modernizo e agora existem diferentes opções para quem quer brincar. Você vai conhecer essas opções a seguir!

Prepare a sua imaginação e brinque com a alma cheia de alegria.

De onde surgiu a brincadeira do amigo secreto?

Existem muitas informações sobre a origem e o surgimento da brincadeira do amigo secreto. Alguns afirmam que ela surgiu na Grécia, quando pessoas influentes eram presenteadas depois de serem sorteadas.

Outras histórias dizem que não, que a brincadeira surgiu lá no povoado nórdico, onde as pessoas trocavam presentes com o intuito de presentear os deuses.

A versão que é levada para frente hoje em dia, é que essa brincadeira teria surgido nos Estados Unidos, quando operários de uma empresa começaram a sortear os nomes dos companheiros para ganhar presente, pois nem todos eram amigos de fato, então para não ter a possibilidade de escolher o melhor amigo, os presentes eram sorteados.

Em muitos lugares essa brincadeira é chamada de amigo oculto também. Caso escute esse nome, se trata da mesma brincadeira.

Amigo secreto

Quais são as regras do amigo secreto?

A principal regra da brincadeira do amigo secreto é justamente o segredo. Em hipótese alguma, a pessoa deverá revelar o nome do amigo sorteado, pois a graça está na surpresa.

Nem todos conseguem guardar segredo sobre quem sortearam, principalmente quando a brincadeira é na família.

Aliás, em toda a família sempre vai ter aquele que fala demais e acaba fazendo fofoca.

Outra regra importantes nesse jogo é a descrição do sorteado no momento da entrega dos presentes. Quanto mais elaborada for a sua descrição mais legal fica na hora de adivinhar. Portanto, capriche! Deixe todas as pessoas com a pulga atrás da orelha.

O mais importantes dessa brincadeira é a confraternização, o ambiente precisa estar descontraído e todas as pessoas relaxadas para a brincadeira fluir. Se alguém não quiser brincar, tente convencê-lo, pois o intuito é o entrosamento entre os participantes.

9 tipos diferentes de amigo secreto

Pois é, esqueça aquela tradicional brincadeira de amigo secreto da sua infância. Com tantas mentes pensantes no mundo, é óbvio que novas brincadeiras iriam surgir e todas derivadas dessa mais antiga.

A seguir listamos 9 opções diferentes para você escolher e transformar o seu amigo secreto.

1 – Amigo traidor ou da onça

O intuito desse novo amigo secreto é deixar a pessoa desapontada, mas nunca humilhada ou ofendida, porque o principal de tudo é a brincadeira e diversão. A brincadeira funciona assim, você deve presentear a pessoa que você sorteou com alguma coisa que ela não tenha escolhido ou que não goste. Capriche e veja que engraçadas as reações.

2 – Amigo ladrão

Essa é uma das brincadeiras mais legais, cada jogador pode escolher se quer ou não roubar o presente do amigo. Todos os participantes recebem um número, quando ele for sorteado, deverá escolher o presente que está disponível ou se quer roubar o presente de alguém. Quando todos os participantes já tiverem um presente em mãos é hora de desembrulhar.

3 – Amigo da solidariedade

Essa brincadeira é excelente para aquela empresa que quer fazer alguma ação solidária. Já pensou poder ajudar uma instituição de caridade com os presentes doados no amigo secreto? Não existem regras, cada um doa o que puder para a instituição.

4 – Amigo sandália ou chinelo

Esse tipo de amigo secreto é mais democrático e todos podem participar, além do valor acessível, todos ganham praticamente a mesma coisa. Com isso, não terá nenhum desentendimento ou saia justa.

5 – Amigo dança das cadeiras

Esse é um amigo divertido que não vai deixar ninguém parado. Pegue os números e entregue para todos os participantes. Se ao parar a música ele não conseguir sentar em nenhuma cadeira, o seu presente será o correspondente ao seu número.

Amigo secreto

6 – Amigo sorteio ou bingo

Neste amigo, é possível brincar de bingo e amigo secreto de uma vez só. Cada participante deve comprar um presente que achar legal. Quem ganhar no jogo ganha um presente.

7 – Amigo artesanato

Neste amigo secreto você poderá exercer todos os seus dons artísticos, bem na pegada faça você mesmo. Essa brincadeira é bem alternativa e significativa, pois você ganhará algo feito especialmente para você.

8 – Amigo vendado

Nesta brincadeira acontece o contrário da tradicional, pois é você que deverá adivinhar quem te sorteou. A pessoa que te tirou deverá revelar a sua identidade, enquanto você está de olhos vendados.

Você deverá fazer perguntas com o intuito de adivinhar quem te tirou. Será preciso limitar o número de perguntas e as respostas devem ser apenas com sim ou não.

9 – Amigo utensílio de cozinha

Esta brincadeira é muito parecida com um chá de cozinha tradicional, as mulheres nesse caso serão as que mais vão gostar de brincar, quem não está precisando de utensílios para cozinha não é mesmo?

Para ficar um clima mais divertido, será legal fazer a pessoa adivinhar o que ganhou antes de abrir a embalagem. Essa brincadeira pode ser adaptada para outro ambiente da casa se quiser, o objetivo principal é que seja de objetos para casa apenas, independente do cômodo.

About the author

yasmin