Geral

Bodas de casamento: o que são? Quais bodas existem?

Bodas de casamento

As bodas de casamento são comemoradas por todo casal apaixonado. Esse tipo de comemoração é uma das formas que o casal tem de reviver o passado e sentir de novo todas as emoções desse grande dia. Afinal de contas, todas essas emoções fazem parte da história e ficarão para sempre na memória.

Existem diversos tipos de bodas e cada uma delas corresponde a um determinado período de tempo em que esse casal está junto.

Vale comemorar com festas, decorações incríveis, flores, presentes e o que mais a imaginação permitir.

O que são as bodas de casamento?

Do latim “votum”, boda significa promessa. Essa comemoração tem o intuito de celebrar novamente os votos matrimoniais que o casal fez diante do altar ou em outra cerimônia.

Esses votos independem se foram religiosos ou apenas em uma união civil. O que vale de verdade nessa comemoração é reforçar os votos que o casal fez um para o outro. É reforçar o amor que existe entre eles e, com isso, seguir firme e forte.

Conheça a seguir todas as bodas que existem

Apesar das bodas de casamento de 25 e 50 anos serem as mais famosas, todas elas são importantes de serem comemoradas.

Conheça agora quais são elas e comece os preparativos!

  • Bodas de Beijinho: duração de 1 mês;
  • Bodas de Sorvete: duração de 2 meses;
  • Bodas de Algodão Doce: duração de 3 meses;
  • Bodas de Pipoca: duração de 4 meses;
  • Bodas de Chocolate: duração de 5 meses;
  • Bodas de Plumas: duração de 6 meses;
  • Bodas de Purpurina: duração de 7 meses;
  • Bodas de Pompom: duração de 8 meses;
  • Bodas de Maternidade: duração de 9 meses;
  • Bodas de Pintinhos: duração de 10 meses;
  • Bodas de Chicletes: duração de 11 meses.

Logo abaixo, listamos as principais bodas de casamento para você conhecer. Delicie-se com essas explicações e planeje a sua festa em grande estilo.

Bodas de casamento

Bodas de Papel – duração de 1 ano no casamento

O papel foi escolhido para representar essas bodas para indicar que esta relação ainda é muito jovem e que o casal precisa de muita sabedoria e delicadeza de um para o outro, para que a relação se fortaleça.

Bodas de Ferro ou Madeira – duração de 5 anos no casamento

Diferente do papel, o ferro e a madeira são mais resistentes e simbolizam a relação que dura 5 anos. Esses dois materiais também podem indicar que o casal pode estar vivendo uma fase de construção, seja profissional ou de filhos, por exemplo.

Bodas de Zinco ou Estanho – duração de 10 anos no casamento

Essa é uma das bodas de casamento mais comemorada. Os 10 primeiros anos de casamento já acumulam longas histórias, de superação ou não. Geralmente nessa fase os casais já possuem filhos e vivências de amadurecimento.

Bodas de Cristal – duração de 15 anos no casamento

Geralmente os 15 anos de casamento marcam as conquistas profissionais e de família que o casal teve até o momento. Os casais que chegam até essa marca costumam parar justamente nesse período para pensar no futuro.

Bodas de Porcelana – duração de 20 anos de casamento

As louças de porcelana costumam ser as mais resistentes, mesmo tendo algumas quedas e arranhões. O nome dessas bodas não é por acaso. Depois de 20 anos de casamento, muitas coisas já aconteceram e mesmo assim o casal continuou unido.

Bodas de Pérola – duração de 30 anos de casamento

A formação das pérolas é um fenômeno muito bonito de transformação e resistência, pois seu nascimento se dá dentro de ostras quando moluscos invadem-na e ali se acomodam. Esse símbolo da pérola é um modo figurado de dizer que um casamento com essa duração já passou pela presença de diversos tipos de interferências e seguiu firme e forte.

Bodas de Coral – duração de 35 anos de casamento

Corais se unem para formarem resistentes estruturas aquáticas, verdadeiras colônias de seres vivos com um propósito em comum com o casal: perpetuar o relacionamento, fazendo-o mais firme e vivo quanto foi durante esses 35 anos juntos.

Bodas de Esmeralda – duração de 40 anos de casamento

Essas bodas são representadas pela esmeralda que é a pedra do amor incondicional. Na simbologia egípcia, é tida como a guardiã do amor. 40 anos de casamento não é para qualquer casal, não é mesmo?

Bodas de Rubi – duração de 45 anos de casamento

O rubi é o símbolo escolhido para representar os 45 anos de união. Além de precioso, é resistente e nobre.

Bodas de casamento

Bodas de Alabastro – duração de 46 anos de casamento

O mineral de alabastro é muito parecido com o mármore branco, material resistente e difícil de ser quebrado. Seu significado e sua relação tem a ver com a nobreza, a constância e a prosperidade. Casais com 46 anos de união costumam ter isso.

Bodas de Jaspe – duração de 47 anos de casamento

A beleza da pedra jaspe é inegável e inconfundível e foi escolhida para representar 47 anos de união por causa de sua vitalidade e rigidez.

Bodas de Granito – duração de 48 anos de casamento

A junção de diferentes minerais forma o granito. Resistente e duro, mas ao mesmo tempo belo, foi escolhido para representar a união de 48 anos de um casal.

Bodas de Heliotrópio – duração de 49 anos de casamento

Pode parecer um nome estranho, mas o heliotrópio é uma pedra que tem uma associação muito forte com tudo que é vital. Os gregos deram esse nome a ela. Vem de hélios, que significa “sol”, e tropos, que significa “direção”.

Além desses significados, também representa a paz, pureza, calma e longevidade, afinal 49 anos não é para qualquer casal, não é mesmo?

Bodas de Ouro – duração de 50 anos de casamento

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo. As bodas de casamento de 50 anos são uma das mais comemoradas. Normalmente os cônjuges já são mais idosos e as festas são memoráveis. O ouro representa a riqueza, durabilidade e rigidez, tudo o que um relacionamento de 50 anos já tem de sobra.

Poder ter um casamento que dure 50 anos é o desejo da maioria das pessoas. Conservando sentimentos nobres e focando sempre no crescimento de ambas as partes, essa meta não é difícil.