Geral Língua Portuguesa

O que é incondicional? O que significa e representa?

Incondicional é algo que não depende de nada para acontecer. Não há qualquer condição, qualquer fato futuro, que possa interromper ou suspender o seu funcionamento. Incondicional é algo que não aguarda por nenhuma situação ou condição, nenhum evento que defina sua situação.

O que é incondicional?

Não existe nenhum tipo de restrição ou de regra que possa bloquear, limitar ou condicionar o seu acontecimento. Pode-se dizer que algo incondicional é algo inexorável, algo que vai acontecer, algo certo, definido e preciso.

Exemplos de uso

Amor de mãe é algo incondicional.

Significado: No contexto, a frase quer dizer que, independentemente de qualquer situação ou acontecimento, o amor de mãe continuará existindo.

Incondicional mostra-se um estado absoluto, que não abre nenhum tipo de espaço para qualquer sorte de relatividade. Desta forma, muita gente costuma aproveitar para usar  o termo como sinônimo de total, completo, irrestrito.

São muitos os artistas que utilizam a palavra incondicional em suas letras, referindo-se normalmente a amor, situações nas quais a pessoa está apaixonada.

O termo incondicional também costuma ser usado com alguma frequência dentro do ambiente jurídico, levando-se em conta que as condições costumam ser muito abordadas em contratos.

Este também é um termo muito usado para apoiar de maneira irrestrita algum tipo de grupo, como é o caso de bandas de música, por exemplo, que possuem grandes fã clubes.

No universo esportivo, também é muito comum, especialmente para tratar de torcidas organizadas e fãs de demonstram todo o seu apoio durante todo o tempo do mundo. Todos os momentos.

Condição é um termo futuro e incerto que significa algo que condiciona, ou seja, delimita o alcance, o efeito ou o poder de algo.

A condição é muito utilizada em direito civil, especialmente na área contratual, mostrando situações nas quais alguma obrigação só será possível e só poderá ser cobrada diante de que essa condição apresentada seja satisfeita.

Situações incondicionais são aquelas que não exigem qualquer tipo de condição, qualquer tipo de elemento que molde ou module seu funcionamento.

Incondicional amor de Deus

A igreja católica costuma dizer que o amor de Deus é incondicional. Desta forma, o mesmo não depende de qualquer tipo de ação ou omissão realizada pelo ser humano. Esse é o significado de incondicional, quer dizer que não há nada que mude esse cenário.

Apoio incondicional

Alianças formadas em ambientes de trabalho e parcerias políticas costumam ser defendidas e justificadas por meio de um apoio incondicional. O termo incondicional mostra a força do apoio, mostra que o ajuste é forte, é uma aliança bem elaborada e que não irá se romper, mesmo que as condições mudem ou pareçam suspeitas.

Amor incondicional de pais aos filhos

Um amor que é dito como incondicional é aquele do pai para o filho. Esse é um amor que não depende de qualquer tipo de ação que o filho realiza, levando-se em conta esse enlace de ordem bíblica e carnal.

Um amor incondicional mostra-se profundo, verdadeiro e que não se curva em situação alguma. É por conta disso que mães vão visitar filhos em cadeias, vão apoiar os seus entes queridos nos momentos mais delicados. É algo que não apresenta condição alguma para que se possa efetivar. É algo que já nasce, não há qualquer elemento que afete seu poder e sua força ou intensidade.

Palavra de efeito para mostrar solidez proposital

Ao apresentar algo como incondicional, se pode dar poder e valor para isso. O termo indica fortaleza de ideias e de interesses. Ao definir como algo incondicional, usa-se o termo como frase de efeito para apontar o valor e a fortaleza da palavra.

O que significa e representa?

Incondicional significa algo que não aceita condição, não aceita que seja diminuído, dividido ou limitado. É esse o principal significado da palavra. O próprio processo de formação da palavra deixa muito claro o seu significado, já que o prefixo in mostra uma contrariedade, um antônimo. Todos sabemos o que é algo condicional, não é mesmo?

A representatividade do termo incondicional é muito grande. Trata-se de uma palavra muito forte e que tende a ser utilizada sempre que alguém quer fortalecer um discurso, uma ameaça ou uma iniciativa.

Ao dizer que algo é incondicional, se representa algo potente, algo que não será alterado, independentemente de qualquer circunstância que possa aparecer. O peso de uma expressão incondicional é alto e tende a ser uma palavra utilizada na oratória com muita frequência.

É muito comum observar algumas pessoas que atuam na área de gestão, lidando com a necessidade de respaldar profissionais, em alguns casos diante de veículos de comunicação, falando a respeito da continuidade do profissional, sempre usando o termo incondicional.

Uma das melhores e mais comuns formas de respaldar e garantir a permanência de algum técnico de futebol contestado, por exemplo, é por meio de uma declaração do diretor de futebol, afirmando que “Nosso técnico tem apoio incondicional da diretoria”. Costuma-se dizer, com isso, que o técnico está garantido no cargo, independentemente dos resultados negativos.

Não haver nenhuma condição capaz de alterar uma situação mostra o poder da palavra incondicional. Ao utilizar-se de algo incondicional, enfatiza-se a sua necessidade e a sua importância.

É muito difícil haver algum direito que seja incondicional, por exemplo. Isso quer dizer que qualquer direito pode ser relativizado, mesmo que seja um direito fundamental, como o direito a vida, a segurança ou ao devido processo legal.

Incondicional representa poder absoluto

A exigência de uma atitude incondicional soa como uma ordem, não é mesmo? Algo incondicional apresenta um conjunto de regras que devem ser seguidas, sem nenhum tipo de restrição ou de elemento de oposição.

Pode-se considerar um absolutismo a utilização de algum tipo de atividade incondicional. Desta forma, em alguns casos, o uso de alguma palavra vinculada a incondicional tende a mostrar influência de regimes ditatoriais, com excesso de poderes para o Estado e autoritarismo, sem oferecer condições.

Na prática, algo incondicional não apresenta condições, não é mesmo? Não abre espaço para diálogo, discussão, discricionariedade, debate.

Gostou? Então veja também o significado de palavras como gentleman e stalker.

Comentar