Língua Portuguesa

UF (Unidade de Federação) e outros significados

Diante de documentos e fichas de inscrição, podemos nos deparar com a sigla UF. Ela se refere a Unidades Federadas e, sem ela, muitas vezes é impossível completar um cadastro para algo relacionado ao governo federal, do estado, ou mesmo de instituições particulares. Ela serve para que as pessoas se descrevam mais completamente e para comprovação de dados.

Sendo assim, é importante que saibamos disso para que não haja confusão na hora de preencher um formulário, porque além desse significado, a sigla UF pode significar outras coisas que aparecem em situações bem distintas.

Continue lendo esse texto para descobrir mais sobre o que são Unidades Estaduais e acabar com suas dúvidas de uma vez por todas. Além disso, também falaremos sobre os outros significados que a sigla UF pode ter, todos tão úteis e usados diariamente que você pode se surpreender.

Significado de UF como Unidade federal

Caso alguém te pergunte sua UF, ou você precise inseri-la num formulário, não se preocupe. Eles tão apenas se referindo da Unidade Federal de onde você nasceu, ou onde você emitiu determinado documento, onde você conseguiu determinado certificado. Ou seja, é uma informação que todos nós sabemos e é essencial para vários procedimentos.

Mas você sabe o que é uma Unidade Federal?

O que é uma Unidade Federal: Brasil colônia

A divisão dos estados brasileiros passou por várias mudanças no decorrer dos anos. A primeira foi em capitanias hereditárias que pertenciam a famílias portuguesas. Eram chamadas hereditárias justamente por sucederem de geração em geração, e os donos delas tinham total soberania sobre seu território. Ou seja, as leis que regiam esses estados eram ditadas por eles, apesar de que deveriam obedecer o governo português.

Isso se deu porque nosso país como conhecemos hoje foi resultado de um longo processo de colonização. E nessa primeira fase as nações detentoras dessas terras não tinham acordos sobre como deveriam se portar diante delas. Foram com os primeiros conflitos que alguns tratados tiveram que ser criados.

Um deles foi o Tratado de Madri, um acordo entre os reis de Portugal e Espanha onde foram decididos os limites de território que cada país tinha direito de explorar. Esse documento mudou bastante a divisão das terras no Brasil, pois ele foi elaborado com o intuito de estimular a exploração no interior do continente. Isso fez com que a colônia passasse a ter o dobro do tamanho original.

O que é uma Unidade Federal: Império e República

Ao deixar de ser colônia portuguesa, o Brasil começou a trabalhar cada vez mais a sua identidade e cultura. Isso decorreu numa nova mudança no contorno dos estados quando o país que, até então era um império,  se tornou república.

Por conta disso, os estados passaram a ser denominados Unidades Federativas, e a disposição deles ficou bem mais parecida com a que conhecemos hoje em dia. Um exemplo foi a divisão do antigo estado Grão-Pará, em Amazonas e Pará, assim como a delimitação de todos os estados do nordeste conforme conhecemos hoje.

Unidades Federativas hoje em dia

Depois disso ocorreram outras mudanças nos estados Brasileiros por conta de diversas questões políticas: Alguns estados foram criados, outros fundidos e territórios e países vizinhos foram aglutinados ao Brasil. Além da transferência da unidade federativa (Distrito Federal) e da capital de onde era a região do Rio de Janeiro para o centro do país. Isso tudo resultou no atual mapa da nação conforme o conhecemos.

Com isso, hoje em dia sempre usamos a sigla UF, em documentos e formulários para se referir às Unidades Federativas. Ela aparece para dizer o lugar onde nascemos ou para localizar o órgão emissor de um certificado, uma declaração ou título. Ou seja, qualquer documento pode precisar dessa informação.

Outros significados para UF

No entanto, Unidade Federativa não é o único termo que pode ser representada pela sigla UF. Ela abarca outros significados e, conforme prometido, iremos destaca-los e explicar como e onde cada um é usado. Você provavelmente já teve contato com essa sigla antes, ou terá algum dia.

UF: Universidade Federal

Como sigla, UF também é usada para representar Universidade Federal, as instituições de ensino públicas presentes em todos os estados brasileiros, pelo menos uma em cada capital. Elas tem o principal objetivo de ofertar o ensino superior público para para a população, sem custos, uma vez que são abastecidas pelo Governo Federal. Além disso, nelas os alunos e professores podem realizar pesquisas e projetos de extensão com a intenção de apoiar o desenvolvimento científico do país.

A principal forma de ingressar numa UF através da nota do Exame Nacional Do Ensino Médio, o ENEM, ou pelo vestibular da instituição. No entanto, muitas delas oferecem suas vagas apenas através dos próprios processos seletivos, por isso é importante ficar atento.

Segundo o Ranking universitário da Folha de São Paulo, as melhores Universidades Federais de 2018 foram:

  • UFRJ do Rio de Janeiro
  • UFMG de Minas Gerais
  • UFRGS do Rio Grande do Sul

Além de fazer o ENEM, se você quiser ingressar numa UF fique atento ao Sistema de Seleção Unificada, o SISU. É nele que você pode se inscrever em qualquer Universidade Federal ou Instituto Federal dependendo da nota que você tirou, e do curso que você escolher.

UF: Unidade de medida

Universidades Federais e Unidades federadas podem ser abreviadas pela sigla UF. Porém, em alguma disciplina da física é possível que você venha a ter contato com uma unidade de medida que é muito semelhante com a sigla falada aqui no texto: a Farad (cujo símbolo é F) é a unidade de capacidade elétrica do sistema internacional de unidades. Ela é batizada dessa forma em homenagem ao cientista Michael Faraday.

A questão é que um farad é grande demais para os circuitos comuns, dessa forma ele sempre é medido em unidades muito menores e uma dessas unidades de medida é o uF, que representa 10-6 farads. Ou seja, uma capacidade elétrica compatível com a dos circuitos comuns.

Nesse texto, tentamos trazer os diversos significados dentro da sigla UF que você pode encontrar no seu dia a dia. Se você gostou de descobrir mais sobre todos esses assuntos, compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam.