Geral

Cultura: todos os significados da palavra

Cultura

Apesar de ser um assunto bastante comum, “cultura” pode ser uma palavra de difícil definição. Isso porque seu significado é bastante amplo e pode ser usado corretamente em muitos aspectos. Compreender os diversos aspectos da cultura exige muita pesquisa, estudo e aprofundamento no tema.

Para saber um pouco mais sobre algumas das definições da palavra, continue a leitura e saiba não apenas o que é cultura em sua definição mais comum, como também algumas das definições menos comuns atreladas à palavra.

O que é cultura?

Para a sociologia, cultura pode ser definida como alguns aspectos ou costumes que unem um determinado grupo de pessoas. Ou seja, a cultura pode ser encontrada em aspectos étnicos, religiosos, econômicos, gastronômicos, entre outros. Portanto, isso quer dizer que a cultura é um aspecto variável que tem o poder de vincular algumas pessoas com algo em comum.

No nosso dia a dia somos constantemente rodeados de diversos aspectos culturais. Cada um ligado a diferentes formas àquilo que definimos como cultura. Um grupo religioso, por exemplo, tem sua própria identidade cultural. Isso sem deixar de fazer parte de diversos outros grupos culturais, como aquele que define sua etnia, nacionalidade, campo de trabalho, etc.

Isto é, cada um de nós pode estar envolvido em diversos grupos culturais sem deixar de pertencer a outros. Quando ouvimos falar em “a cultura punk”, por exemplo, geralmente estão se referindo a um grupo de jovens que aprecia um determinado estilo musical e ideias de anarquia que surgiu na Inglaterra dos anos 70. Este grupo, no entanto, não deixa de fazer parte de outro nicho cultural: o de jovens ingleses. Ao se espalhar pelo mundo, a cultura punk ainda fez parte do dia a dia de jovens de diversas outras nacionalidades, como os brasileiros ou os norte americanos.

Portanto, é importante notar que, ao contrário do que o pensamento popular pode fazer parecer, cultura não é apenas aquilo que, para alguns, parece erudito. Tudo aquilo que caracteriza de alguma forma um grupo de pessoas, pode ser considerado um produto cultural. A música clássica, por exemplo, é tão cultura quanto um baile funk.

No entanto, a palavra pode ter ainda muitos outros significados em outros campos. E tentaremos abordar a maior parte deles neste texto.

Cultura

Um modo de vida

Cultura pode, ainda, ser considerado um modo de vida – mesmo que este possa variar em diversos âmbitos de pessoa para pessoa. É um aspecto cultural do povo brasileiro, por exemplo, viver na casa dos pais ainda durante a vida adulta.

Já na América do Norte, não é incomum que os filhos se mudem para longe dos pais ainda no início da vida adulta. E o fato de não fazer, pode gerar estranhamento em muita gente.

A forma como vemos instituições como o trabalho ou a escola podem, também, ser muito influenciados pelos aspectos culturais. E uma das coisas mais interessantes é que muitas formas de cultura acabam se entrelaçando de formas diferentes nas vidas das pessoas de forma única. Afinal, não temos todos as mesmas exatas relações com o mundo. Por isso, é muito raro – e quase impossível – que duas pessoas tenham exatamente todas as mesmas referências culturais.

Canal

A TV Cultura foi fundada na cidade de São Paulo em setembro de 1960. Poucos anos mais tarde, passou a fazer parte da Fundação Padre Anchieta, um conglomerado educacional mantido pelas maiores universidades públicas e particulares do país.

Apesar de diversas crises ao longo de sua história, a TV Cultura foi responsável por alguns dos programas educacionais mais importantes da história da TV Brasileira como Rá-Tim-Bum, Roda Viva, ,Mundo da Lua, Castelo Rá-Tim-Bum, Programa Livre, entre outros.

Livraria

Em 1947, em São Paulo, Eva Herz iniciou um empreendimento que consistia no aluguel de livros na sala da própria casa, situada na icônica Rua Augusta. Após fugir da Alemanha nazista, ela tentava encontrar formas de complementar a renda na capital paulista.

Ao longo dos anos, a ideia foi ampliada. Ao longo dos anos, ela passou a também vender livros e logo este se tornou o principal meio de renda da loja. Logo, a livraria Cultura se tornaria uma das mais icônicas da cidade de São Paulo. Sua sede na Avenida Paulista é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo e atualmente a Cultura tem lojas espalhadas por diversos estados brasileiros.

Além das livrarias, o grupo ainda mantém o teatro Eva Herz, que leva este nome em homenagem à fundadora da Cultura.

Cultura

Biologia

No ponto de vista biológico, cultura pode ter um significado completamente  diferente. “Cultura” é como se define a forma de cultivar e manter alguns microorganismos em laboratório.Para tanto, é necessário um recipiente propício e nutrientes corretos. Assim, tecidos vivos, células e outros materiais podem ser cultivados e mantidos vivos.

Há, ainda, a necessidade de manter esse material livre de outros microorganismos, para que eles possam ser mantidos e desenvolvidos sem nenhuma influência externa. Apenas dessa forma a cultura será considerada pura.

Por meio deste tipo de processo, é possível manter diversos tipos de microorganismos para estudo, testes ou conservação.

Há ainda a cultura pura o axênica. Estas são células genéticas de morfologia idêntica para a análise do crescimento de colônias.

Agricultura

Na agricultura, cultura pode se referir a todo o processo que envolve o plantio. Isto é, desde o preparo da terra, a lavra e o cultivo das plantações.

Portanto, na agricultura, “cultura” pode significar o simples preparo de uma palntação e os cuidados com esta.

Animais

Cultura também é o termo utilizado por alguns para se referir à criação de animais. Portanto, o ato de criar gado, aves, peixes, entre outros, pode também ser referido como “cultura”.

O termo, no entanto, é geralmente utilizado para animais de criação que de alguma forma servem para o consumo humano. Ou seja, animais de estimação, animais exóticos e animais selvagens não são usualmente incluídos no termo de “cultura”.

Considerações Finais

Como é possível notar, o contexto e a forma como a palavra é utilizada pode mudar completamente o significado de “cultura” dentro de um texto. Portanto, é muito importante ler com atenção e tentar situar qual é aquele que se encaixa melhor dentro do contexto aplicado.

Na maior parte das vezes, em textos comuns, “cultura” se refere mais ao aspecto sociológico ou biológico. No entanto, vale a pena sempre revisar com cuidado o contexto para não perder o real significado da palavra e, consequentemente, de todo o intuito dele. Afinal, “cultura” acaba tendo uma grande nuance de significados e apontar o correto dentro do assunto abordado é essencial para a compreensão de um texto.