Uncategorized

“Puxa saco”: entenda tudo sobre o termo

Se todos os nossos relacionamentos sociais precisam ser saudáveis para uma melhora da nossa qualidade de vida, já imaginou quem precisa conviver com uma pessoa puxa saco? Afinal, toda pessoa desagradável chega a prejudicar —e muito— ambientes como círculos de amigos, familiares e, claro, os espaços corporativos.

Claro que esse é o foco principal do nosso artigo: o puxa saco profissional. Isso por que fica difícil lidar com a pressão nas empresas e com a presença desse tipo de pessoa ao mesmo tempo, pois a exigência de alto desempenho nas atividades diárias e clima pesado ninguém merece.

E então, você conhece, convive ou já ouviu falar do termo “puxa saco”? Neste artigo, vamos abordar vários pontos sobre essa expressão pejorativa, desde sua definição, significados, exemplos e até ajudar quem quer identificar ou tentar subir na vida sendo um!

Origem da expressão

Dentro dos dicionários da língua portuguesa, a expressão “puxa saco” é classificada como tanto como um adjetivo quanto um substantivo e apresenta sua flexão como “puxa sacos”. Para o emprego em sentido pejorativo e seus sinônimos, ela pode significar termos e vocábulos como:

  • Subserviente;
  • Bajulador;
  • Baba-ovo;
  • Adulador.

De origem militar, a expressão remonta às épocas em que os oficiais viajavam e acomodavam os uniformes em sacos. Como rotina, havia sempre um soldado subalterno designado para acomodar e carregar essas roupas e uniformes, resultando no termo atual “puxa saco”.

A definição e exemplos

Como perfil mais destacado, toda pessoa que puxa saco costuma elogiar demais alguém apenas para obter alguma vantagem pessoal. Mas ele não para por aí, pois um puxa saco também ama demonstrar a maior admiração do mundo ao conviver (e trabalhar) com seus superiores, que podem ser diretores, gerentes e até professores.

Isso também significa que o puxa saco não apresenta quase importância alguma dentro de determinada hierarquia. Devido à sua pouca capacidade e competência, ele chega a prestar os favores mais inusitados e eloquentes com frequência apenas visando benefício próprio e, consequentemente, até mesmo o prejuízo a demais pessoas.

Mas nem tudo está perdido neste mundo. Pois saiba que o termo “puxa saco” ainda apresenta uma definição, outro sentido muito mais útil e prestativo. Isso porque a expressão está associada à área do artesanato, mais especificamente a um objeto comumente encontrado em cozinhas.

Produzido de forma caseira, o acessório também conhecido popularmente por “puxa saco” pode ser criado a partir de materiais diversos (como garrafas pet e até crochê), ajudando na organização local e servindo para acomodar desde utensílios, bolsas e objetos descartáveis e até mesmo outros sacos plásticos.

Para referências futuras, na língua inglesa podemos traduzir a expressão “puxa saco” para definir os seguintes vocábulos:

  • Toady;
  • Apple-polisher;
  • Sycophant;
  • Bootlicker.

Exemplos com a expressão “puxa saco”

Pois é, se existem inúmeras ocasiões para encontrar um puxa saco (mesmo que seja na cozinha), os exemplos podem ser bem variados. E, se você tem ou teve que aturar alguém com essa incrível qualidade, aproveite e vá à forra com essa coleção de sentenças populares. Confira abaixo se você já ouviu alguma dessas frases.

  • Aquele que puxa saco pode puxar de tudo, inclusive seu tapete;
  • Todo puxa saco é como carvão, pois se ele não te sujar, vai te queimar;
  • Minha prima ganhou um aumento depois que virou puxa saco do gerente;
  • Ele só tira as melhores notas por que é o maior puxa saco do colégio;
  • Havia um caminhão cheio de puxa-sacos seguindo a comitiva do prefeito;
  • Na semana do seu aniversário, Luizinho vira o maior puxa saco apenas para ganhar mais presentes.

Dicas para subir na vida como um puxa saco

Para quem acha que não consegue viver pendurado numa cozinha e cheio de tranqueiras, estamos trazendo uma pequena lista com dicas para você desistir de ser competente e subir na vida seguintes os passos para se tornar um puxa saco mestre.

Concorde com tudo

Essa é a palavra da sua vida. Use “concordo” em resposta a qualquer frase que você ouvir, e pronto. Se preferir dar um upgrade, adicione aquele sinalzinho de aprovação com sua cabeça e feche com um sorrisão para tudo que falarem. Afinal, o puxa saco profissional é isento de opiniões pessoais, a não ser a do próprio chefe.

Bajule geral

Saia do escritório e mire em outras pessoas para bajular. Do chefe às amizades do bairro, você vai garantir atenção redobrada e muito mais gente para dar o que você quer. Para fechar esta dica, seja sempre uma pessoa solidária, ajude a todos e sirva sempre aquele sorriso para a vida.

Isso garante que tudo e todos vão perceber a sua felicidade plena em ser um perfeito puxa saco, ainda mais em eventos sociais, eventos e datas comemorativas no trabalho.

Chegue cedo na empresa

Jamais. Nunca. Nem ouse chegar na sua empresa após o chefe. Assim, estando presente antes de todos você pode preparar o local para agradar a gregos e troianos. Nem precisávamos citar a dica de você também tem que sair apenas em último lugar. Se puder, como bônus, dê um jeito de arrumar a chave.

Submissão total

Antes de puxar o tapete de alguém, você precisa agir como um, pois ser submisso pode ser a única chave para o sucesso de todo puxa saco profissional. Assim, seja um servo leal a todos e pense apenas numa missão: servir.

Como dica valiosa, faça o que o chefe mandar ou até mesmo imaginar, como fazer aqueles inúmeros favores pessoais, organizar compromissos e confraternização e até representar a firma em encontros e reunião entediantes.

Com aquela gratidão, sem cara feia nem reclamações, mostre para os invejosos que você é o maior puxa saco e está sempre de olho no futuro. Ou plano de carreira.

Opine sobre tudo

Ninguém perguntou, mas mostre que você já pensou em tudo. Se o chefe não está precisando de nadinha, prove que suas ideias são importantes e que ele precisa de sua assessoria dispensável apenas para provar que você existe e sua vida depende disso.

Como consequência, você até pode ganhar alguma consideração ao ouvir algo como a única pessoa que deu um ponto de vista diferente, mesmo que o trabalho não renda um agradecimento.

Sabe de nada, inocente?

Você pode ser um zero à esquerda, mas caso tenha uma ideia brilhante, não tome o crédito para si mesmo jamais. Sempre dê um jeitinho de dar os méritos para seus superiores. Sabe aquela frase sobre não decepcionar e coisa e tal?