Expressões em francês

Qual o significado de gestão?

O termo gestão vem sendo utilizado com alguma frequência atualmente, inserido em vários contextos. Vamos entender um pouco melhor o que ele significa e qual a sua função?

Gestão: palavra na moda

O termo gestão está na moda. Vem sendo utilizado com bastante recorrência, significando uma espécie de administração, por assim dizer. O gestor é aquele que lida com várias atribuições ao mesmo tempo, exercendo liderança e trabalhando em prol de um coletivo, que tende a seguir as suas regras.

Toda empresa precisa de gestão, de uma gestão de qualidade, para que os resultados apareçam. Na verdade, qualquer organização precisa de uma gestão adequada, utilizando-se dos fundamentos básicos da administração, que são o planejamento, a organização, a direção e o controle.

A gestão tende a ser exercida, a princípio, por um gestor. Este é o responsável direto pelos resultados apresentados. A gestão, nesse sentido, significa realmente administração.

Apesar de a gestão ser responsabilidade de um gestor, não é apenas responsabilidade deste. Comenta-se muito, atualmente, que o papel da gestão é de todos os colaboradores da organização, não apenas do gestor. O papel do gestor é apenas fazer uma espécie de direção das funções, agindo como um gestor de pessoas e um catalisador de recursos.

Origem na França

Originária do latim gestione, a palavra gestão traz para a lembrança o francês Fayol. Foi dele o papel de criar a teoria da gestão administrativa, que fez uma série de mudanças e inovações nos conceitos gerais de administração.

As organizações passaram a contar com gestão administrativa, gestão financeira, gestão comercial, gestão de produção, dentre outras. O objetivo era fazer com que cada setor da organização apresentasse eficiência e grandes resultados.

Ao longo do século XX, a gestão foi se desenvolvendo e se modernizando. Atualmente, pode-se dizer que um gestor deve ser muito hábil no relacionamento com as pessoas, compreendendo adequadamente quais fatores humanos podem influenciar em seu desempenho em um ambiente de trabalho.

Subdivisões múltiplas

Além da gestão de pessoas, muito em evidência atualmente, existem diversas outras gestões que são capazes de causar impacto em uma organização. Pode-se dizer que todo setor de uma organização – seja ela uma empresa, seja uma igreja, um time de futebol, enfim, qualquer conjunto de pessoas destinadas a realizar um mesmo fim e a ser tratado como uma instituição – precisa contar com uma gestão específica e apropriada para buscar resultados expressivos.

Fala-se muito em gestão de projetos, gestão de processos, dentre outras, as quais serão explicadas ao longo do texto.

Gestão de pessoas

Atualmente em maior evidência, a gestão de pessoas é um elemento chave no trabalho de um gestor e no refinamento dos resultados de qualquer organização. A prioridade de uma gestão de pessoas adequada está no papel do gestor para compreender corretamente como cada pessoa deve ser tratada, assimilando as responsabilidades de cada uma e dando o suporte necessário.

Gestão de processos

A gestão de processos envolve uma série de atividades que organizam, administram e coordenam os processos em uma empresa ou organização. Qualquer organização realiza processos a todo momento, a todo tempo. Desta forma, se faz necessário um trabalho que adeque e posicione corretamente cada conjunto de atividades.

Gestão por processos

A gestão por processos, apesar de ter um nome parecido, trata de uma temática bastante distinta da gestão de processos. A gestão por processos é uma forma de atuar da organização, com base em uma maximização da eficiência. O principal objetivo da gestão por processos é oferecer para o cliente o melhor resultado possível, o melhor produto, a melhor saída, o melhor serviço.

Desta forma, a empresa se organiza para poder fazer um trabalho de horizontalização, de modo a diminuir a quantidade de departamentos e setores e facilitar a integração entre os mesmos. O objetivo é evitar situações nas quais determinado setor não se conecte com os resultados da empresa.

Atualmente, são utilizadas várias técnicas e ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de uma organização com base na gestão por processos. O principal caso é a matriz BPM, que facilita o mapeamento de processos e lida melhor com os seus resultados.

Por que é importante a gestão?

Popularmente, ouve-se falar com muita frequência que um serviço inadequado carece de gestão. Isso é bastante comum de se ouvir, principalmente no serviço público. O papel do gestor em uma organização, seja pública ou privada, é melhorar a qualidade do serviço, oferecer um produto de qualidade, desenvolver projetos e estabelecer uma boa relação entre os funcionários e colaboradores da organização.

A gestão é importante para evitar um ambiente desorganizado, sem direção, sem rumo. A administração de uma organização é decisiva para o sucesso de uma empresa ou de uma organização como um todo. Desta forma, a gestão exerce um papel fundamental.

Ser um bom gestor significa saber o momento certo de agir, abordando situações nas quais o seu envolvimento com o dia-a-dia da empresa seja o mais preciso e adequado possível.

Compreender o papel da gestão é uma das maiores tendências do século XXI. Isso acontece porque existe uma dúvida bastante recorrente, sobre qual papel será desenvolvido pelo gestor de pessoas. Existem várias teorias que abordam esse tema, cada uma delas defendendo seu ponto de vista. As teorias clássicas são aquelas que apontam para um gestor mais focado na eficiência, sem levar em consideração fatores humanos.

Por sua vez, as teorias mais modernas encaram a gestão de uma forma mais descentralizada, incentivando o papel dos colaboradores, fazendo com que todos se sintam integrados a organização e estimulando esse tipo de envolvimento.

A gestão corresponde a uma participação necessária de várias pessoas, com o fim de administrar, organizar, direcionar e controlar os resultados apresentados. Sem uma gestão de qualidade, não há organização que funcione.

Saber compreender que a gestão possibilita a maximização de recursos e a obtenção de grandes resultados é um papel de todos, não apenas do gestor. Essa compreensão facilita a organização da empresa e a adequação de todos à cultura organizacional estabelecida.

E então, gostou do texto? Mesmo? Então confira outras definições, como STF e unicórnio.