Expressões em francês Geral

O que é rapport? Significado e como criar

Rapport é um conceito proveniente da psicologia que define o ato criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa.

Rapport é uma palavra de origem francesa, rapporter, que traduzida para o português, significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”.

Veja também – Austeridade

Teoricamente, o rapport acontece quando há uma sensação de ligação ou sincronização com duas ou mais pessoas. A técnica inclui três componentes comportamentais: atenção mútua, positividade mútua e coordenação.

Segundo Anthony Robbins, “rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele”. 

Em outras palavras, o rapport acontece quando você está em sintonia com a outra pessoa, quando suas ideias se completam. Esse fenômenos, que por vezes são tidos como sobrenaturais, não é nada mais nada menos que um conceito bastante explorado pela psicologia.

Sendo assim, o rapport é muito bem explorado no ramo empresarial também. É extremamente importante que haja uma ligação entre os funcionários que prestam serviços para uma empresa, e também da empresa para com os clientes.

“Rapport é um pré-requisito para uma comunicação bem-sucedida na sua agência, seja em um aconselhamento, em uma venda, em questões pessoais ou na vida profissional. Funciona em qualquer lugar e com qualquer um.”

Digamos, então, que no âmbito de vendas, o rapport precisa ser bem sucedido, uma vez que estabelecendo uma ligação de confiança e respeito com o cliente, o seu produto é vendido com maior facilidade. Por esse motivo, o rapport é conhecido por muitos como a arma secreta da persuasão.

Mas, veja bem, não há como estabelecer um rapport de maneira forçada. O rapport precisa fluir naturalmente, já que se trata de uma ligação que envolve empatia, respeito e confiança.  Veja mais abaixo as principais técnicas que auxiliam na hora de estabelecer essa relação.

Como criar rapport com o cliente?

Como já foi dito, o rapport é uma excelente técnica que pode ser usada no ramo empresarial, tanto interna quanto externamente.

Para comandar uma empresa, é preciso haver uma relação de confiança e respeito entre os setores, para que tudo funcione direito. E, para que haja sucesso externo da empresa, é necessário que os responsáveis por esta parte saibam encantar os alvos, ou melhor, saibam persuadir seus clientes.

Para isso, é preciso que algumas técnicas sejam executadas. A mais conhecida é a do espelhamento, onde uma pessoa imita alguns elementos da linguagem corporal da outra (como a postura, gestos, expressões faciais, respiração, etc). Mas tome cuidado, pois esta é uma etapa que precisa ser feita com bastante cautela, um passo por vez, pois, ao contrário disso, a pessoa pode sentir que está sendo alvo de deboche ou que há algo errado acontecendo no diálogo.

Outra forma de se adequar ao diálogo e se conectar com o outro, é perceber interesses em comum, a fim de estabelecer um sentido de camaradagem e confiança.

Há também a técnica da reciprocidade, que é o ato de oferecer benefícios ao outro sem esperar muito em troca. Isso é mais comum que seja utilizado em relações interpessoais mais íntimas, como amizades.

O que é um rapport PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma ciência que estuda a mente humana e explica que esta pode ser usada para reprogramar condutas indesejadas. Deste modo, o rapport é uma vertente da PNL, já que tem a ver com as formas de comunicação e persuasão.

O rapport é também conhecido como técnica de sedução, já que em um relacionamento você precisa estabelecer ou tentar estabelecer uma conexão com a outra pessoa envolvida.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice