Língua Portuguesa

Reciprocidade: conceito, sinônimos e definição. Entenda!

O que significa reciprocidade

Reciprocidade é a característica daquilo que é recíproco, ou seja, daquilo que possui mutualidade ou que é dado com a mesma intenção que foi recebido, como a famosa frase “gentileza gera gentileza”, por exemplo.

Em outras palavras, é o mesmo que dar e receber.

Veja também – Significado de boçal

Ainda exemplificando o conceito da palavra, imaginemos um jovem casal de namorados que se amam completamente e da mesma maneira. A esse relacionamento onde o namorado ama a namorada e da mesma forma a namorada ama o namorado, damos o nome de recíproco. Dessa forma podemos dizer que nesse relacionamento há reciprocidade.

De acordo com a psicologia e com a sociologia, o conceito da reciprocidade é muito importante para um desenvolvimento social saudável, pois é através dessa mutualidade que há o surgimento da moral, do respeito e das demais normas sociais.

Essa conceituação é tão necessária, que até mesmo entre alguns animas irracionais ela existe.

A reciprocidade está presente em todos os tipos de cultura, ideologias, religiões e assim como dito acima, é o ingrediente chave para criação de relacionamentos sociais.

No âmbito diplomático, se não há relação de reciprocidade entre países, até mesmo conflitos armados podem acontecer. Mas quando há esse relacionamento recíproco, alianças são feitas, vantagens são criadas e direitos são gerados.

Em resumo, o significado da palavra pode estar entrelaçado tanto em amar e ser amado, por exemplo, quanto a uma ação, como em compras e vendas.

Reciprocidade no amor

Quando pensamos em amor, a primeira coisa que vem a cabeça é o relacionamento amoroso entre namorados e casados, por exemplo.

No entanto, o amor está presente em vários tipos de relações sociais, tais como: dentro de um círculo de amizade, dentro de um círculo familiar, religioso, etc.

Dessa forma, para que esse tipo de relacionamento flua bem, é necessário que haja reciprocidade, pois precisamos ser capazes de retribuir de igual maneira um amor que nos é dado. Quando não conseguimos dar da forma que recebemos, corremos o risco de perder alguém querido.

Sendo assim, em todo tipo de relação é necessário que haja essa demonstração reciproca tanto nas ações quanto nas palavras, pois se um amigo corre para te socorrer sempre que você precisa, mas você não faz o mesmo por ele, nessa relação não há reciprocidade.

Reciprocidade sinônimos

São considerados sinônimos de reciprocidade as seguintes palavras:

  • Mutualidade, retorno, reciproca, correlação, solidariedade, etc.

Reciprocidade frases

  • No nosso relacionamento não há reciprocidade. Portanto, não prosseguirei mais ao seu lado.
  • É preciso haver reciprocidade para que todos se sintam amados.
  • Permaneça apenas onde houver reciprocidade.
  • Reciprocidade é o segredo para que tudo dê certo

Artigos relacionados:

About the author

Jessica