Geral

Significado de resiliência: saiba mais sobre a definição e conceito dessa palavra

O que é?

Resiliência significa voltar ao estado normal, depois de alguma deformação, choque, situação fora do comum ou crítica. Dentro da psicologia, trata-se da capacidade de um indivíduo de adaptar-se à mudanças, lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações diversas sem entrar em surto emocional, psicológico ou físico, buscando soluções estratégicas para enfrentá-los.

Definição

  • Origem: Do latim “resiliens”, particípio passado de “resilire, que quer dizer “pular devolta”, “ricochetear”.
  • Sinônimos: Recuperação, superação, força, resistência, inatacabilidade, invulnerabilidade, estoicismo.
  • Antônimos: Comodismo, suscetível, fraqueza, vulnerabilidade, fragilidade, conformismo.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Entenda mais sobre o que significa resiliência…

A palavra resiliência é bastante usada nas áreas de psicologia, física, administração, ecologia administração e diz repeito à capacidade de voltar ao estado normal, após alguma deformação, choque, situação fora do comum ou crítica.

No caso da ecologia, o conceito de resiliência ficou conhecido desde de 1970, graças ao trabalho do ecologista canadiano C. S. Holling, e está relacionado à predisposição de um determinado sistema que consegue recuperar o equilíbrio depois de ter passado por alguma perturbação. Em poucas palavras, trata-se da capacidade de restauração de um sistema.

Já dentro da psicologia, a resiliência é considerada como a capacidade de uma pessoa de vender obstáculos, lidar com seus próprios problemas e não ceder à pressão, seja qual for a situação. Ao contrário disso, um indivíduo resiliente é aquele que busca soluções estratégicas para resolver as mais diferentes situações e consegue tomar uma decisão quando visualiza a chance de uma atitude correta no momento certo, sem temer o que esta possa ocasionar. Neste sentido, a resiliência no ramo da psicologia demonstra se um indivíduo sabe ou não funcionar bem sob pressão.

Enquanto isso, na área de administração, o conceito de resiliência está ligado aos processos de gestão de mudanças. Sendo assim, as pessoas que trabalham nas organizações devem manter um equilíbrio emocional, principalmente para conseguir lidar com os problemas relacionados ao trabalho, quando as situações não acontecem do modo desejado. Ainda, a resiliência dentro desse quesito diz respeito à capacidade de um indivíduo tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto organizacional.

Por último, dentro da física, a resiliência – ou resilência, como também é chamada neste ramo – se trata da propriedade dos materiais que conseguem acumular energias quando submetidos à situações de estresse, como rupturas, por exemplo. Na prática, após um momento de tensão, esses materiais podem ou não ser danificados e, em caso positivo, mantêm a capacidade de voltarem ao seu estado normal.

Além disso, ainda na área da física, a resiliência consiste na resistência que esses mesmos materiais apresentam quando expostos a uma percussão ou choque. Neste caso, ela é medida a partir de um instrumento chamado pêndulo Charpy, em quilogrâmetros por centímetro quadrado (kgm/cm2). Para medir a resiliência de um material, no pêndulo, a massa pesada cai sobre uma proveta de dimensões padronizadas, causando a sua ruptura e, com isso, registrando a energia que foi absorvida.

Como é uma pessoa resiliente?

Indivíduos com capacidade de resiliência possuem algumas características positivas e comuns entre si ao lidar com problemas e situações diversas no dia a dia, tais como:

  • Confiança em si próprio;
  • Rápida tomada de ação;
  • Adaptação;
  • Mais força e certeza de que será capaz de lidar com as consequências de suas escolhas;
  • Menor vulnerabilidade ao medo de errar;
  • Criatividade.

Como desenvolver a resiliência?

É claro que a maioria das pessoas resilientes tem essa capacidade naturalmente, por tê-la desenvolvido primeiro e mais rápido ao longo dos anos, mesmo que de maneira inconsciente. Mas isso não significa que você também não possa aprender a ter excelência nisso, tornando-se uma pessoa com forte habilidade de resiliência e um ser exemplar ao resolver os seus problemas.

Afinal, quem é capaz de controlar as emoções mais facilmente consegue superar as dificuldades de forma mais eficiente e rápida, resultando em mais harmonia e equilíbrio na vida. Veja algumas dicas de como conseguir se tornar uma pessoa resiliente:

Tenha autocontrole: Comece a controlar o comportamento de maneira flexível, bem como seu temperamento, determinação nos projetos e no impulso de agir.

Treine a sua atenção e foco: Observe os seus pensamentos. Já identificou para onde vai a sua energia na hora de resolver alguma coisa? Você realmente está visualizando o problema e a resolução para ele?

Compreenda o outro: Desenvolva a sua empatia com as pessoas a sua volta. Aprender a colocar-se no lugar do outro ajuda a estabelecer vínculos sociais.

Veja também:O que significa empatia?

Seja criativo: Faça com que as suas escolhas sejam livres de repetições passadas e negativas. Lembre-se que você não precisa ficar para sempre preso no padrão de resposta que não te agrada.

Seja positivo: Exercite a atitude de acreditar sempre que as coisas vão melhorar e siga nessa direção. Jamais espere o futuro trazer as respostas. Em vez disso, utilize o seu presente para construir aquilo que você quer e depende de você.

Potencialize o poder de análise: Analise a situação como um todo, os pontos específicos, a tomada de decisão e a ação. Esteja apto a entender os problemas, a gravidade deles, o impacto, a consequência e enxergue quais serão as estratégias de solução.

Supere-se: Você tem algo que limite o seu sucesso, como insegurança, medo ou ansiedade? Então, procure ajuda e cure-se para conseguir resolver as suas questões e conseguir viver em equilíbrio e bem-estar.

Pratique o conceito 1/3:

  • 1/3 depende do outro
  • 1/3 depende de você
  • 1/3 depende do acaso.

O primeiro passo é ter a certeza de que fez o seu 1/3 com sucesso, ou seja, tenha certeza de que sua parte foi executada da melhor maneira possível e, se tiver algo que não dependa somente de você, saiba encontrar ajuda e orientação necessária para resolver.

E aí? Gostou de saber sobre o significado de resiliência? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também entendam o conceito e definição dessa palavra…

Até a próxima!

Leave a Comment