Expressões em francês Geral

Déjà vu: O que é? Como surge? Saiba mais!

O que é Déjà vu

Déjà vu’ é um termo francês que significa “já vivido” ou “já visto”.

É muito comum utilizarmos o vocábulo para tentarmos descrever uma situação que acreditamos já termos vivido antes, mesmo sem ela ter de fato acontecido. No entanto, esse pressentimento tem uma explicação: trata-se apenas de uma reação do nosso psicológico que ao enviar uma mensagem para o cérebro, nos faz sentir um tipo de sensação de que já estivemos ou já vivemos determinada situação, mesmo sem nunca termos visto algo, alguém ou algum lugar antes.

Veja também – Significado de Habib’s

Déjà vu, portanto, é caracterizado como um pressentimento esporádico que surge quando observamos, falamos ou fazemos algo que temos a impressão de já termos visto antes. É como se fosse um remake de algo que já vivemos, mas sem nunca termos vivido de fato.

Apesar de parecer coisa de outro mundo, especialistas afirmam que essa sensação causada pelo déjà vu é, na verdade, um problema causado pelo cérebro, como uma falha, por exemplo.

O que acontece é o seguinte, o nosso cérebro tem a capacidade de guardar diversas memórias, tais como: imediata, médio prazo, longo prazo, etc. A memória de longo prazo é, como o nome diz, algo que dura muito tempo, como anos ou meses. A memória de médio prazo é aquela que fica durante um tempo considerável e depois é esquecida. Já a memória imediata é aquela que mesmo que você repita várias vezes, ela rapidamente sai da cabeça.

Portanto, em algumas situações em que o nosso cérebro faz uma pequena confusão com as memórias, algo diferente acontece, confira:

Em todo tempo estamos criando memórias no presente, mas em alguns momentos o cérebro buga e as memórias que deveriam ficar em ‘memorias imediatas’ são mandadas para ‘memorias de longo prazo’ e então temos a sensação de já termos visto aquilo antes, daí surge o déjà vu.

Deja vu filme

O filme ‘Deja vu’ conta a história de um agente federal que é designado para investigar uma explosão misteriosa que aconteceu em uma balsa. No entanto, quanto mais ele investiga, mais ele começa a ter visões que parecem algo além de ilusões.

Porém, de uma hora para outra ele começa a viajar no tempo e usa isso para evitar o terrível acidente que deixaria dezenas de mortos.

Confira o trailer do filme aqui.

Dejavu banda

Dejavu foi uma banda brasileira que fez muito sucesso no ano de 2008. Tratava-se de um grupo classificado como ‘tecno melody’ que surgiu na cidade de Capim -Grosso, Bahia.

A banda era composta por: Geadson (cantor e idealizador da banda), Nadila (cantora) e pelo DJ Juninho Portugal, que juntos conquistaram muitos fãs pelo Brasil, em especial no Nordeste.

Em 2010, no entanto, a banda sofreu um baque muito grande com a saída de dois dos três membros e, mesmo após a contratação de novos integrantes, o grupo nunca mais foi o mesmo.

Deja vu música

Confira algumas das músicas mais procuradas na internet com o tema ‘deja vu’:

Deja vu- Pitty

Deja vu- Beyonce

Deja vu- Shakira

Deja vu- Livinho

Artigos relacionados:

About the author

Jessica