Expressões em francês

O que quer dizer bonjour? Tradução e significado

Bonjour significado

Bonjour! Há muitas maneiras de dizer “olá” em saudações francesas, e em muitas vezes essa saudação também pode ser muito mais do que um simples “olá”.

Se você perguntar ao seu professor de idiomas ou ainda jogar no Google “como você diz olá em francês?”, eles quase que certamente responderão com bonjour. Literalmente essa palavra significa “bom dia”, e é de longe a saudação francesa mais conhecida.

A coisa boa sobre bonjour é que é o mais seguro e educado de todos os cumprimentos em francês. Você pode usá-lo em qualquer situação, independentemente do nível de formalidade. Afinal, quem não gosta de ter um bom dia?

Definição da palavra bonjour

Segundo o dicionário a definição de bonjour é uma saudação em francês que significa olá. Um exemplo de bonjour é o que você diz em saudação quando vê um amigo pela primeira vez.

Origem do bonjour: francês;

Verbo na terceira pessoa singular. No presente se conjuga bonjours, já no presente do particípio bonjouring, no passado e no passado particípio bonjoured.

Maneiras de utilizar o bonjour

Ao saudar um estranho, você deve fazer contato visual e dizer bonjour, madame/monsieur;

Simplesmente dizer bonjour é apropriado quando você passa alguém na rua ou em um caminho a pé, mas quando você entra em uma loja ou restaurante, um título é necessário.

A palavra mais importante na França

A palavra bonjour pode ser a palavra mais importante da língua francesa. As regras não definidas, mas essenciais, da cortesia francesa e da etiqueta conversacional fazem com que esse seja o termo mais repetido durante o dia a dia na vida cotidiana francesa.

A França é o país mais visitado do mundo, com 84 milhões de visitantes por ano. O que os turistas não percebem é que a França possui uma cultura muito única, com códigos totalmente diferentes de diversos outros países, e se você quer se comunicar bem com os franceses, precisa de uma compreensão básica deles.

Sempre diga bonjour. Sempre, seja lá quando e onde for, sempre diga bonjour. Na padaria, no elevador ou em salas de espera. Você nunca vai exagerar ao dizer bonjour para outras pessoas e quando você pensa que já falou demais, provavelmente está dizendo apenas o suficiente.

Então, se você acha que dizer “excusez moi” para um assistente de loja é o suficiente para levá-los a responder civilizadamente para você, então pense novamente. Basicamente, todo tipo de interação com os franceses têm que começar com um sincero bonjour. É assim que você “anuncia” que quer falar com os franceses. Você não pode apenas sorrir e começar a falar com os franceses, ou até dizer “me desculpe” e começar a falar.

Dizer bonjour também pode significar: “Estou entrando em seu território”. É bem capaz que ao entrar em um ônibus, sem dizer bonjour para o motorista, mesmo que esteja com pressa, você seja encarado com um mal educado. Então em caso de dúvida, apenas diga bonjour. Melhor não arriscar e ser visto como um turista mal élevé.

Bonjour significado

Outros modos de saudação que são muito utilizados

Bonsoir “Boa noite”

Da mesma maneira que o bonjour, saudar alguém com bonsoir é seguro e educado. A única coisa que importa é a hora do dia, já que esse termo refere-se a “boa noite”, então use-o apenas na hora apropriada.

Salut! – “Oi!”

Outra saudação extremamente comum, salut é a prima mais jovem e descontraída do bonjour. Você pode dizer isso para seus amigos e familiares em situações informais. Você provavelmente não diria isso ao seu chefe.

Salut pode significar “tchau” e “olá”. É uma maneira comum de encerrar um telefonema com alguém que você conhece bem e tem muita intimidade.

Ça va? – “Como tá indo?”

Cava? É difícil traduzir literalmente. A melhor aproximação seria algo como “vai?”. É uma maneira extremamente comum de dizer “como você está?” Ou “como está indo?”. Então, para dizer “olá, como vai você?” em francês, simplesmente diga bonjour, ça va? ou salut, ça va?

Se alguém diz isso para você, você pode responder com ça va bien (“está indo bem”) ou tout va bien (“tudo está indo bem”). Em Quebec, no Canadá, muitas vezes você ouvirá “não ruim” como a resposta: pas pire, que literalmente significa “não pior”.

Quoi de neuf? – “O que há de novo?”

Quoi de neuf? literalmente significa “o que há de novo?” É como dizer “o que está acontecendo?” e é uma expressão para ser usada apenas em situações de informalidade.

Você também pode dizer “quoi de beau?”, que quer dizer “o que é bonito?”, que é basicamente o mesmo que dizer quoi de neuf?

Curiosidade: na versão francesa do desenho animado Looney Tunes, o personagem Pernalonga diz “quoi de neuf, docteur” em vez de “o que é que há velinho?”.

Bonjour significado

Coucou – “Hey!”

Se você quiser saber como dizer olá em francês, você deve saber sobre coucou. Literalmente significa “cuco”, como no pássaro, mas você pode usá-lo como uma saudação ou chamar a atenção de alguém, como dizer “ei!” em português.

Coucou é mais comumente usado por ou para crianças. Seria um pouco estranho para um adulto dizer isso para outro adulto, especialmente em uma situação formal.

Allô? – “Olá?”

Rápido: como você escreve “olá” em francês? Dessa vez não estamos falando sobre a ortografia de bonjour ou salut. Literalmente quero dizer a palavra “olá”.

Ao contrário de “olá”, a única vez que uma pessoa francesa diz allô é quando está no telefone. Geralmente é dito em tom crescente como uma pergunta, quando você não tem certeza se a outra pessoa está no outro lado da linha (por exemplo, se você acha que a conexão pode ter sido descartada).

Excusez-moi? – “Desculpe”

Excusez-moi é o jeito educado em francês para chamar a atenção de alguém. Você também pode chamar a atenção de alguém com s’il vous-plait – “por favor”.

Enchanté (e) – “Prazer em conhecê-lo”

Depois de cumprimentar alguém em francês com bonjour ou salut e ambos fizerem suas apresentações, você poderá dizer enchanté (e), que significa “prazer em conhecê-lo”.

A tradução literal desta palavra é “encantado” ou “encantada”, você está dizendo que você está feliz em conhecer a outra pessoa.