Geral Língua Portuguesa Religião Uncategorized

Pagão: conceito e definição da palavra. Confira!

Significado de pagão

A palavra pagão tem origem do latim ‘paganus’, que significa ‘aldeão’, sendo, portanto, uma pessoa que vive em uma aldeia. No entanto, no século IV, a igreja católica começou a utilizar o termo para definir as pessoas que ainda adoravam deuses diferentes do deus cristão. A partir disso, a palavra começou a ser usada com o segundo conceito, apesar de ser um conceito completamente pejorativo.

Dessa forma, a palavra ‘pagão’, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, significa aquele que adota qualquer tipo rituais de religiões politeístas.

Veja também – O que é onomatopeia?

Uma pessoa considerada pagã é aquela que tem como vertente o paganismo, termo utilizado para nomear ideologias de crenças em diversos deuses, tais como: animismo, panteísmo, politeísmo e xamanismo.

O que significa pagão de acordo com a bíblia

Como dito acima, o conceito de pagão que entendemos hoje surgiu a partir da visão monoteísta, cujo a crença está em um único deus, o que acontece em religiões cristãs, judaicas e islâmicas, por exemplo.

Conforme a Bíblia, o termo pagão se refere ao ser que não adora ao único e verdadeiro deus, mas sim a falsos deuses enganosos e demoníacos que colocam as pessoas no caminho do pecado.

Outra palavra utilizada para definir uma pessoa que não acredita no único deus, de acordo com a ideologia cristã, é a palavra herege, que diz respeito àqueles que não acreditam nas escrituras sagradas e nas doutrinas impostas por essas religiões monoteístas.

Além disso, atividades também podem ser consideradas pagãs, como é o caso de qualquer festa ou ritual que não esteja relacionada ao deus cristão.

Exemplos muito comuns de festas consideradas pagãs, de acordo com a Bíblia, é o Halloweenn, o dia dos mortos e o carnaval, por exemplo.

Em relação aos muçulmanos e aos judeus, é importante ressaltar que, de acordo com os cristãos, esse povo é considerado infiel e não pagãos, mas esse entendimento se instaurou depois da passagem de Jesus na terra.

pagão

Passagens da Bíblia que falam sobre paganismo

  • Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
    Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.  1 Coríntios 10:19,20
  • No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.
    Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam.
    Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 1 Pedro 4:3-5
  • E trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Romanos 1:23

Pagão bebê

A palavra ‘pagão’ também é utilizada por quem acabou de entrar no mundo da maternidade. No entanto, nesse caso, pagão se refere a um conjuntinho de  três peças de roupa para bebê, que inclui um casaquinho, calça e regata.

Pagão para bebê é um dos conjuntos mais procurados hoje em dia para os pequeninos.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica