Expressões em árabe Religião

Significado de alcorão: saiba o que quer dizer esta palavra

O que é?

Alcorão é o livro sagrado do Islã, a religião dos muçulmanos. Nele, constam os códigos religiosos, morais e políticos seguidos por este povo, conforme a doutrina do profeta Maomé.

Entenda melhor o significado de Alcorão (Corão)

O Alcorão é o livro sagrado da religião islâmica, que funciona como um “manual” que rege a doutrina do povo muçulmano, principalmente entre as seitas sunitas e xiitas. Em outras palavras, o Corão tem para os muçulmanos a mesma função da Bíblia Sagrada para os cristãos.

De acordo com a tradição islâmica, o livro do Alcorão é o registro das palavras exatas reveladas por Deus (Allah ou “Alá”), através do anjo Gabriel, ao profeta Maomé (Muhammad), que o decorou e ditou aos seus companheiros, em meados das primeiras décadas do século VII.

A história é a de que Maomé teria passado 23 anos recebendo revelações de Alá, sendo orientado a memorizar cada palavra dita pelo Altíssimo, já que não sabia escrever.

Depois de receber as revelações, o profeta teria se reunido com os seus companheiros para ditar a eles exatamente o que Alá, seu Deus, teria dito, pedindo para que estes escrevessem tudo em peles de animais, pedaços de ossos e outros materiais rústicos.

Daí, o nome do livro, já que a palavra Alcorão é derivada do termo “Al-qur’ān”, quer dizer “recitar” ou “declamar”.

Veja também:

Significado de Alcorão

Estrutura do Alcorão

O livro sagrado dos muçulmanos é dividido em 114 capítulos, que são denominados “suras”. Estes, por sua vez, são subdivididos em versículos, chamados de “ayat”.

E, ao longo dos últimos 14 séculos, nenhum “sura” foi alterado, o que significa dizer que o texto da doutrina lido atualmente é exatamente igual ao original, ditado pelo profeta Maomé.

Por isso, a figura de Maomé tem tanta importância para o povo muçulmano, a mesma que Jesus Cristo tem dentro do Cristianismo.

Veja também:

Estado Islâmico e o Alcorão

Estima-se que cerca de um quarto da população mundial (7,7 bilhões de habitantes, aproximadamente) siga os preceitos do Corão, em diferentes escalas.

E, ao longo de séculos, o livro sagrado serviu como motivação e inspiração para os povos muçulmanos, que, a partir dele, realizaram grandes conquistas.

No entanto, infelizmente, assim como nas demais doutrinas espalhadas pelo planeta, algumas frentes religiosas passaram a se utilizar das “revelações” do Alcorão para disseminar discursos de ódio, como o Estado Islâmico, grupo terrorista conservador mais conhecido do mundo.

Diferente do que muitas pessoas acham, nem todo muçulmano é terrorista ou faz parte do Estado Islâmico. Os integrantes deste grupo terroristas são fanáticos, que têm a própria interpretação dos textos do Alcorão.

Porém, para os muçulmanos, o termo Alcorão é utilizado para descrever o texto sagrado original escrito em árabe. Quando o texto passa a ser traduzido, a expressão correta passa a ser “Significado do Alcorão”, uma vez que não se tratam das palavras exatas proferidas pelo profeta Maomé, mas sim de uma adaptação.

Gostou de saber mais sobre o significado de Alcorão? Compartilhe esse artigo!

Até a próxima!

About the author