Expressões em árabe

O que é Sheik? Qual seu conceito? Histórias e exemplos

Você já viu algum Sheik por aí? Mas tenho certeza que você já ouviu falar dessa palavra em algum lugar. Seja nos telejornais, em notícias pelo mundo ou em novelas que mostram determinada cultura.

Origem da palavra

A palavra Sheik tem origem Árabe, que traduzida para o português significa “governador” ou “líder religioso”. Contudo, pode ser chamada também de “xeique”, já que fica mais fácil de entender a pronuncia para o português.

É considerado um substantivo masculino, que pode ser descrito através dos sinônimos: sábio, ancião, muçulmano. Sendo assim, como sua origem é árabe, na sua língua ele é descrito da seguinte forma: alshaykh. É considerado como um príncipe, que possui muitas riquezas e poder sobre o seu país.

Outras variações da palavra

Em resumo, os Sheiks de outros países e regiões, possuem uma semelhante função.

Na África Ocidental, especificamente na Argélia, o termo é usado para evidenciar algo que remete à uma obra-prima em formas de cantar. Já no Golfo Pérsico ou Golfo árabe, o termo é usado para indicar quando uma pessoa é bem conhecida, como os políticos e empresários poderosos.

A partir do entendimento da palavra no oriente médio,  que surge o termo utilizado no português “xeique”.

Qual a função de um Sheik

Na cultura árabe, o Sheik é considerado um líder ancião com uma vasta sabedoria e respeito entre seu povo. Desta forma, é visto como um religioso, que é procurado para tirar as dúvidas do povo. Além disso, sua principal função é resolver pendências relacionadas a religião predominante: o Islamismo.

A administração das mesquitas, também é uma função do líder, bem como, é o responsável por celebrar casamentos e organizar as orações. Portanto, o ancião respeitado, possui funções semelhantes a um político, que segue regras disponibilizadas no Alcorão.

O que precisa para se tornar um Sheik

Para se tornar um Sheik, é necessário que seja herdado o título do pai. Entretanto, é indispensável que o intitulado faça estudos com o alcorão, que é um livro sagrado da religião Islã.

Diferente da Bíblia, o Alcorão não reconhece Jesus como filho de Deus, mas sim, apenas como um profeta. Apesar disso, o Alcorão é também uma escrita que revela uma promessa de Deus para o seu povo, que foi dita através de seu transmissor Maomé.

A vida do líder religioso gira em duas funções: casar-se e garantir riquezas para manter sua família.

Quanto tempo o líder fica no poder?

Conforme já informamos, o cargo de líder é herdado de pai para filho, por isso é vitalício.

Porém, isso não impede que ele seja destituído do posto, caso não cumpra com as regras baseadas no Alcorão.

Sobretudo, há também a opção de renúncia por parte do Sheik, porém, ele não perderá o título, apenas não exercerá a função.

Diante disso, o Sheik deverá manter sua conduta de acordo com os costumes da cultura muçulmana.

Quem é o jogador Sheik?

Marcio Passos de Albuquerque, mais conhecido como “Emerson Sheik”, é um jogador de futebol que começou sua carreira no futebol no São Paulo Futebol Clube.

Também naturalizado Catariano (essa é a origem do apelido), jogou as eliminatórias da copa do mundo de 2010 pela Seleção Qatariana de Futebol.

Logo depois, jogou em vários clubes japoneses durante toda a sua carreira, além dos clubes brasileiros.

Do mesmo modo, Emerson Sheik é considerado o jogador que mais ganhou títulos no Campeonato Brasileiro de Futebol.

Ele jogou em três diferentes times, e alcançou os três títulos em períodos consecutivos.

O atacante, é um dos maiores ídolos do time do Corinthians, já que além de conquistar junto com o clube o Brasileirão 2011, ele fez dois gols na Copa Libertadores da América em 2012.

Neste episódio, o jogador garantiu com o time a vitória que proporcionou o primeiro título do Clube na competição.

Todavia, outros grandes times o Sheik passou, dentre eles o Flamengo, Fluminense, Botafogo e Ponte Preta.

Hoje, Emerson se aposentou do futebol para se tornar gerente no Time que possui um carinho enorme, O Corinthians.

The sheik: O Filme

O Sheik é um romance escrito pela britânica Edith Maude Hull, que serviu de inspiração para o filme de George Melfort em 1921.

O elenco conta com os talentosos atores de filmes mudos e falantes Rodolfo Valentino, Agnes Ayres e Adolphe Menjou.

Com intuito de apresentar uma história de amor, o filme lendário traz diversas reflexões sobre uma mulher empoderada e decidida.

Isso mesmo, a história não é apenas um romance, ela fala da vida de uma jovem chamada Diana que está descontente com a forma que as mulheres são tratadas.

Como não bastasse, ela conhece um Sheik e os dois se apaixonam um pelo outro, trazendo em destaque o romântico casal.

É um filme mudo, com romances e guerras, choques culturais e muita aventura, já que seu cenário está localizado em um deserto.

O filho do Sheik: O Filme

Depois do filme marcante “The Sheik”, é a vez de outro filme dar sequência ao tema.

O filme “O filho do Sheik”, é um clássico mudo lançado em 1926 é uma continuação baseada no romance de Edith Maude Hull.

Bem como, é também a última aparição nos cinemas do ator Rodolfo Valentino, logo no mesmo ano, ele morre após uma cirurgia por conta de uma úlcera perfurada.

Por outro lado, apresenta a história de um pai e um filho que são interpretados pelo ator Valentino.

É um enredo sobre um amor possessivo e ciumento por parte do filho do Sheik Ahmed, que ao descobrir o desaparecimento de seu amor, começa a desconfiar que na verdade ela está o traindo.

A dançarina na verdade é raptada, mas Ahmed não acredita na hipótese.

No desenrolar do filme, ele descobre onde ela está e a leva para o deserto, lá ela pede à Ahmed liberdade, mas ele rejeita acreditando que ela o traiu.

Considerações finais

A palavra Sheik representa uma figura importante em um país, também pode ser entendida como uma referência expressiva à uma pessoa sábia ou um ancião.

De qualquer forma, seu significado contam várias histórias, sendo este um conceito antigo, e ainda muito utilizado.

Gostou de saber um pouco mais sobre a palavra Sheik?

Então curta e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.