Expressões em árabe

Significado de maktub: descubra o conceito desse termo árabe

O que é?

Maktub significa “tinha que acontecer” ou “já estava escrito”, no sentido de “destino”. Também refere-se ao título de um livro do autor brasileiro Paulo Coelho.

Definição:

  • Origem: Deriva do árabe “kitab”, que quer dizer “livro”. O termo maktub está relacionado também a um perfil fatalista de um fiel que, como crente no Islamismo, se sujeita à vontade de Alá.
  • Sinônimos: Destino, escrito nas estrelas.
  • Antônimos: Acaso.

Entenda melhor sobre o que significa maktub

O termo maktub está fortemente ligado ao conceito de destino, uma vez que representa algo que estava predestinado, isto é, um acontecimento que já estava “escrito nas estrelas”. Neste caso, isso quer dizer que, mesmo que tenhamos o chamado livre arbítrio (a liberdade de decidir, isenta de qualquer condição, causa ou motivo determinante), as situações que ocorrem em nossas vidas já estavam destinadas a acontecer.

O vocábulo ficou bastante conhecido e ganhou popularidade aqui no Brasil por volta da década de 90. Na cultura árabe, o termo também é usada para designar os fiéis que se submetem aos princípios do Islamismo, entregando-se por completo às vontades de Alá.

Além disso, a palavra maktub também é vista em trechos da música “Vida Longa Mundo Pequeno“, de autoria de um grupo de rap chamado ‘Oriente.

Maktub: o livro de Paulo Coelho

O autor brasileiro Paulo Coelho escreveu um livro com o título de “Maktub”. A obra traz uma coletânea de crônicas escritas na Folha de S. Paulo, entre os anos de 1993 e 1994. São textos e parábolas que tratam de temas a respeito do universo conspirar a nosso favor e, muitas vezes, sobre nós conspirarmos contra nós mesmos.

Segundo Paulo Coelho, o livro não é baseado em conselhos, mas sim em uma expressão da filosofia e cultura de vida de várias culturas diferentes. O autor compara-se de forma humilde a um tecedor, o qual se limitou durante a vida a unir os fios para formar a obra final.

O livro Maktub do autor Malba Tahan

O termo Maktub também virou título de outro livro, publicado em 1935, de autoria do escritor brasileiro Malba Tahan. Na realidade, o nome verdadeiro do autor é Júlio César, que optou por usar um pseudônimo por achar que um nome árabe atrairia mais a atenção dos leitores brasileiros, por se tratar de uma obra com coletânea de contos orientais.

As mais diversas lendas do Oriente dispostas no livro trouxeram bastante sucesso a Malba Tahan, apesar de a sua obra com maior êxito ter sido “O Homem que Calculava: Aventuras de um singular calculista persa”.

E aí? Gostou de conhecer o significado da palavra Maktub? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas também descubram…

Até a próxima!