Siglas

CBF é a sigla para Confederação Brasileira de Futebol. Entenda!

O que significa CBF

CBF é a sigla utilizada para Confederação Brasileira de Futebol, que é maior instituição ou dirigente máximo do futebol brasileiro.

Esse é o órgão responsável por comandar os diversos campeonatos de futebol no país, tais como: Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, é ele o responsável por administrar todos os campos das seleções brasileiras de futebol (feminina e masculina).

A Confederação Brasileira de Futebol foi fundada no Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914. No entanto, ela era conhecida por Confederação Brasileira de Desportos e era a única instituição existente com a função de coordenar as atividades de campeonatos de todos os esportes praticados no País.

Veja também – Significado de isento

Com o passar dos anos, mais especificamente durante a Ditadura Militar, houve uma nova divisão dos esportes e, a até então Confederação Brasileira de Desportos, passou a ser chamada de ‘Confederação Brasileira de Futebol’. Para a organização dos demais esportes, foi criada uma outra instituição, o Comitê Olímpico Brasileiro – COB.

Hoje, a sede da CBF está estabelecida no Rio de Janeiro e um dos seus maiores e principais centros de treinamento é o conhecido Granja Comary, localizado em Teresópolis.

Em resumo, podemos afirmar que fazem parte da Confederação todos os times de futebol brasileiros, até mesmo aqueles das séries mais rebaixadas, o único requisito para compor à CBF, é ter o time classificado como profissional.

Apesar de ser responsável pela organização de todos as atividades referentes ao futebol, no caso de campeonatos estaduais, a coordenação fica por parte das federações dos estados, que também são subordinadas à CBF.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica