Siglas

NIS é a sigla para Número de Identificação Social

O que é NIS

A sigla NIS é utilizada para referir-se ao ‘Número de Identificação Social’.

Trata-se de um número conferido a pessoas de baixa renda, e que não possuem cadastro no PIS, com o intuito de identificá-las e oferecer a elas inclusão em programas de benefícios sociais.

Veja também – Significado de dissidente

Esse Número de Identificação Social permite a essas pessoas a possibilidade de se cadastrarem e se candidatarem a vários tipos de programas sociais oferecidos pelo governo, Tais como: Programa de material escolar, garantia de safra, Pronatec, bolsa família, etc.

O NIS é oferecido pela caixa econômica e normalmente os cadastros no programa são realizados na própria prefeitura da cidade.

Além disso, o NIS associado ao Programa de Integração Social-PIS, que é um programa voltado para quem trabalha na área privada.

Como consultar o número do NIS

Caso você já seja cadastrado no sistema, o primeiro passo para colher a informação individual é se encaminhar para o órgão responsável pelo Cadastro Único que existe na sua cidade. No geral, estão localizados dentro dos CRAS de cada região.

Se você ainda não fez sua inscrição, obviamente precisará faze-la para ter acesso ao número e aos benefícios.

Após feito o cadastro, será necessário apresentar os documentos comprobatórios, tais como: documento de todos da família e comprovante de residência. Mas atenção, não esqueça de comparecer ao órgão responsável pelo assunto na sua cidade, pois somente assim você poderá se informar da maneira correta.

De qualquer forma, o Número de Identificação Social- NIS pode ser encontrado em quatro locais:

  1. No próprio site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  2. No cartão cidadão;
  3. Na carteira de trabalho- CTPS;
  4. No estrato do FGTS.

Diferença entre NIS e NIT

Como dito acima, NIS é a sigla para Número de Identificação Social, programa voltado para pessoas que possuem requisitos para se candidatarem em programas sociais.

NIT, por sua vez, é a sigla utilizada para Número de Identificação do Trabalho.

O NIT é distribuído pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, e é direcionado a trabalhadores autônomos.

Como trabalhadores autônomos não trabalham com carteira assinada, eles possuem como direito apenas o recolhimento do INSS. Ou seja, não possuem direito ao Fundo de garantia por tempo de serviço-FGTS.

No entanto, caso alguém que tenha trabalhado a vida inteira como autônomo queira trabalhar em alguma empresa, ele deverá ser cadastrado no PIS e só a partir disso terá os demais direitos dos outros trabalhadores.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica