Língua Portuguesa

Significado de autônomo: entenda aqui

A palavra “autônomo” faz referência à capacidade de se guiar com liberdade sem necessitar de interferência ou auxílio. Ela remete à ideia de auto direcionamento.

É uma palavra que pode ser utilizada em uma infinidade de contextos que vão da física à educação, passando por campos distintos como a psicologia, a filosofia ou a biologia. Tudo aquilo que é autônomo apresenta características de liberdade, autossuficiência, independência.

Veja também – Significado de sugar baby

Agir de maneira autônoma significa, não depender de outros para atuar. A autonomia é uma característica vista de maneira positiva que indica a capacidade de pensamento ou ação independente.

O que é um autônomo?

Algo ou alguém autônomo é definido por sua liberdade e independência. São objetos, situações ou pessoas que não dependem de outros para atuarem. A palavra deriva de “autonomia” que é a condição de tomar as próprias decisões, agir sem precisar de ajuda.

Máquinas e equipamentos podem ser autônomos. Por exemplo, um limpador de pó autônomo funciona sozinho, ou seja, não depende de alguém guiando. Ou um carro que consegue se direcionar sem um condutor é um veículo autônomo.

A principal característica de um autônomo é sua capacidade de agir de acordo com suas próprias regras, sem necessitar de ajuda externa. Um estudante autônomo é aquele que estando, ou não matriculado em um curso, estuda por conta própria sem que precisem lhe dizer o que ou quando estudar.

Se dissermos a frase “aquele pensador possui uma filosofia autônoma” estamos querendo dizer que ele conduz suas reflexões através de uma lógica própria, que ele estabelece as suas próprias regras de pensamento, que não segue outros pensadores.

autônomo

Autônomo: definição e significado

A palavra “autônomo” é um adjetivo, sua separação silábica é au – tô – no – mo. E, resume a capacidade de conduzir suas ações ou pensamentos de acordo com suas próprias regras, sem depender da ação ou influência de outros.

Esta palavra deriva das expressões em grego “auto”, que quer dizer um mesmo e “nomos”, que significa regra ou norma. Assim, o significado da palavra autônomo remete a tudo aquilo que consegue se conduzir sem depender de auxilio ou orientação.

As principais palavras que são sinônimos de autônomo são livre, independente, freelance, autossuficiente, autárquico, soberano de si, emancipado, autocéfalo.

Ser autônomo consiste em possuir autonomia de pensamento, ação ou condução moral que independe de outros. Uma pessoa idosa que mantém uma vida autônoma é aquela que consegue manter o seu cotidiano sem a necessidade de ser auxiliada.

Um sistema ou mecanismo autônomo é aquele que funciona sozinho, que não depende de interferências, seguindo uma programação e lógica próprias.

A autonomia designa a liberdade e independência em relação a outros demonstrando a autossuficiência. Por exemplo, quando os jornalistas especializados dizem que um carro elétrico possui uma autonomia de 350 km querem dizer que o veículo consegue percorrer esta distância total antes de necessitar de uma recarga de energia.

Também podemos usar o termo para nos referirmos a alguém que trabalha por conta própria, não sendo funcionário de uma empresa. Ele é livre para decidir como trabalhar, quando e para quem deseja atuar. É também aquele que possui o próprio negócio.

No campo jurídico, a palavra ganha o sentido de liberdade política ou administrativa. Ou seja, se refere ao direito de se autogovernar, de seguir suas próprias normas e cultura. Uma pessoa autônoma é aquela que é capaz de administrar a sua vida, uma situação autônoma é aquela que não segue as regras padrão.

Trabalhador autônomo

No mundo corporativo utilizamos a expressão “trabalhador autônomo” para nos referirmos a todo profissional que atua por conta própria. Ou seja, são aqueles trabalhadores que não possuem vinculo de emprego com uma empresa.

Um prestador de serviço autônomo é um bom exemplo desta condição. Ele trabalha para uma ou mais empresas, porém não é empregado destas organizações. Ele é o seu próprio patrão. É quem define quanto cobrará por seu serviço, que horários irá desempenhar a função e para quem vai trabalhar.

Ser um trabalhador autônomo oferece algumas vantagens em relação ao emprego tradicional, porém também possui características que podem ser desvantajosas. Maiores ganhos financeiros, realizar os próprios planos e autonomia nas ações são os principais benefícios apontados como as vantagens de ser um trabalhador autônomo.

Entretanto, os críticos do trabalho autônomo apontam as seguintes circunstâncias como principais desvantagens: instabilidade financeira, necessidade constante de encontrar novos contratantes, impostos e questões legais que precisam ser atendidas.

Para ser um trabalhador autônomo e obter sucesso é necessário que a pessoa reúna algumas características como atitude empreendedora, ser organizado e disciplinado, ser proativo, ter capacidade de automotivação, possuir boa comunicação e ter eficiência na realização das tarefas.

Apesar de possuírem algumas características em comum, não devemos considerar que os termos “trabalhador autônomo” e “profissional liberal” sejam sinônimos. Ambos possuem muitas liberdades em suas ações, mas para ser um profissional liberal é necessário possuir uma formação técnica.

autônomo

Exemplos de uso das palavras autônomo e autonomia

No aspecto psicológico, alguém autônomo é aquele que segue as próprias convicções, que formula seus pensamentos de forma independente e rege sua conduta sem a influência ou imposições de outros indivíduos.

Uma decisão autônoma, seja pessoal, legal, administrativa, é aquela que foi formulada de maneira independente sem se submeter à interesses ou pressões externas.

O comportamento autônomo demonstra liberdade de atuação. Um animal que não segue o bando, um profissional que age de forma independente, um programa que funciona de forma automática são bons exemplos de autônomos.

Um governo autônomo é aquele que se orienta de maneira independente à um comando central. Ele consegue se manter, conduzir suas ações, orientar e auxiliar seus cidadãos sem depender de ajuda ou interferência externa.

O vendedor autônomo realiza sua atividade profissional de maneira independente, ou seja, ele não está vinculado à uma organização. Sua atuação depende de suas ideias, planejamento e ações. Portanto, não se submete à ordens e planos de outros.

Uma outra maneira de compreendermos o termo é entendendo uma palavra relacionada: autonomia. Que é uma palavra grega que significa independência, liberdade ou autossuficiência.

Aquilo que é autônomo mostra-se livre, independente ou seguidor das próprias regras. Alguém que possui autonomia consegue agir da forma que melhor lhe convém, não se submetendo aos interesses, interferências ou imposições.

About the author

yasmin