Siglas Educação

Unesco significa Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Saiba mais!

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mais conhecida popularmente como Unesco, é uma organização que foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial, em 16 de novembro de 1945, com o principal objetivo de ajudar a promover a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações. A sede da Unesco fica em Paris, na França, e conta com a participação geral de 193 países.

Um dos principais serviços da Unesco é a colaboração na formação de professores e contribuição para a construção de escolas, com doações de equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Além disso, promove atividades culturais para as comunidades valorizarem seu patrimônio cultural através da preservação das entidades culturais e tradições, assim como a promoção dos livros e a leitura.

No âmbito da ciência e tecnologia, a organização promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais, além de criar programas para proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação.

Veja também – Ditadura Militar: saiba tudo aqui

Qual é o principal objetivo da Unesco?

Um dos principais objetivos da organização é a redução do analfabetismo ao redor do mundo, e para isso, a Unesco financia a formação de professores e cria escolas em áreas menos afortunadas e em regiões de refugiados.

Qual a diferença entre Unesco e ONU?

A UNESCO é uma agência especializada do Sistema ONU, a qual tem como missão contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da informação.

Contudo, as ações da Unesco, em específico, estão voltadas para a educação de qualidade e o aprendizado contínuo, além do conhecimento científico e políticas relativas à ciência com foco no desenvolvimento sustentável. As questões éticas e sociais, a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a cultura da paz também são alguns dos focos trabalhados pela organização.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice