Meio Ambiente

Entenda o verdadeiro significado de sustentável e como adotar isso na prática

Hoje em dia, a humanidade busca diminuir o seu impacto no planeta visando não comprometer ainda mais os recursos no planeta. Mas, você sabe o significado de sustentável?

Um termo tão em vogo na atualidade e desconhecido por muita gente no Brasil e ao redor do mundo. Basicamente, o desenvolvimento sustentável é um pensamento construído para referenciar os recursos do meio ambiente.

O significado de sustentável é ser capaz de usar os recursos limitados e os elementos naturais sem prejudicar a sua disponibilidade a curto, médio ou longo prazo. Ou seja, é uma maneira de seguir evoluindo e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

O que é significado de sustentável na pratica?

O significado de sustentável de modo geral tem a ver com a adoção de um estilo de consumo e de tirar proveito de fatores tirados da natureza sem impactar o futuro do planeta e a sobrevivência da própria espécie humana. Por isso, se une um desenvolvimento financeiro, cientifico e industrial sempre com equilíbrio ecológico.

Veja também – Significado de Tuning

Afinal, todo mundo sabe que há elementos naturais que não podem ser substituídos. Isso significa aqueles elementos que não são possíveis de serem renovados de forma natural ou até mesmo com a interferência das pessoas. Por exemplo: o petróleo é um dos recursos não renováveis.

Em contrapartida, há aqueles que podem ser renovados. Todavia, é errado imaginar que esses recursos são infinitos. Portanto, a utilização inconsequente pode acabar com a sua disponibilidade no meio ambiente.

As exceções para são a luz natural do sol e os eventos, uma vez que não recebem a influencia de nenhum tipo de exploração humana. Por isso, essas formas são chamadas de fontes de energia “limpa” porque não inesgotáveis e não trazem danos para o ambiente a sua volta.

Pois o vento ou a luz do sol não sofrem qualquer tipo de redução se usados para iluminar uma residência ou alimentar uma indústria. Sendo assim, o ideal é colocar em pratica formas para preservar tanto os recursos renováveis quanto os não renováveis.

Mas, também é indicado reduzir ou extinguir os prejuízos causados ao meio ambiente devido a exploração descontrolada. Deste modo, o ambiente de florestas e espaços naturais, além dos recursos hídricos, a terra e outros itens precisam de muito zelo para seguir acessíveis e não ter mais nenhum tipo de dano oriundo da sociedade.

Histórico do significado de sustentável

O significado de sustentável não começou a ser associado ao desenvolvimento humano recentemente, não. Esse conceito ganhou o reconhecimento mundial no começo da década de 1970, durante a reunião das Nações Unidos (ONU) referente ao meio ambiente e o impacto humano. O evento ocorreu na cidade de Estocolmo, na Suécia.

A partir daí, diversos países abraçaram a ideia de que a evolução social e a natureza, até então mantidos como dois temas sem qualquer relação, podem ser executados de modo simultâneo. Uma década depois, é criada a Comissão Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Esse grupo recebeu a missão de apurar as questões debatidas nos anos anteriores relacionados aos graves problemas gerados pela pegada humana no planeta. Além disso, os cientistas começaram a entender que o crescimento desgovernado tendia a se transformar em algo inviável se os limites naturais não fossem respeitados e conservados.

Essa apuração resultou no estudo Nosso Futuro Comum publicado em 1987. Essa pesquisa acabou sendo conhecida como Relatório Brundtland, em referência à Gro Harlem Brundtland, ex-primeira ministra norueguesa e médica que comandou o grupo da ONU. O documento oficializou e popularizou o significado de sustentável.

O relatório se tornou a base de toda a discussão da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a famosa ECO-92. O evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1992.

Esse acontecimento virou um divisor de águas mundial, que apontou a sustentabilidade como principal missão dos líderes e governantes para as décadas seguintes. Além disso, a ECO-92 representou a primeira tentativa global de criar planos sustentáveis e metas em conjunto.

sustentável

Veja também:

Medidas para fomentar o significado de sustentável

Entre as ações para honrar o significado sustentável que podem ser colocadas em pratica tanto pelos governos quanto pela população para a um mundo muito mais verde, é possível apontar os seguintes exemplos:

1 – Diminuição do desmatamento

Os países precisam compreender a necessidade de trabalhar para reduzir consideravelmente ou até erradicar o desmatamento em suas áreas.

2 – Recuperação de regiões afetados

Além disso, é possível elaborar planos para recuperar espaços naturais que foram devastados no passado. Ou seja, a pratica do reflorestamento.

3 – Demarcação de espaços de conservação ambiental

O ideal é demarcar áreas de proteção e conservação ambiental, como reservas indígenas e matas ciliares.

4 – Trabalho de fiscalização

Além de procurar reflorestar, os países também devem ampliar o trabalho de fiscalização contra atividades de degradação e exploração irregular da natureza.

5 – Política dos 3Rs

Outra possibilidade é abraçar o conceito de 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

6 – Descarte correto do lixo

O Brasil ainda precisa evoluir muito na questão do saneamento básico e descarte adequado do lixo produzido nas suas cidades.

7 – Combater as queimadas

Outra forma de exemplificar o significado de sustentável é trabalhar pela diminuição dos focos de queimadas a nível mundial.

8 – Redução da emissão de gases poluentes

Políticas de redução da emissão de gases nocivos na atmosfera, tanto pelas chaminés do mercado industrial quanto dos carros, motos, ônibus e caminhões.

9 – Preferência por fontes sustentáveis de energia

Como citado anteriormente, é preciso dar preferência para as fontes de energia que não causem problemas ao médio ambiente. As energias eólica, solar e elétrica são excelentes opções e extremamente viáveis em um lugar como o Brasil.

10 – Exigência popular por políticas com significado de sustentável

É indispensável que o povo se conscientize também da necessidade de cobrar os seus representantes na esfera política, judicial e educacional de planos sustentáveis.

Essas ações são, por isso, maneiras possíveis e praticas de se desenvolver um mundo muito mais limpo, saudável e verde que não danifique os recursos naturais quanto nos dias de hoje quanto a longo prazo. Ou seja, esses são dez passos para aplicar o significado de sustentável a sua volta.

About the author

yasmin