Língua Portuguesa

O que é efêmera? Qual o significado?

Mesmo não sendo um termo que é usado com frequência pela grande maioria das pessoas, a palavra efêmera possui um significado muito mais simples do que você imagina.

Nesse artigo especial você vai descobrir a origem da palavra efêmera, seu significado, sinônimos e vários casos onde ela é empregada. Confira.

Origem da palavra efêmera

A palavra efêmera, ou efêmero, é um termo originário do grego epheméros para fazer referência a algo de curta duração ou passageiro.

Qual é o significado de efêmera?

O significado de efêmera em tradução livre é “por apenas um dia”, e tudo que é considerado efêmero tenham uma vida curta, uma duração pequena ou acabam em pouco tempo.

Veja também – Pragmático

Existem na natureza exemplos de plantas e flores que duram pouco tempo, como orquídeas e cactos, e que por isso são consideradas efêmeras.

Entre os insetos há o gênero efêmera, onde esses insetos, que tem cerca de quatro centímetros e são encontrados com frequência nas margens de rios e lagos, vivem apenas algumas poucas horas.

Como a vida é efêmera?

Diversos pensadores afirmar que assim como várias outras coisas, também é efêmera.

Segundo eles, não nos damos conta de quanto nossa vida é efêmera, e por isso acabamos deixando passar inúmeras oportunidades ao longo da vida.

Por isso é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgem ao longo de toda a jornada de cada pessoa.

Um exemplo de como a vida e é efêmera acontece quando você é jovem, com seus quinze anos e quer se tornar adulto logo, e num piscar de olhos já passou dos trinta anos, sem aproveitar realmente tudo que poderia até aquele momento.

Isso é muito comum e exemplifica muito bem o motivo da vida ser considerada efêmera.

O fato de a vida ser também extremamente frágil, podendo ser interrompida a qualquer momento por diversos motivos, também torna a palavra efêmera adequada para ser empregada nesse contexto.

efêmera

O que é uma obra de arte efêmera?

É considerada uma obra de arte efêmera toda aquela criação que não é produzida para preservada por grandes períodos.

Esse tipo de material muitas vezes está fora de circulação por estar esgotado, ou mesmo por nunca ter sido comercializado, como cartões colecionáveis, catálogos, cartões postais, panfletos, pôsteres e tíquetes, ou qualquer outro material produzido em sazonalidade.

Arte efêmera também é o termo utilizado para definir apresentações que fogem dos formatos tradicionais de arte, como por exemplo, um quadro que é pintado por um artista e só pode ser contemplado naquele exato momento ao vivo, e depois apenas através de fotos e vídeos.

Muitas vezes os artistas que optam pela arte efêmera incentivam a interação do público com suas obras para que possam participar de uma experiência única.

Esses artistas priorizam não apenas o resultado do seu trabalho, mas todo o processo criativo realizado para que fosse possível obter aquele resultado.

O que são rios efêmeros?

Basicamente existem três tipos de rios:

  • Perenes;
  • Intermitentes;
  • Efêmeros.

Enquanto os rios perenes, como o rio Paraná e o rio São Francisco, são aqueles que correm durante todo o ano, independente das condições climáticas ou qualquer outro motivo, os rios efêmeros são aqueles que só se formam em decorrência de períodos de chuvas fortes, conhecidas como torrentes.

Já os rios intermitentes são aqueles que em determinados momentos do ano, como em locais onde o inverno é muito rigoroso, congelam ou tem seus leitos secos, interrompendo seu fluxo por algum tempo.

O que é um design efêmero?

A palavra efêmero vem sendo incorporada por diversas áreas, e o design é mais uma dessas áreas.

O design efêmero está relacionado a comunicação temporária dirigida a um público responsável por administrar determinada empresa, seja ela de produtos ou serviços.

Qual é o antônimo de efêmera?

Existem vários termos que podem ser empregados como antônimos de efêmera, como por exemplo:

  • Perene;
  • Firme;
  • Duradouro;
  • Constante;
  • Fixo;
  • Perpétuo;
  • Seguro;
  • Regular;
  • Sólido.

O que significa arquitetura efêmera?

A arquitetura efêmera é um conceito que se refere a ambientação de espaços temporários, onde o arquiteto leva em consideração vários aspectos para definir seu projeto, como o tempo em que o espaço estará disponível, o perfil dos clientes que utilizarão aquele espaço, e a mensagem que se deseja transmitir.

efêmera

O que é sucesso efêmero?

O cenário musical brasileiro, assim como em diversas partes do mundo, está repleto de artistas que ficam extremamente conhecidos em um breve período, e logo depois desaparecem do cenário.

Cantores e bandas que emplacam apenas um sucesso e depois caem no esquecimento são conhecidos como One Hit Wonder, um exemplo perfeito de sucesso efêmero.

Isso também acontece com muitos atletas que surgem em suas modalidades como grandes promessas, mas que com o passar do tempo não conseguem se estabelecer e acabam não chegando a desempenhar o papel de protagonismo que era esperado.

A internet e as redes sociais também são verdadeiras fábricas de casos de sucesso efêmero de cantores, bandas, atores e figuras das mais diversas que rapidamente ganham grande destaque e, da mesma forma saem de cena rapidamente.

Efêmera e Tulipa Ruiz

A cantora paulistana Tulipa Ruiz lançou em 2011 o seu primeiro disco, intitulado Efêmera.

O disco, que traz a faixa de abertura de mesmo nome e mais onze canções, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, o que fez com que a cantora conseguisse uma grande visibilidade em todo o país já no seu trabalho de estreia.

Considerações finais

Como você viu, a palavra efêmera pode ser utilizada em vários casos sempre que o objetivo for indicar algo que tem uma duração pré-determinada.

São muitas as situações onde algo passageiro que ocorre no dia a dia de qualquer pessoa no trabalho ou na vida familiar pode ser classificado como efêmero, desde arte e design até rios e sucessos da música e da internet podem ser consideradas coisas efêmeras no sentido literal da palavra.

Se você tem mais exemplos onde a palavra efêmera pode ser empregada no seu sentido literal deixe um comentário aqui embaixo, e nos ajude a aumentar a nossa lista de casos onde a palavra efêmera pode ser empregada.

About the author

yasmin