Geral

Significado de pragmático: descubra o real conceito e definição desse termo

O que é?

Pragmático significa prático, usual ou costumeiro. Pode referir-se a uma pessoa que tem o hábito de realizar algo de forma eficaz e objetiva, isto é, sem rodeios e da maneira mais simples possível.

Definição:

  • Origem: Do grego “pragmatikus” e do latim “pragmaticu“, que quer dizer “ser prático”.
  • Sinônimos: Prático, objetivo, positivista, funcional, usual, realista, positivo, sensato.
  • Antônimos: Relativo, subjetivo, abstrato.
  • Classe gramatical: Adjetivo.

Entenda mais sobre o que significa a palavra pragmático

Pragmático é um termo que pode ser substituído pelo sinônimo prático. Portanto, uma pessoa pragmática é aquela que busca resolver as coisas de maneira prática e objetiva, ou seja, sem rodeios, sem subterfúgios e com alvo bem definido, dando preferência ao que é habitualmente feito em cada situação, ao que é mais usual.

Ser pragmático é ser prático é ter objetivos definidos, fugindo do improviso. Afinal, o pragmático acredita na lógica, no conceito de que os atos e ideias só são verdadeiros e úteis se enquadrarem-se na solução imediata de seus problemas.

No campo filosófico, o pragmatismo se trata de uma doutrina que tem o valor prático como critério de análise. Neste caso, um indivíduo pragmático diz respeito aquele que procura resolver os seus problemas de forma prática, ágil, que foca mais nas soluções do que nos obstáculos.

Resumindo, o pragmatismo difere do subjetivo ou do abstrato. Portanto, o adjetivo não pode ser empregado àquelas pessoas que pensam muito ou planejam, mas sim àquelas que fazem de acordo com a realidade, sem desculpas, complicações ou subterfúgios. Pragmático é alguém de ação, aquele que vai lá e resolve.

Além disso, um indivíduo pragmático, na maioria das vezes, não é muito criativo ou surpreendente e não tenta reinventar nada. Para esse tipo de pessoa, o que dá certo é o que já funcionou antes, isto é, o melhor, que sempre funcionará outras vezes e, por isso, não precisa de mais do que isso. Ainda, o pragmático não adia, não deixa pra amanhã, não protela, só vai lá e faz.

Trata-se de alguém lógico e racional, que sabe associar as circunstâncias e identificar nestas relações de causa e efeito, analisando e decidindo o que é mais útil para cada uma delas, descartando o que pode vir a ser supérfluo para o momento.

Esse post foi útil para você? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que ele também possa servir para tirar a dúvida de outras pessoas? Até a próxima!