Siglas

O que é UNICEF: conceito e definição. Confira!

o que significa UNICEF

A sigla UNICEF é usada para referir-se a ‘United Nations Children’s Fund’, que em português significa ‘Fundo das Nações Unidas para a Infância’.

A UNICEF foi criada em 1946 com o intuito de atender as crianças e adolescentes europeus que perderam seus pais durante a Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma das agências ligadas a Organização das Nações Unidas-ONU.

Veja também – Significado de dissidente

Como resultados das duas grandes guerras, um dos terríveis resultados foram várias crianças órfãs, famintas e que vagavam pelas ruas sendo vítimas do frio e de crimes terríveis. Para impedir que essa situação continuasse, os países-membros da ONU se uniram para criar um fundo a favor dessas crianças. A partir dessa iniciativa surgiu a UNICEF, que hoje está presente em 191 países e possui sua sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Essa organização é norteada pelos direitos das crianças e trabalha para que a declaração desses direitos, promulgados pela ONU em 1924, seja respeitada e transformada em códigos de conduta internacional.

Essa declaração criada pela ONU surgiu para defender que toda criança tenha acesso a todo tipo de recursos necessários para seu desenvolvimento físico e mental.

A UNICEF é a única instituição em nível mundial a existir especificamente para se dedicar a crianças. Suas atividades funcionam em parceria com governos de diversos países a fim de promover o incentivo à educação, nutrição, saúde, água,etc.

Objetivos da UNICEF

A UNICEF tem como objetivo, como dito acima, defender os direitos das crianças e resguardar suas necessidades básicas para subsistência. Assim sendo, as principais metas da UNICEF são:

  • Contribuir para o desenvolvimento infantil;
  • Proteger crianças vítimas de violências;
  • Suprir as necessidades básicas necessárias para o desenvolvimento das crianças;
  • Promover a defesa dos direitos infantis;
  • Fornecer alimentos a crianças de baixa renda (através de programas de parceiros);
  • Fornecer acesso à educação;
  • Fornecer acesso a cuidados de saúde, como acesso a médicos e a vacinações, por exemplo.

Como forma de exaltar às atividades desenvolvidas pela organização, há diversos embaixadores apoiadores da causa espalhados pelo mundo. Dentre eles estão: Jackie Chan, Renato Aragão, Ricky Martin, David Beckham, Shakira, etc.

UNICEF Brasil

No Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância atua principalmente nas regiões Nordeste e Norte, com o objetivo de ajudar os mais desfavorecidos, pois são as regiões onde socialmente os níveis são mais baixos. Porém, além disso, a UNICEF está presente em todo o território nacional apoiando diversos projetos de várias instituições.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica