Siglas

OMS é a sigla usada para Organização Mundial da Saúde. Saiba mais!

O que é a OMS

OMS é a sigla utilizada para fazer referência à Organização Mundial da Saúde, cuja sede fica em Genebra- Suíça.

A OMS é uma agência vinculada à ONU- Organização das Nações Unidas e que trata de assuntos referentes a saúde mundial.

Veja também – Significado de dissidente

Fundada em abril de 1948, a Organização Mundial da Saúde possui representantes de 193 Estados-membros, os mesmos que fazem a composição da Organização das Nações Unidas, exceto Liechtenstein. A instituição é mantida por colaboração de diversas entidades, ONG’s, por contribuições dos países-membros e por contribuições de indústrias farmacêuticas.

Além de sua sede, a OMS possui ainda mais de 100 escritórios espalhados pelo mundo. Tudo isso para que os objetivos pelo qual a organização foi criada sejam alcançados.

Na história da OMS o Brasil teve uma participação muito importante. A grande e imprescindível ideia da criação de um organismo que ajudasse no apoio à saúde mundial, partiu dos delegados do Brasil, que desde então, permanecem trabalhando incansavelmente em cooperação com a organização.

Funções da OMS

A Organização Mundial da Saúde foi criada com o objetivo de assegurar a todo a população mundial a melhor atenção possível quanto a saúde. Sendo que de acordo com a constituição da organização, saúde diz respeito ao bem-estar social, físico e mental. Ou seja, para a OMS saúde vai muito além da inexistência de doenças.

No entanto, para que a Organização Mundial da Saúde consiga cumprir com seus objetivos é preciso muito trabalho e dedicação. Por isso, a OMS trabalha de diversas formas para conseguir alcançar suas metas.

Dentre as responsabilidades da Organização Mundial da Saúde, estão:

  • A erradicação de doenças;
  • O apoio a pesquisas científicas voltadas a área da saúde com o intuito de promover o avanço do setor;
  • O promovimento de saneamento, nutrição, condições de trabalho e habitação aos cidadãos;
  • O fortalecimento dos serviços de saúde em parceria com os Estados-membros;
  • A classificação de doenças;
  • O fornecimento de informações referentes à saúde mundial ou de situação que podem colocar em risco o bem-estar da população.

Conquistas da OMS

Sendo a luta pelo bem-estar da população mundial um dos objetivos da organização, a OMS já conseguiu conquistar várias de suas metas relacionadas ao tema, por exemplo:

  • Entre 1967 e 1979, a OMS conseguiu erradicar a varíola do planeta após muito esforço, tanto da organização quanto dos países-membros.
  • A diminuição de quase 100% de casos de poliomelite.
  • A criação de uma agência específica para o combate à AIDS, a UNAIDS, que tem por objetivo criar mecanismos para o combate dessa epidemia.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica