Ciência Medicina

Epidemia: origem e significado da palavra. Confira!

Significado de epidemia

Epidemia é o nome dado a um aumento expressivo de casos relacionados a uma determinada doença dentro de alguns territórios e em um mesmo período de tempo.

Não é incomum vermos diversos casos de contaminações por vírus acontecendo por ai, pois isso se dá ao fato de que pessoas constantemente interagem entre si, tocam em locais onde outras pessoas tocaram e logo em seguida levam as mãos aos olhos, boca e nariz. No entanto, algumas doenças acabam superando casos corriqueiros e começam a infectar pessoas de uma forma rápida e sem controle, gerando uma pandemia.

Doenças epidêmicas são consideradas assim por se disseminarem em um nível nacional, municipal ou estadual. Elas surgem a partir de  um aumento imprevisível de casos em diversas regiões e ocasionam sérios problemas.

Sendo assim, diferentemente de pandemias, epidemias podem surgir a partir de casos ‘esperados’, ao menos algumas delas, se dando por diversos fatores, tais como:  fatores sazonais, fatores de higiene, falta de saneamento básico, poluição, mutações, etc.

Ou seja, em determinadas situações, organizações de saúde já se preparam para casos de algumas doenças em certos períodos do ano. No entanto, como dito acima, quando esses casos superam o nível esperado e aumentam em uma grande escala, acabam se tornando epidemias.

Epidemia no Brasil

No Brasil podemos pegar a dengue como um bom exemplo de epidemia.

Como falado, por conta de algumas épocas que enfrentamos, como no período de chuva, muitos locais acabam armazenando quantidades de água (que conhecemos como ‘água parada’) que acabam gerando grandes viveiros favoráveis ao aumento do aedes aegypti.

Apesar de ser uma doença famosa no Brasil e que possui muitas ocorrências durante todo o ano, em épocas específicas a doença acaba se intensificando e, muitas vezes, superando a quantidade de vítimas esperadas.

Quando a dengue passa a ter uma gravidade muito seria e sua proporção se torna assustadora dentro de diversos estados ou até mesmo do país inteiro, ela se torna uma epidemia.

Epidemia, endemia e pandemia

Como mencionado, quando casos de uma doença que está ocorrendo em diversas regiões superam um número previsto, damos o nome de epidemia.

Endemia, por sua vez, é o nome dado a episódios frequentes de uma determinada doença, muitas vezes de caráter infeccioso, que acomete um número significativo de pessoas dentro de uma região. Em resumo, endemia está mais ligada a habitualidade do surgimento de diversas doenças do que com o quantitativo em si.

Já a pandemia é o nome dado a proliferação de uma doença em escala global. Ou seja, diferentemente das outras, uma pandemia acomete vários países do planeta, causando mortes e prejuízo assustadores aos sistemas de saúde, à economia e até à diplomacia.

Epidemia filme

O filme ‘Epidemia’ conta a história de uma doença extremamente contagiosa que está matando em pouquíssimo tempo todos aqueles que a contrai.

Após chamar atenção do mundo inteiro, pesquisadores norte-americanos começam a realizar pesquisas para entender mais da tal doença. No entanto, antes que uma resposta seja encontrada, uma pequena cidade dos Estados Unidos começa a manifestar os mesmos sintomas da doença misteriosa. Quando um dos pesquisadores tenta ajudar a cidade, ele acaba sendo impedido, o que acaba deixando no ar o motivo pelo qual o vírus tem se espalhado.

Veja o trailer do filme aqui

Artigos relacionados:

About the author

Jessica