Geral

Veja aqui o significado de globalização

O termo globalização é muito usado nas mídias, eventualmente como uma forma de alerta para as pessoas. O fato, porém, é que muitos não sabem exatamente do que se trata esse termo na prática. Por isso mesmo, vamos te contar o real significado dessa palavra para que você possa entender melhor do assunto.

O que é a Globalização

Segundo especialistas, a globalização é um termo que em português nada mais é que a aproximação de diferentes nações e sociedades no mundo, podendo ser no sentido político, econômico, cultural e social

Na prática, portanto, a globalização é a possibilidade de se criar uma conexão de ideias de pessoas vários pontos no planeta, desde que partilhem algo em comum.

No processo de globalização, por exemplo, podemos observar como os mercados de variados países e regiões conseguem ter uma integração, fazendo com que pessoas tenha acesso a esse tipo de mercadoria. Com isso é possível observar os mesmos tipos de comidas, roupas, tradições e produtos em diferentes lugares.

Tipos de Globalização

As principais característica em relação à globalização são a informação, economia e cultura. E assim ocorre uma variação na globalização, possuindo diferenças em cada caso, conforme definido nos tópicos seguintes.

Globalização econômica

É a junção de países para se obter relações comerciais, como por exemplo a União Europeia e o Mercosul. Essa é uma união que resultou do processo econômico.

Outros Termos:

Globalização cultural

Aqui é quando ocorre aproximação de diferentes nações e isso gera uma troca de tradições e costumes. Assim nasce o processo de aculturação, que é quando ocorre uma mistura de uma série de elementos, gerando uma forma de mutação cultural.

Dessa forma um determinado símbolo cultural de uma determinada nação passa a ser usado em diferentes lugares e com isso acaba gerando uma grande demanda pela conscientização sobre tolerância cultural.

Globalização da informação

Com o avanço da internet surgiu a globalização da informação. Isso porque as redes sociais permitem que os usuários enviem e recebam mensagens de forma instantânea para toda parte do mundo.

Para que haja essa comunicação é necessário que falem a mesma língua, por isso muitos têm usado o inglês, sendo o idioma mais usado em todo o mundo, facilitando assim a comunicação.

Efeitos da Globalização

O mundo globalizado é basicamente um conjunto de “redes”, podendo ser de transportes, de informações e de comércio, dentre outros. Todos eles acabam ligados e gerando mais interação entre diferentes nações.

Quando uma empresa é levada para um determinado país ela passa a atuar em outra nação, o que gera novos empregos e uma possível troca de relação comercial na região. Mas isso também tem um ponto negativo.

Há casos em que “empresas globais” instaladas em países subdesenvolvidos acabam gerando uma exploração, podendo ser na matéria-prima local ou na mão de obra.

Benefícios e malefícios da Globalização

Como várias coisas na vida, na globalização também existem pontos positivos e negativos. Nos próximos tópicos pontuamos os detalhes sobre isso.

Vantagens

Em relação aos benefícios, ela traz acesso a diferentes tipos de produtos ao consumidor com preço justo e boa qualidade, sendo por vezes mais baratos que produtos nacionais.

Com as multinacionais, o efeito da globalização ajudam investidores de diferentes países a investirem em estrangeiros, podendo ser o contrário também.

A globalização ainda ajuda na promoção de desenvolvimento tecnológico, podendo também melhorar trocas comerciais internacionais. Isso além de abrir brechas para tipos distintos de culturas, tornando mais acessível cultura e costumes de outros países.

Desvantagens

Aumenta a concentração de riqueza, deixando boa parte do dinheiro em países desenvolvidos. Normalmente se investe apenas 25% na nação que há desenvolvimento, aumentando a quantidade de pessoas em estado de pobreza.

Há quem diga que nos últimos anos a globalização e a revolução científica e tecnológica estão entre os principais fatores na geração de desemprego.

Outra desvantagem é a apropriação cultural de forma indevida, gerando vergonha a símbolos de culturas. Isso além de aumento nas atividades criminosas que muitas vezes estavam concentradas apenas em uma determinada região.

Globalização no Brasil

Embora tenha passado por um período difícil politicamente, o Brasil não é muito diferentes de outros países capitalistas, por isso vem se mantendo firme nos mercados internacionais, atuando tanto na venda como na compra de produtos e serviços em diferentes nações no mundo.

O país faz parte do bloco econômico do Mercosul, o que garante que haja sua participação e realização de parcerias com diferentes nações, traçando novas estratégias econômicas de olho no crescimento do país e seus membros.

No ano de 1990, com início do Plano encabeçado por Collor (Neoliberal), o Brasil começou a tomar diferentes medidas a fim de acelerar sua consolidação no mundo globalizado.

Um dos fatores importantes que auxiliou o fortalecimento do país nesse quadro foi a privatização de empresas estatais e alavancagem da indústria, além do aparecimento de multinacionais.

Mundo globalizado e o meio ambiente

Obviamente que com tudo o que a globalização trouxe ao mundo também haveria um impacto no meio ambiente, e infelizmente esse impacto não foi nada positivo, muito pelo contrário, tornou-se agressivo ao meio ambiente.

Isso porque muitas corporativas capitalistas possuem seus interesses baseados nas explorações de matérias-primas na natureza, o fazendo de maneira insustentável, o que acaba gerando poluição e contaminação dos ambientes naturais.

Atualmente, um dos destaques da globalização moderna tem sido o consumo. Ou seja, sustenta-se na crença de que as empresas devem produzir uma quantidade de produto que seja igual à quantidade de consumidores atualmente.

Infelizmente existe uma grande quantidade de extração de matéria-prima e muitas das empresas não seguem as normas de realizar uma extração realizada de maneira responsável.

Com isso, os efeitos podem ser sentidos tanto humanos como em animais, pois acaba gerando uma grande alteração climática, dentre outras coisas que acabam afetando de forma negativa os seres vivos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre globalização, terá embasamento para falar sobre o assunto quando ele surgir, sabendo exatamente do que está falando e ouvindo, não sendo levado por informações que não sabe se é a correta.

Por isso é importante conhecer a fundo determinados assuntos mais complexos como este que você conheceu aqui no Definição.Net.