Geral

Significado de hipocrisia: descubra o real conceito dessa palavra

O que é?

Hipocrisia refere-se à capacidade de um indivíduo fingir sentimentos, crenças, qualidade, ideias, virtudes que na verdade não possui.

Definição:

  • Origem: Do grego hypokrisía, que quer dizer “dissimulação”.
  • Sinônimos: Falsidade, dissimulação, farsa, fingimento, disfarce.
  • Antônimos: Fraqueza, lealdade, verdade, honestidade, genuinidade, sinceridade.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Entenda mais sobre o que significa hipocrisia

A palavra hipocrisia originou-se do grego e do latim (hypokrisis e hyposrisis, respectivamente) e o seu significado antes era ligado à representações de teatro, onde atores usavam máscaras para atuar em determinados papeis dentro de uma peça. Mais tarde, o termo passou a definir moralmente indivíduos que fingem comportamentos na vida real.

Semelhante ao que acontece no teatro, uma pessoa hipócrita é aquela oculta a história a partir de uma máscara de aparência. Um exemplo clássico de hipocrisia é uma pessoa denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto esta mesma realiza ou realizava a mesma ação.

Além disso, o termo também pode ser usado em duplo sentido, quando um indivíduo acredita que algumas normas morais cabem a um grupo, enquanto para outro caberiam outras diferentes. Para o estudioso moralista francês François duc de la Rochefoucauld, “a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”. Isto é, todo ser humano hipócrita finge emular comportamentos corretos, socialmente aceitos, virtuosos.

Já para o analista social e linguista Noam Chomsky, o conceito de hipocrisia pode ser definido como a renúncia de “… aplicar a nós mesmos os valores que se aplicam aos outros”. Ou seja, o comportamento hipócrita é um dos males da nossa sociedade por promover a injustiça, como as desigualdades sociais e guerras, em uma atitude de auto-engano, como, por exemplo, achar que a noção de que a hipocrisia em si é um comportamento necessário ou benéfico humano e da sociedade.

Sendo assim, é possível dizer que a palavra “hipocrisia” é comumente utilizada, muitas vezes, até de forma abusiva, em um “padrão duplo”, como no exemplo citado anteriormente em que uma pessoa acredita verdadeiramente que pode ser imposto um conjunto de regras morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.

Por fim, uma pessoa hipócrita pode ser identificada como aquela que, muitas vezes, finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos.

Na religião, inclusive no Novo Testamente da Bíblia, também há vários exemplos de hipocrisia. No livro sagrado, os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.

Além disso, no mundo da música, vários artistas e compositores mencionam o termo em suas canções, como é o caso do cantor Lulu Santos, que descreveu na música “Tempos Modernos” a hipocrisia como “um muro que insiste em nos rodear”. O carioca Cazuza também gravou um trecho relacionado ao assunto em uma de suas composições: “O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso”.

E aí? Gostou de saber o real significado da palavra hipocrisia? Compartilhe o link desse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram!

Até a próxima…