Uncategorized

Business: qual a tradução e significado? Veja aqui!

Business

Algumas palavras, mesmo não sendo nativas da língua portuguesa como os vários termos em inglês presente no nosso dia a dia, acabam sendo utilizadas em diversas ocasiões e com significados diversos, como acontece com a palavra business.

Essa palavra é utilizada em vários casos, principalmente no mundo dos negócios e do empreendedorismo, com novos significados surgindo periodicamente.

Conheça o significado da palavra business e os vários locais onde ela é empregada com sentidos diversos.

O que significa business?

A palavra business, traduzida para o português como negócio ou mercado, tem origem na língua inglesa, e pode ser utilizada basicamente com dois objetivos diferentes.

Traduzida para comércio, ela pode ser utilizada para definir uma relação de compra e venda entre duas pessoas, ou entre uma empresa e um cliente.

Quando empregada com o sentido de mercado, a palavra business pode ser utilizada com o objetivo de definir nichos específicos, como por exemplo, o mercado musical (music business).

E-business

Termo utilizado para identificar todos os tipos de negócios realizados através de aparelhos eletrônicos, extremamente comuns nos dias de hoje.

Além das lojas virtuais, os formatos de e-business podem ir muito além da venda e entrega de produtos físicos diretamente na casa do cliente.

O mercado de produtos digitais, ou infoprodutos, como cursos e treinamentos é um grande exemplo de e-business que vem conquistando cada vez mais espaço não apenas no Brasil, mas em muitos outros países pelo mundo.

Business

Show business

Essa é a expressão em inglês utilizada para definir a “indústria do entretenimento”, um mercado que envolve várias áreas diferentes, como cinema, música, teatro e tv, e que envolve desde cantores, atores e atrizes e compositores, até os profissionais que estão envolvidos indiretamente nessas atividades, como empresários e produtores.

O show business tem como principal objetivo gerar lucro através da criação e comercialização de espetáculos artísticos dos mais diversos gêneros e para a maior quantidade de pessoas possível.

Os Estados Unidos são, sem sombra de dúvida, a capital mundial do show business, com seus programas de televisão assistidos em centenas de países do mundo, seus shows da Broadway que atraem turistas de vários países, e os filmes produzidos em Hollywood que levam milhões de pessoas as salas de cinema e criam sucessos de bilheteria consecutivos.

Core business

Termo que pode ser traduzido como a parte mais importante de um negócio, seja ele qual for.

Um exemplo de core business são as empresas de vendas online, que terceirizam suas entregas.

Essas empresas tem como core business a venda de produtos, mas não possuem recursos necessários para realizar todo o serviço de entregas para seus clientes. Muitas empresas que tentam absorver esse tipo de serviço acabam enfrentando grandes problemas por não se tratar do seu core business.

Isso pode fazer com que algumas dessas empresas deixem de lado o seu core business, e acabem literalmente “quebrando” por direcionar seus esforços para uma atividade que não faz parte do seu core business.

Business intelligence

A inteligência comercial, ou inteligência empresarial é importante para que uma empresa consiga coletar, organizar e analisar informações fundamentais para que sejam tomadas decisões acertadas referentes a gestão do negócio como um todo.

Cada vez mais empresas estão investindo em conseguir informações mais precisas sobre seus negócios, clientes e mercado onde estão inseridas com o objetivo de melhorar seus processos e se tornarem cada vez mais competitivas.

Small Business

Small business é um termo utilizado nos Estados Unidos para identificar pequenas empresas.

Essas empresas normalmente são negócios muitas vezes geridos apenas pela família do proprietário.

Ao contrário do que se imagina, não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil, os small business tem um papel fundamental para a economia, pois formam a maioria das empresas responsáveis pela geração de empregos que mantém a economia funcionando.

No Brasil a criação de pequenas empresas é uma das saídas encontradas por muitos trabalhadores que perderam seus empregos nos últimos anos e encontram no empreendedorismo a solução para sustentar suas famílias.

Business

Business to Business

Termo em inglês, mais conhecido como B2B, é utilizado para identificar empresas que vendem seus produtos e serviços para outras empresas, e não diretamente para o consumidor final.

É o caso de fornecedores que vendem seus produtos para supermercados, mas não fazem nenhum tipo de venda direta ao consumidor.

Existem também empresas que atuam tanto no B2B quanto no B2C.

Business to consumer

Identificação das empresas que criam e vendem seus produtos e serviços diretamente para os clientes finais, muitas vezes não utilizando nenhuma outra empresa como intermediário.

Muitas empresas acabam optando pelo B2B por haver uma necessidade de grandes investimentos em estruturas físicas para manter seus próprios pontos de venda.

Empresas B2C encontram na internet uma maneira efetiva de comercializar seus produtos e serviços sem a necessidade de grandes aportes financeiros em comparação a criação de um ponto de venda físico.

Business model canvas

Ferramenta de permite criar um esboço de modelos de negócios que seja de fácil compreensão e visualização.

Uma grande vantagem da utilização de um business model canvas é que ele permite a visualização completa de um negócio em uma única página, diferente de um plano de negócios feitos apenas em texto.

Esse desenho envolve as principais áreas de um negócio, como clientes, infraestrutura, viabilidade e oferta.

A forma com que essas informações são distribuídas nos quadros permite a análise e definição de ajustes sempre que necessário, tanto para negócios que já existem quanto para novos projetos.

Business plan

Conhecido no Brasil como plano de negócios, ou plano empresarial, é um documento que reúne todas as informações necessárias para criar um negócio.

Além de servir para que o empreendedor tenha um guia das ações que devem ser realizadas, o business plan também pode ser utilizado como ferramenta de marketing para conseguir investimentos.

Conclusão

Business é um termo muito utilizado e ligado diretamente a diversos tipos de atividades que são realizadas tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Seja para definir a relação entre empresa e consumidores, ou para fazer referência a nichos específicos de mercado, a palavra business já está inserida a muito tempo no nosso dia a dia.