Expressões em inglês

Brainstorming: Significado e definições da palavra. Confira!

Brainstorming é basicamente uma reunião em grupo onde as pessoas vão gerando ideias de maneira espontânea. Esse conceito é muito usado em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos e para desenvolver novas ideias ou projetos, para reunir informações e ativar o pensamento criativo.

É um momento onde ideias não são julgadas como boas ou ruins, pois o propósito aqui é acumular o maior número de informações novas possíveis.

No início, pode parecer difícil, pois nem todas as pessoas possuem a facilidade de gerar boas ideias. Então, para que o seu brainstorming funcione, você pode usar algumas técnicas aplicadas nessas sessões.

Essas técnicas ajudam os participantes a terem um direcionamento para que eles possam saber de onde partir e onde chegar. E isso com certeza irá te ajudar a ter um melhor resultado.

Técnica de Brainstorming

A primeira coisa que deve ser feita em uma reunião de brainstorming é a quebra do “Status Quo”. Isso significa que todas as suposições que temos do nosso mundo deverão ser quebradas.

Por exemplo, há algum tempo, as pessoas só compravam produtos em lojas físicas e, provavelmente, a primeira pessoa que montou um e-commerce deve ter ouvido de outras pessoas que ninguém compraria os seus produtos sem poder segurá-los ou vê-los antes.

Porém, hoje realizamos várias compras online, o que significa que essa pessoa que criou o e-commerce quebrou essa suposição, ou seja, quebrou o ‘status quo’ de que todo mundo que comprar um produto só irá comprar em uma loja física.

Essa técnica ajuda os participantes a pensarem dessa maneira reversa e começar a ver as ideias de uma forma diferente.

Para uma sessão de Brainstorming, devem ser seguidas algumas normas específicas:

  • É proibido criticar as ideias apresentadas, uma vez que pode intimidar os participantes. E quanto mais ideias, melhor.
  • Nenhuma ideia deve ser ignorada. Isto é, as pessoas devem ter a liberdade total para falarem o que quiserem.
  • Deve-se ter igualdade de oportunidade. Todos devem ter a chance de expor suas ideias.

Como realizar uma sessão de Brainstorming

Para realizar uma sessão de brainstorming, você irá precisar apenas de uma parede ou de um quadro, alguns post-its e pessoas de diferentes áreas que estejam interessadas em colaborar com o assunto.

Dicas para obter sucesso em uma sessão de brainstorming

  • Incentive ideias malucas= peça para que os presentes deem o máximo de ideias possíveis sobre o que está sendo discutido.
  • Adie as críticas= como falamos acima, criticar tanto os seus colegas quanto suas próprias ideias pode ocasionar um bloqueio criativo, o que é completamente oposto ao que se espera de uma sessão de brainstorming.
  • Mantenha-se concentrado no tópico = não é porque diferentes ideias estão sendo apresentadas que todo mundo pode começar a viajar na maionese.
  • Tome por base as ideias dos outros = essa, com certeza, é a parte mais importante. No começo do processo, é comum que ninguém consiga apresentar uma ideia, mas conforme algumas coisas forem surgindo, ideias incríveis começarão a surgir junto.

Artigos relacionados: