Expressões em inglês

Open bar: significado, tradução e conceito

Open bar, ou simplesmente bar aberto, é um tipo de festa ou evento no qual a bebida é liberada. O termo correto deveria ser “bar liberado” pois a principal característica de festas open bar é ter bebidas servidas à vontade.

Neste tipo de evento a pessoa paga apenas a entrada e pode beber o quanto quiser, sem precisar pagar por isto. Esta liberdade em poder beber sempre se preocupar com o dinheiro é o que faz as festas open bar serem tão divulgadas e populares.

Apesar do caráter livre deste tipo de festa, existem algumas regras que costumam orientar o funcionamento de um open bar. Conhecer as principais características deste tipo de evento garantirá que você fique satisfeito com a ocasião ou que tenha sucesso caso esteja planejando em organizar um evento deste tipo.

Open bar: tradução e conceito

Expressão de origem inglesa, a tradução de open bar significa bar aberto. Entretanto, ela não é utilizada para designar que um determinado bar está com a entrada aberta, mas é usada para fazer referência a um sistema de atendimento em uma festa.

Bares e casas noturnas costumam realizar eventos, chamados de open bar, no qual os clientes ou convidados podem beber livremente sem ter que pagar pelo consumo ao final da festa. Esta característica faz com que este tipo de festa tenha grande apelo gerando grande divulgação espontânea e interesse de participação.

Neste tipo de evento os participantes pagam apenas pela entrada, podendo consumir livremente as bebidas disponíveis no bar da festa. Cada um deve administrar o que quer consumir e a quantidade de bebida que pretende ingerir.

É justamente para evitar problemas, com pessoas que possam beber em excesso e causar confusões, que este tipo de evento é realizado normalmente em pequenos espaços e para convidados selecionados.

Quem nunca participou, geralmente imagina que o open bar é um evento no qual se serve apenas bebida alcoólica. Apesar deste tipo de bebida ser predominante nestas festas, mas também podemos encontrar sucos, refrigerantes e até água para garantir a hidratação dos participantes.

Além de muita cerveja, o cardápio de bebidas em um open bar costuma ser composto por vodcas, vinhos, whiskeys, batidas e vários tipos de drinques. Quanto maior e melhor for a extensão e qualidade do cardápio mais caro costuma ser o valor da entrada.

O apelo de uma festa com bebida a vontade nos faz acreditar que todas as festas open bar sejam iguais e tenham o mesmo formato de funcionamento. Porém, além do tema da festa que muda de um evento para outro, dependendo da organização podem existir regras próprias quanto ao sistema de atendimento e outras regras que devemos conhecer com antecedência.

Funcionamento do Open bar

Como vimos, a principal característica de um open bar é a possibilidade de beber sem limites de ingestão e sem ser cobrado por cada dose. Entretanto, cada evento costuma ter algumas regras próprias que devem ser seguidas para se evitar problemas.

A primeira questão se deve quanto ao horário de funcionamento deste sistema de atendimento. Existem festas que são totalmente open bar, ou seja, nelas não haverá a cobrança pelas bebidas durante todo o período do evento.

Porém, existem festas que realizam o open bar apenas durante algum período pré-determinado. Por exemplo, uma festa na qual ocorrerá o open bar de bebidas entre a meia noite e às 4 horas da madrugada. Isto é feito para fazer com que os convidados cheguem na festa em um período programado pelos organizadores.

Apesar de contrariar a lógica, existem alguns tipos de festas que limitam o open bar apenas para o consumo de determinado tipo de bebida. Neste sistema, o mais comum é que a festa tenha open bar de cerveja ou de vodca.

Outro tipo de variação é o open bar apenas para mulheres, este recurso é utilizado para atrair o máximo de convidadas e consequentemente aumentar a presença do público masculino que pagará normalmente pelo consumo.

O sistema de atendimento também pode variar de um evento para outro. Na maioria das vezes, o open bar é feito por meio do atendimento no balcão onde o convidado solicita a bebida que deseja consumir. Alguns tipos de festas optam pelo autoatendimento, ou seja, as bebidas ficam dispostas para que as pessoas se sirvam e ainda existe um formato, menos comum, que é o atendimento por meio dos garçons.

Cuidados para o sucesso do open bar

Para os organizadores o sucesso do open bar dependerá do detalhamento na fase de planejamento e dos muitos cuidados durante a realização do evento. De maneira geral, a festa será bem-sucedida e trará bons retornos financeiros se o valor obtido com os ingressos for maior do que a quantia gasta com as bebidas consumidas.

O evento deve oferecer bebidas suficientes para atender ao interesse dos convidados. A diversidade e qualidade das bebidas oferecidas também influenciará na avaliação do público sobre o evento. Portanto, o primeiro cálculo deverá ser sobre a quantidade de bebidas x quantidade de convidados.

Ao contrário do que se imagina, muitos organizadores conseguem obter maiores ganhos quando realizam eventos menores com um número pequeno de convidados. Para eles, a seleção do tipo de público permite cobrar mais das entradas.

Independentemente da quantidade de participantes, uma preocupação que deve ser constante é sobre possíveis exageros de consumo. Pessoas que bebem de maneira descontrolada podem se revelar verdadeiros incômodos aos demais participantes e um perigo para si mesmos.

A escolha do local também é fundamental para o sucesso deste tipo de evento. Espaços que ofereçam diversas opções para as pessoas se dispersarem, caminharem e conversarem costumam ser melhor aproveitados para a organização da festa.

Outra dica importante é quanto aos outros atrativos da festa. Organizadores experientes afirmam que quanto mais atividades houverem na festa como apresentações musicais, pista de dança, espaços aberto para conversas, entre outras atrações menor será a preocupação dos participantes em consumir muita bebida.

Apesar da “bebida livre” ser o grande chamariz para uma festa open bar, o que vai garantir a satisfação dos convidados e o seu retorno em eventos futuros será a somatória entre a bebida oferecida, o atendimento prestado e os atrativos da ocasião.