Expressões em inglês

Tradução e significado de “awesome”

Este texto tem como objetivo explicar melhor o significado do termo “awesome”. Grosseiramente, pode-se dizer que significa empolgação. Representa um termo que demonstra real nível de excitação com algo ou até mesmo alguém. Pode ser usado até mesmo de forma livre, sem outras palavras na frase, para demonstrar uma situação de empolgação e animação.

Vamos além? O que você realmente quer dizer, ao usar esse termo? Qual o verdadeiro significado dessa palavra? Vamos lá: Awesome significa algo interessante? Também, mas o significado real é mais intenso que o mero “algo interessante”. A popular expressão está relacionada a algo muito especial, diferente, único.

O termo quer dizer que aquilo é extremamente interessante, que é divertido, que é uma coisa realmente muito legal de se fazer. Por exemplo, alguém recebe uma notícia de que vai ter um aumento de salário. Qual a reação? “Awesome!”. Não é exatamente um termo formal, ou seja, tende a ser usado de maneira mais coloquial, em situações diferentes.

Significados e contextos

Awesome demonstra empolgação, excitação, algo realmente capaz de marcar a diferença. Você quer dizer que aquele dia foi muito divertido? A experiência foi verdadeiramente maravilhosa, uma experiência única? O termo a ser usado é “awesome”.

Importante ressaltar que awesome não traz uma menção a algum acontecimento corriqueiro ou banal. Awesome significa algo realmente especial e diferente. Algo incrível? Algo incrível é awesome, algo muito diferente, muito especial, muito fora da curva.

Trata-se de uma expressão utilizada com muita frequência nos Estados Unidos, no dia-a-dia das relações sociais, para demonstrar empolgação e excitação com alguma coisa. Esse tipo de termo é muito utilizado por adolescentes e por adultos jovens, sendo bastante aplicado para expressar uma situação capaz de gerar um impacto positivo.

É difícil encontrar um adolescente americano que não fale que algo é “awesome”!

Inclusive, se a gente for dar uma olhada aqui no Brasil mesmo, vai ter adolescente falando “awesome”. É bastante comum encontrar brasileiros “pedindo emprestado” termos da língua inglesa.

Termos similares

Cool e nice são outros termos parecidos, mas que não demonstram tanta empolgação como “awesome”. Awesome vai além de algo que seja legal ou que seja bom, efetivamente. Demonstra um grau de animação maior, para situações mais especiais e mais impactantes.

Algo que impressione

Awesome está mais conectado a definição de algo impressionante, algo que realmente cause um impacto efetivo e real, algo que pode ser chamado de espetacular, de alguma forma. É um termo diferente de cool ou nice, ou até mesmo amazing. São termos relativamente semelhantes, mas distintos. Awesome está mais conectado a alguma coisa que cause espanto.

Por exemplo, uma partida da NFL (liga de futebol americano) que apresente algum jogador novato, que venha de alguma liga pequena… Certamente, se este jogador chegar a atuar de maneira convincente em sua primeira temporada, o termo “awesome” certamente se encaixará em seu desempenho e na sua participação na temporada.

Outro exemplo pode ser aplicado para alguma pessoa que possa responder a uma entrevista de emprego nos Estados Unidos e que ultrapasse com sobras a expectativa gerada em torno de sua apresentação. O termo awesome está diretamente relacionado a esse tipo de situação.

Gíria utilizada com frequência

Este adjetivo é utilizado com bastante frequência, sendo popularizado a partir do século XX. Tende a ser usado como algo positivo, apesar de a sua origem ter sido vinculada a algo não tão positivo assim. Awe representa pavor ou medo e é a origem desse tipo de termo. Mesmo assim, o termo representa algo impressionante, algo que cause uma reação espetacular nas pessoas.

Awesome representa alguma situação fantástica, espetacular.

Caso você tenha passado férias espetaculares ou uma viagem maravilhosa e incrível, você pode usar o termo “Awesome” para definir semelhante experiência.

Divertido de falar

Referir-se a awesome representa algo divertido, portanto é usado com frequência por adolescentes. É um termo que soa bem, na língua inglesa, sendo encaixado nas mais diversas situações e falas. Sempre que algo positivo acontece, o termo pode ser usado.

O awesome é comumente traduzido como algo impressionante, mas não é exatamente este o seu significado. Isso porque não é comum ver o termo ser associado a algo negativo, como um furacão, por exemplo. Ninguém vai dizer algo como uma awesome guerra. Em português, caberia uma impressionante guerra.

Amazing se refere a algo especial, incrível, mas em um tom positivo, podendo ser usado para relacionamentos, viagens, experiências diferentes.

Como dissemos, também é extremamente usado em eventos esportivos, para falar a respeito de desempenho de atletas e de equipes, principalmente nos esportes americanos mais midiáticos, como é o caso do futebol americano, do basquete e do beisebol. As três grandes ligas americanas certamente possuem muitos “amazing” atletas e isso é ressaltado com frequência por ESPN, FOX SPORTS e outras empresas relacionadas.

Momentos de emoção

O termo é bastante utilizado em momentos nos quais o locutor está comovido ou empolgado, tendo a ser menos usado quando a situação é mais comum ou normal. Por isso, é usado em grandes discursos, eventos esportivos e quando a intenção é chocar ou de alguma forma empolgar o público.

O termo é um bom recurso em uma oratória, sendo realmente utilizado com frequência. É uma espécie de gíria, estando na moda já há algum tempo.

Awesome word

Por estas e outras, estamos diante de uma amazing word, não é mesmo? Uma palavra que dá vontade de ser usada, por expressar situações espetaculares, épicas, únicas, dentre outras, que podem ser capazes de comover adequadamente o receptor da mensagem.

Awesome é um dos termos mais repetidos por adolescentes, comentaristas esportivos e políticos, quando o interesse é chamar atenção para uma situação especial, distinta, épica, fora da curva. Vale a pena estar preparado para ouvir esse termo com muita frequência, para qualquer viagem para os Estados Unidos.

É a típica frase usada por um americano para um fim de um evento, de um show, de uma apresentação profissional, um filme no cinema, dentre outras situações semelhantes. Este é o objetivo, comover e causar um resultado de impacto e de emoção real.

Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!

Obs.: Deseja compreender melhor o significado de outras palavras em inglês? Veja o que significam os termos Network e Share!