Expressões em inglês Tecnologia

Share: tradução, significado e conceito

Muitos brasileiros nutrem a mania de misturar a língua inglesa com o nosso bom e velho português, o que por vezes passa a ser algo recorrente no dia a dia. Isso se tornou ainda mais comum com a popularização das redes sociais, onde muitos termos gringos acabam emprestados língua portuguesa. Um exemplo claro disso é a palavra share, que ganha destaque ao redor do país.

Muitos são os motivos que levam à adoção desses termos, mas entre os principais está naturalmente o fato de ser uma tendência. Isso sem contar que também traz uma aparência de uma pessoa descolada, descontraída, informal.

Independente do motivo, porém, é fato que é importante saber exatamente o que significa cada termo. Do contrário essa suposta aparência descolada pode acabar se tornando vergonha alheia, certo?

Se você já ouviu ou leu a palavra share por aí e não sabe ainda o que ela realmente significa, portanto, é hora de conferir tudo sobre o assunto. Aqui você vai ver qual é o conceito por trás dela e em quais situações ela pode ser usada. Confira!

Qual o verdadeiro significado da palavra Share?

O verdadeiro significado da palavra share em seu sentido literal é compartilhar ou partilhar, e esse é um termo proveniente do inglês.

Como dito antes, essa palavra vem se tornando popular a cada dia nas redes sociais, onde é mais usada especialmente no compartilhamento de conteúdo. É por lá, por exemplo, onde é possível falar sobre sentimentos e coisas do dia a dia.

E é basicamente isso que a palavra share representa, ela se aplica no sentido de dividir coisas, histórias, alimentos, entre outras coisas. Agora que sabe o real significado da palavra saberá o que seus amigos estão falando nas redes sociais e até poderá entrar na onda, adicionando essa palavra em sua vida e em suas postagens.

Agora, é importante destacar que, com o passar do tempo a palavra também passou a ser adotada em outros sentidos que não esse mencionado. Falamos sobre isso no tópico seguinte.

Share

Veja também:

Share de Mercado

Diferente da palavra share usada nas redes sociais com sentido de compartilhar algo, no mercado financeiro a mesma palavra share já possui um significado completamente diferente.

Share de mercado significa quota, participação, fatia, e também é uma palavra de origem inglesa. O detalhe é que a share de mercado é usada em entrevistas e pesquisas para avaliar o tamanho das vantagens que uma empresa pode ter sobre outra.

Ou seja, share de mercado é um tipo de ferramenta especial que define a participação de uma determinada empresa no mercado.

O Market Share, como também é chamado, também pode ser usado na avaliação da força e também das dificuldades que uma empresa está passando, podendo analisar também a aceitação dos produtos que ela oferece.

Para você entender melhor a colocação do market share, vamos citar um exemplo. Digamos que uma empresa que realiza a venda de três mil caixas de produto por mês em um mercado, no qual a venda total incluindo marcas concorrentes é de dez mil caixas no mesmo período. Podemos dizer então que a empresa possui a soma de 30% desse mercado.

O Market Share pode possuir o conceito também de realizar a mensuração de determinados produtos no mercado, pode ser usado para descobrir nichos individuais, melhorando a tendência do planejamento de vendas conhecida como mercado de taylor made.

Sendo assim, possui uma distribuição individualizada e segmentada. Com isso o produto pode ser entregue diretamente ao cliente, colocando em consideração seu perfil de consumidor, tendo como objetivo principal a ampliação de vendas, considerando que há diferentes tipos de consumidores.

É muito possível que o valor do produto cresça com o uso do market share, uma vez que é muito procurado e utilizado. E mais importante, o produto passa a ser para os consumidores.

Por essa razão muitas empresas vem adotando essa métrica para alavancar suas vendas, visando o crescimento da empresa por ter seu produto reconhecido e procurado cada vez mais pelos consumidores.

Share

Client Share

Além da palavra share em si e também o market share, temos ainda o termo cliente share, que também é diferente de tudo o que já falamos até aqui.

O cliente share trata-se de um tipo de percentual que analisa a preferência de diferentes tipos de consumidores no que diz respeito a um determinado produto ou empresa em si.

Com o cliente share a empresa tem a possibilidade de descobrir que tipo de serviço ou produto da empresa tem sido mais procurado nos últimos tempos, dessa forma ela tem em mãos a possibilidade de criar novas estratégias para um público específico, podendo alavancar as vendas.

Com essa ferramenta a empresa consegue praticamente eliminar os riscos de envolver pessoas que provavelmente não tem nenhum interesse na empresa ou no produto que está anunciando no momento.

Agora que você conhece as diferentes forma de usar a palavra share, tem a possibilidade de fazer uso no seu dia a dia, seja para compartilhas coisas novas nas redes sociais ou alavancar vendas de produtos ou serviços específicos em sua empresa.

Como visto, é possível também avaliar quais as vantagens que outra empresa pode estar tendo sobre a sua, podendo melhorar suas formas de venda através de uma mudança nas estratégias.

A busca por uma simples palavra, portanto, tornou possível uma série de melhorias no seu conhecimento. Com ela é possível trabalhar em diferentes áreas de sua vida, podendo ter vantagens nos faturamentos, crescimento da empresa e até mesmo melhorar seu convívio social.

Só tenha cuidado de não usar a palavra com um conceito errado, pois dessa forma pode fugir completamente de seu real significado e você sair como uma pessoa que não entende do assunto. Procure usar share sempre ao seu favor.

Se você gostou desse conteúdo, sinta-se livre para compartilhar com amigos. Muito provavelmente você conhece alguém que seria grato a você por um conhecimento como este, certo?

Se possível, também deixe nos deixe sua opinião a respeito desse e de outros materiais que temos aqui em nosso site. O definicao.net é feito pra você.

Outros Significados:

About the author

yasmin