Expressões em inglês

Significado de spoiler: descubra o que quer dizer esse termo inglês

O que é?

Spoiler é um termo de origem inglesa originária do verbo “spoil”, que quer dizer “estragar”. Um spoiler acontece quando alguém ou alguma fonte de informações, como é o caso de um site, por exemplo, revela ou divulga informações importantes sobre o conteúdo de algum filme, série, jogo, seriado ou livro que outras pessoas ainda não tenham visto.

Definição:

  • Origem: Do inglês “spoil”, que significa “estragar”. Além disso, o termo também pode ser traduzido como “espoliador”, ou seja, aquele que estraga, que depreda ou dilapida.
  • Sinônimos: Vazar, prévia, revelar, espalhar, escapar, sair.

Entenda melhor o que significa a palavra spoiler

Com o boom do acesso à internet e a onda de lançamentos de filmes, séries e seriados em ampla escala pelas grandes emissoras, o termo spoiler ganhou popularidade nas redes sociais, principalmente entre os internautas e telespectadores das produções “hollywoodianas”. Em uma definição simples, spoiler vem do verbo spoil, que significa estragar ou, para você fixar melhor a ideia aqui, podemos resumir como algo relacionado a “estraga-prazeres”.

O estraga-prazeres, como você deve imaginar, se trata daquele indivíduo ou canal de informação (seja na internet, televisão, redes sociais, etc.) que faz revelações de fatos importantes de obras, como filmes, televisão, livros e jogos, que, na maioria das vezes, prejudicam a apreciação de tais conteúdos por parte de quem ainda não viu.

Um bom exemplo disso é quando um amigo conta os finais de algum filme, jogo, série, seriado ou livro, ou o que vai ocorrer com determinado personagem nessas obras, sem procurar saber se a outra pessoa realmente quer saber tudo o que vai acontecer.

Geralmente, o indivíduo “estraga-prazeres” comenta sobre determinadas cenas de livros e filmes em uma conversa, falando em caráter muito apreciativo ou, ao contrário disso, bastante depreciativo a respeito de alguma obra que ainda pretendemos ver.

Um spoiler, na maioria das vezes, acontece de maneira inconsciente, pois o desejo da pessoa é dividir as emoções com os outros, sem se dar conta de que, na realidade, as pessoas não querem saber, pois gostam de apreciar as obras com expectativa e surpresa.

Além disso, um spoiler não necessariamente precisa contar o fato todo. Qualquer parte de uma fala, imagem, texto ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos pode arruinar a experiência de outra pessoa diante de algo que irá ver pela primeira vez.

No entanto, também acontece de um spoiler ser procurado por alguém que queira comentários sobre uma determinada obra, para saber se deve ou não acompanhar, por exemplo. A ideia é que quando for ver um filme, série, seriado ou livro, a pessoa já vá com uma expectativa diferente daquela de quem assiste pela primeira vez, de surpresa.

É para isso que existe o chamado spoiler “profissional”, que diz respeito aqueles sites especializados em contar fatos sobre livros, séries e filmes a partir de informações que descobriram, atraindo a atenção e audiência de uma enorme quantidade de fãs.

Inclusive, nestes casos, é usada a expressão spoiler alertque é quando algum desses spoilers especializados revelam algum conteúdo sobre uma série, filme ou livro com informações importantes sobre a história. Desta maneira, se determinada pessoa ainda não viu um filme ou série e está lendo sobre isso, já vai entender que serão revelados acontecimentos importantes sobre a obra, algo que pode estragar (spoil) a visualização desse filme ou série, caso não seja de sua vontade.

Spoiler na Psicologia

Uma pesquisa chamada “Story Spoilers Don’t Spoil Stories”, ou seja, “Os estraga-prazeres não estragam histórias”, realizada pelo setor de Psicologia sobre o tema spoiler, constatou que indivíduos que viram filmes ou leram livros sabendo o final das histórias gostaram muito mais das obras se comparados às pessoas que assistiram ou leram as mesmas obras sem saber o fim das histórias.

Isso quer dizer que, para os psicólogos, de forma surpreendente, pode ser que nós gostemos mais de filmes ou livros cujo final já sabemos do que quando somos surpreendidos por uma expectativa de final. Interessante, não é mesmo?

Spoiler na Aeronáutica

O termo spoiler também é bastante utilizado na aeronáutica. Porém, neste caso, os spoilers se tratam de peças usadas nas asas de aeronaves com o intuito de alterar a sua aerodinâmica.

Spoiler no Automobilismo

Existe também um outro conceito de spoiler no setor automotivo. Trata-se de um dispositivo instalado para melhorar a estabilidade de um veículo, especialmente em carros de corrida e esportivos.

Entendeu o que é um spoiler? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram o que significa esse termo inglês!

Até a próxima…

Comentar